Bom Jardim Notícias.com

Por que ocorre retenção de líquido após o treino?

Por que ocorre retenção de líquido após o treino?

A retenção de líquido após o treino é um pesadelo para muitos atletas que dão tudo de si. Depois da musculação, da corrida ou da pedalada não é incomum ver os números da balança subindo.

retenção de líquido após o treino

Com alimentação regrada e hábitos saudáveis, os músculos ainda assim vão acumular água por várias razões.

A balança não é tudo

Exercícios físicos podem criar microrrupturas nas fibras musculares. Quanto mais pesado o treino, maior o trauma infligido.

O organismo começa a reparar essas rupturas de imediato. O resultado são músculos mais fortes. Porém, um dos meios que o corpo encontra para se defender dessas “feridas” é cercar o músculo de líquido.

Por isso que, logo após o treino, os músculos parecem maiores. A balança mostra esse peso extra de água mesmo que você esteja tentando perder peso. Subir na balança logo após o treino mostra um número equivocado.

Mulheres sofrem mais

Mulheres são mais propensas à retenção de líquidos devido às flutuações hormonais, especialmente após os exercícios. Quanto mais perto da menopausa, maior vai ser a retenção de líquido.

O consumo de medicamentos anticoncepcionais hormonais pioram essa retenção de fluidos. Manter uma rotina de exercícios ajuda a minimizar o inchaço e, é claro, os sintomas da TPM.

retenção de líquido após o treino

Água para eliminar água

Consumir uma quantidade razoável de água é uma ótima maneira de minimizar a retenção de líquidos após os exercícios.

retenção de líquido após o treino

Parece estranho, mas quanto mais se bebe, mais se elimina. O consumo de sódio deve ser diminuído. Basear a dieta em frutas, legumes e verduras é uma ótima forma de fazer o corpo voltar à homeostase.

Esse estado é quando substâncias químicas estão em concentrações adequadas, a temperatura é estável e a pressão é apropriada. Assim não ocorre a retenção de líquido após o treino.

Massagens para eliminar a retenção de líquido após o treino

Muitas pessoas encontram na massagem uma alternativa para ajudar na recuperação muscular e redistribuir fluidos pelo corpo.

A quantidade de vezes que a massagem deve ser feita pode variar de pessoa para pessoa, mas muitos encontram resultados em apenas uma visita por semana.

http://malharbem.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta