Bom Jardim Notícias.com

Chá das folhas de tomate: pode tomar ou faz mal? Descubra!

Chá das folhas de tomate: pode tomar ou faz mal? Descubra!

Muitos legumesverduras e frutasque são benéficas para a saúde também apresentam suas folhas que trazem o mesmo bem.

Mas algumas outras contêm essa folhagem tóxica e o consumo dela pode ocasionar sérios danos ao organismo. Será que é saudável consumir as folhas do tomate?

Não é mais nenhuma novidade que o tomate é um fruto tão benéfico que é capaz até ajudar a combater doenças como o câncer. Mas o consumo errôneo de suas folhas pode ser algo tóxico para à saúde humana.

Folhas de tomate são comestíveis?

Poder de cura ou não das folhas de tomate ainda é incerto

Ainda não ao certo comprovações sobre o uso das folhas de tomate (Foto: depositphotos)

Um estudo realizado pela Escola Superior Politécnica de Chimborazo, no Equador, constatou que o extrato das folhas de tomate ajuda no processo de cicatrização em ratos.

Além disso, o estudo também apontou indícios de que é possível reduzir as taxas de colesterol e diminuir os níveis de triglicerídios. E aindafortalecer o sistema imunológico a partir do uso do ingrediente.

Outro estudo ainda mostra que as folhas e também caule do tomate são excelentes formas orgânicas de evitar problemas com fungos na agricultura.

Mas ainda não foi totalmente comprovado se ingerir folhas de tomate é ou não algo saudável. Muitos apontam que elas contêm substâncias tóxicas para humanos.

Uma pesquisa revela que, apesar de muito baixa, a substância conhecida como tomatina presente nas folhas apresenta uma certa toxicidade oral.

O mesmo estudo revela que a tomatina não é tóxica para humanos. Isso se ela for consumida em quantidades presentes no próprio tomate.

Mas caso queira experimentar os efeitos das folhas de tomate, não as use em sucos, chás ou salada. Elas devem ser usadas como condimento em alguns pratos, de preferência cultivadas de maneira orgânica.

Benefícios do tomate

Fruto

Algo que é possível ser consumido sem nenhum tipo de medo é o fruto dessas folhas. O tomate é rico em agentes antioxidantes e anticancerígenos.

Ele está diretamente associando à redução do câncer de pâncreas, cervical e próstata.

O tomate também ajuda a proteger o organismo contra bactérias, perturbações digestivas e ainda pulmonares.

Quando usado como cataplasma, o tomate também serve como umexcelente desinflamatório natural, beneficiando ainda a atividade cerebral.

O fruto contém grandes dosagens de vitaminas A, B e C e sais minerais como ácido fólico, potássio e cálcio.

Por ser uma fonte riquíssima de Licopeno, poderoso antioxidante que combate radicais livres, o tomate ainda ajuda a retardar o envelhecimento celular.

O tomate contribui para o controle da queda de cabelos. Evita também caspas, previne calos e verrugas. Ainda regula a oleosidade da pele, ajuda a fechar os protos e trata problemas de acne.

Ele também ajuda no combate a doenças como artrite, cálculo renal e disfunção. E também insuficiência do fígado, inflamação da bexiga, amigdalite e inflamações na garganta.

O tomate pode ser consumido “in natura”, tanto verde como maduro, em saladas, lances, sucos, purês ou como como condimento.

Sementes

Até mesmo as sementes do tomate podem ser consumidas, desde que haja um certo cuidado. Pacientes que sofrem de problemas como diverticulite devem evitar a ingestão do produto. Eles podem se acumular nas dobras do intestino.

O gel responsável por cobrir as sementes do tomate ajudam a prevenir coágulos dentro dos vasos sanguíneos. Ele ajuda a prevenir problemas como infarto e AVC. 

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta