Bom Jardim Notícias.com

Combata a insônia! Chá de rauwolfia é um tranquilizante natural

Combata a insônia! Chá de rauwolfia é um tranquilizante natural

Pertencente à família das Apocynaceae, a rauwolfia, apesar do nome bastante incomum, é uma planta que possui muitas propriedades medicinais que podem ser aplicadas ao tratamento e cura de muitas doençasdesenvolvidas pelo ser humano. Isso é possível graças à utilização das folhas e raízes nas receitas alternativas, como o chá, por exemplo.

Mesmo se tratando de um ingrediente natural, antes de incluí-la no tratamento de qualquer doença, o médico deve ser consultado. Esse profissional garante o uso responsável da planta, já que o excesso e a utilização de forma errada podem desenvolver outras complicações para a saúde do paciente.

Outro cuidado que se deve tomar é em relação à utilização da parte correta da planta para determinada doença.

Benefícios da rauwolfia

A rauwolfia é bastante conhecida na medicina alternativa por conter propriedades sedativas

A planta é natural da Ásia e foi muito usada na Índia, pelos povos hindus (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

A partir do conhecimento popular e da própria história de utilização da planta, sabe-se que o seu uso pode ser empregado na resolução de vários casos de saúde. A raiz da rauwolfia contém uma substância conhecida por reserpina. Ela é bastante conhecida na medicina alternativa por conterpropriedades sedativas. A planta é natural da Ásia, tendo sido bastante usada na Índia, pelos povos hindus.

A rauwolfia tem efeito tranquilizante, calmante cardíaco, antitérmico e sedante. Ela também possui propriedades que acabam com a desordem intestinal dolorosa, disenteria, endurecimento das artérias, febre, hipocondria, insônia, além de regularizar a pressão arterial, quando esta tem efeito nervoso.

A planta também ficou conhecida por ser usada no tratamento de distúrbios mentais, tais como: ansiedade, paranoia e nervosismo.

Chá de rauwolfia

Uma das formas mais usuais de usar todas as propriedades da planta em benefício da saúde é através do preparo do chá. Para isso você vai precisar de um litro de água filtrada e duas colheres (de sopa) da erva seca.

O primeiro passo é colocar a água para ferver. Dê preferência a uma panela com tampa. Isso vai ajudar no processo de infusão da erva, onde ela vai liberar todas as propriedades na água.

Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a rauwolfia. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, com o recipiente fechado. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva utilizada no preparo do chá. A indicação é que o tratamento seja realizado a partir de ingestão de até três xícaras por dia.

Cuidados e contraindicações

A utilização excessiva dessa planta pode trazer algumas complicações à saúde. Por isso é bom que o médico seja consultado para que essas complicações sejam evitadas.

Parte disso se deve a presença do alcaloide reserpina, uma substância carcinogênica. Portadores de arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, bronquite, asma e úlcera gástrica não devem usar a planta.

Dependendo do tipo de doença ou alergia que o paciente apresente, a planta também pode causar congestão nasal, letargia, vertigem, problemas gastrintestinais, dispneia, astenia, edema e urticária. Já para o consumo em excesso por longos períodos, o paciente pode ficar estéril, além de ter insônia, parkinsonismo e depressão mental severa.

https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta