Bom Jardim Notícias.com

Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2017

Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta tarde o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações já constam no hotsite da avaliação, onde também já é possível fazer o download das provas. Clique aqui e veja.

Ao todo, são seis gabaritos por cada dia de prova – já que foram disponibilizados seis cadernos de questões em cada domingo. Por isso, não custa lembrar, o fera precisa conferir as respostas de cada questão de acordo com a cor de sua respectiva prova.

No primeiro domingo (5), foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos tinham as cores azul, amarelo, branco, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras).

No segundo domingo (12), foram aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos tinham as cores amarelo, cinza, azul, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras).

CORREÇÃO DAS PROVAS

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

EDIÇÃO 2017

O índice de candidatos que faltaram ao segundo dia de prova do Enem, no último domingo, foi de 32%, o que representa cerca de 2,15 milhões de inscritos. No primeiro dia de prova, foi registrada uma abstenção de 29,8%, com cerca de 2 milhões de candidatos faltosos. No ano passado, a abstenção média nos dois dias de Enem foi de 29,19%.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Na avaliação dele, o índice de abstenção está dentro da média.

do Vestibular NE10 com informações da Agência Brasil.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.