Bom Jardim Notícias.com

Benefícios e propriedades do chá de Sempre Noiva

Benefícios e propriedades do chá de Sempre Noiva

Conhecida como sendo uma planta pertencente à família das Poligonáceas, a sempre noiva é uma planta bastante explorada no campo da medicina alternativa. Comumente encontrada em campos cultivados e incultos, caminhos e areia marítima, a sempre noiva também é conhecida por “encalhada” e “erva dos cem anos”.

Trata-se de uma planta de pequeno porte, com folhas verdes e flores brancas, que aparecem entre os meses de junho a outubro. Entre as formas que a planta pode ser incluída nos tratamentos em prol da saúdehumana estão: a decocção, infusão ou até o uso in natura.

Antes de recorrer a qualquer um desses tratamentos, é indispensável que o médico seja consultado. Ele é o único profissional que pode certificar a utilização da planta nos tratamentos, evitando que o paciente sofra com os problemas causados pela ingestão em excesso ou pelas alergias.

A sempre noiva atua contra a bronquite crônica, catarro sanguíneo

A rama pode ser usada em chá para a prisão de ventre (Foto: depositphotos)

Propriedades medicinais da sempre noiva

Devido as suas propriedades tônica, adstringente, anti-diarreica, diurética, curativa e hemostática, a sempre noiva pode ser usada no tratamento de uma série de doenças. Ela atua contra a bronquite crônica, catarrosanguíneo, além de estabilizar as taxas que podem estar diretamente ligadas à diabetes.

Devido à grande quantidade de silício encontrada na sua composição, a planta pode ser usada como remineralizante geral e para tratar diarreia, reumatismogota e sudorese noturna. A rama pode ser usada em chá para a prisão de ventre. Outra utilização da espécie em prol da saúde é como cicatrizante rápida.

Chá de sempre noiva

Uma das formas mais utilizadas da sempre noiva para tratar problemas de saúde vem do preparo do chá. Ele combate a diarreia. Para tanto, basta separar 200 ml de água filtrada e uma rama da sempre noiva fresca. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a planta.

Deixe com que a mistura descanse por cerca de 10 minutos, antes de utilizar uma peneira para retirar a planta. A recomendação é que o consumo do chá seja prescrito pelo médico, mas seu consumo não deve passar das três doses diárias.

Banho de sempre noiva

Além do chá, a planta também pode ser usada no preparo de banhos. Eles possuem efeitos agregados a cicatrização. Para isso, a proporção indicada para o preparo é de 30 gramas da planta para cada litro de água. Dessa forma, basta pegar a planta verde, macerada e colocá-la sobre as feridas.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta