Bom Jardim Notícias.com

Exposição sobre utilização consciente do lixo chega ao Sesc Ler Surubim

Exposição sobre utilização consciente do lixo chega ao Sesc Ler Surubim

Exposição sobre utilização consciente do lixo chega ao Sesc Ler Surubim

Projeto incentiva o descarte correto dos resíduos e tem programação, gratuita que inclui oficinas, encontro com ex-catadores, descarte de óleo de cozinha, pilhas, cartões em PVC e resíduo eletrônico oriundo da tecnologia da informação.

Surubim será a primeira cidade pernambucana a receber a Exposição Lixo é Quase Nada, evento que será realizado de 20 de novembro a 1º de dezembro. A iniciativa já percorreu todos os estados brasileiros, difundindo a prática consciente de utilização do lixo como forma de preservação do meio ambiente. A proposta é apresentar toda a cadeia produtiva dos resíduos e sensibilizar a comunidade sobre o consumo sustentável, descarte correto e destinação final.

Durante o evento, o público será apresentado a uma gama de informações sobre o destino adequado do lixo com oficinas, palestras, mídia audiovisual e artes plásticas. “É um projeto do Departamento Nacional e a cidade de Surubim foi escolhida por estar em processo de desativação do lixão e implantação de um aterro sanitário. É um tema próximo a todos nós e uma honra sediar uma iniciativa como essa”, explica a gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias.

A abertura do evento vai acontecer na próxima segunda-feira (20), às 14h, com um coquetel produzido dentro do conceito de aproveitamento integral de alimentos e com a presença dos artistas plásticos Apolinário Lucena, Severino Lindo e Edilza Lima. Eles são os artistas que terão suas obras expostas na exposição “Lixo é quase nada”. A partir de um olhar, eles veem potencial artísticos nos resíduos, que comumente são descartados como lixo. Apolinário trabalha com jornais e pó de serra; Severino, com embalagens derivadas da perfumaria, e Edilza transforma pneus usados em matéria-prima, para a produção de artigos de decoração.

Na terça-feira (21), o público poderá visitar a Feira de Produtos Orgânicos, na própria unidade, das 7h às 11h, com produtores da Agricultura Familiar, da Associação Agroflor, do município de Bom Jardim, e adquirir legumes, hortaliças, frutas e produtos beneficiados com frescor, preço justo e livre de aditivos químicos. No dia (24), vai acontecer a roda de conversa “Papo com catador”. Será às 14h, no espaço da exposição, com a participação de duas ex-catadoras do Lixão da Muribeca (Recife), Severina José Silva e Maria Silva. Elas vão mostrar as experiências que tiveram após o fechamento do local, as dificuldades que enfrentaram e as possibilidades que surgiram quando se organizaram em cooperativas.

Em todos os dias do evento, o público terá acesso também a vídeos de educação ambiental que fazem parte do acervo do EcoCine do Sesc. Escolas da cidade poderão agendar visitas para que os alunos possam acompanhar os documentários. Outra atividade contínua é a coleta de pneus, pilhas, óleo de cozinha e cartões de PVC para reciclagem, dentro do projeto de logística reserva, que se volta a todo o circuito que os produtos percorrem durante sua vida útil. Além disso, as pessoas poderão participar da Economia Solidária, uma ação em que serão oferecidos picolés. As pessoas irão pagar apenas R$ 1 e depositar o dinheiro em uma caixinha que vai ao lado da carrocinha sem mediador, uma forma de incentivar a prática de responsabilidade social. A verba arrecada será revertida para a Associação Chamas de Fogo da cidade de Surubim.

Oficinas – Além de adquirir conhecimentos e despertar para novos comportamentos, os visitantes vão poder participar gratuitamente de oficinas para produção de acessórios e objetos de decoração. Os encontros serão ministrados por Elisabete Lacerda, coordenadora de Educação em Ciências e Humanidades, e voluntários que tenham interesse em compartilhar experiências. Entre as atividades, estão a confecção der bonecas indígenas, EcoBags de camisas de malha usadas, jarrinho de lata de alumínio e plantio de mudas. “O lixo está no nosso dia a dia e é importante que toda a população se envolva com o seu destino. Nós somos os responsáveis por eles e impactados pelos seus descartes irresponsáveis”, reforça Elisabete.

Serviço – Exposição Lixo é Quase Nada

Data: de 20 de novembro a 1º de dezembro de 2017

Local: Sesc Ler Surubim

Programação

Segunda (20/11)

Abertura oficial do evento com coquetel em que serão servidos produtos de aproveitamento integral e visitação às exposições dos artistas plásticos Apolinário Lucena, Lindo e Edilza Lima.

Horário: 14h

De terça (21/11) a sexta (24/11)

Visitação aberta ao público

Horário: das 9h às 16h

Terça (21/11)

Feira de Produtos Orgânicos

Local: Pátio das Carretas (Sesc Ler Surubim)

Horário: das 7h às 11h

Sexta (24/11)

Papo com Catador, com catadores do antigo lixão da Muribeca (Recife)

Local: Espaço da Exposição

Horário: 14h

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta