Bom Jardim Notícias.com

Como fazer chá de noz moscada

Como fazer chá de noz moscada

noz moscada é uma semente que pode ser utilizada na culinária para dar um sabor especial aos pratos. Mas também pode ser utilizada na medicina natural, na forma de chá. Para tanto, preste atenção na forma de preparar a bebida e para que ela é indicada.

Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz moscada, obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), é originária da Indonésia. Hoje, ela pode ser encontrada em todo o país, principalmente nos supermercados e feiras.

A noz moscada é uma semente bastante nutritiva. Em sua composição, ela possui nutrientes essenciais ao organismo, tais como: cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre, vitaminas dos complexos A e C, ácido fólico, entre outros.

Como preparar o chá de noz moscada

Devido à presença de eugenol, o chá de noz moscada pode aliviar a dor de dente

A bebida é indicada para solucionar problemas como asma, tosse e resfriado (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • Meia noz-moscada ralada;
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar o chá de noz moscada, você vai precisar de uma panela com tampa. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a noz moscada ralada.

Deixe a mistura descansar por cinco minutos. Lembre-se de preservar a panela tampada para auxiliar no processo de infusão. Antes de ingerir o chá, use uma peneira para remover a noz moscada. Se preferir, use mel para adoçar.

A sugestão é que o chá de noz moscada seja ingerido pela manhã ou antes de dormir, para os casos relacionados a insônia.

Antes de começar a detalhar um pouco mais sobre a noz moscada, é bom que você saiba que ela é indicada para solucionar diversos problemas de saúde. Porém, antes de introduzi-la em qualquer tratamento, o médico deve ser consultado.

Essa iniciativa acaba resguardando o corpo do aparecimento de possíveis complicações. Fora isso, o paciente também se sente mais seguro ao saber direito sobre a indicação, de acordo com as necessidades de cada organismo.

Problemas digestivos

O chá de noz moscada pode ser usado para aliviar cólicas e outros problemas digestivos, sobretudo constipações, diarreias e gases. Isso só é possível devido o favorecimento do funcionamento do intestino.

Problemas respiratórios

A bebida também é indicada para solucionar problemas relacionados ao sistema respiratório, tais como a asma, tosse, resfriado e congestão.

Cáries

Devido à presença da substância chamada eugenol, ele pode ser usado para acabar com os problemas de dor de dente.

Ainda na saúde bucal, o biólogo e especialista em plantas do canal Autor da Própria Saúde, Daniel Forjaz, destaca. “Para combater as bactérias que causam as cáries, o bochecho com o chá de noz moscada pode ser excelente para o controle das cáries”.

Mais sobre a noz moscada

A substância também promove o relaxamento da musculatura e estimula a circulação sanguínea. Isso faz com que ela tenha poder anti-inflamatório. Entre os benefícios está o combate a outros processos inflamatórios, como artrites, dores nas articulações e até cálculos renais.

Fungos

“A noz moscada ainda tem uma excelente propriedade antibacteriana e antifúngica. Sobre essa última, o chá de noz moscada combate com muita eficiência os fungos causadores do ‘sapinho’ e da candidíase”, acrescenta o biólogo.

Calmante

O chá de noz moscada possui efeito calmante e pode ajudar a induzir o sono, melhorando os quadros de insônia e também para acabar com as dores de cabeça.

Estimulante sexual

A ingestão do chá também ajuda a aumentar o apetite sexual. “A noz moscada tem ação estimulante sexual, principalmente para os homens. Nos exames feitos, ela aumentou a frequência do ato sexual e reduziu o espaço entre as ejaculações. Sendo assim, ela estimula as funções sexuais masculinas”, acrescenta o biólogo.

Controle de colesterol

A semente também apresenta ação benéfica em relação ao controle do colesterol. “Os extratos da noz moscada reduziram as taxas de colesterolcom bastante eficiência. Sendo assim, as pessoas que sofrem com problemas de colesterol, gordura no fígado, triglicérides muito alto, podem usar de noz moscada para controle”, orienta Forjaz.

Cuidados e precauções

Antes de incluir o chá em qualquer que seja o tratamento de saúde, a sugestão é que o paciente procure orientação médica. Isso vai ajudar a evitar possíveis problemas que venham a acontecer, principalmente em relação a alergias.

A bebida não pode ser ingerida por mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação. Já em relação as crianças menor de idade, entre as que apresentam menos de 12 anos, o consumo deve ser evitado.

Consumir o chá de noz moscada em grandes quantidades pode trazer consequências drásticas para a saúde. “O uso excessivo da noz moscada pode causar toxidade para fígado, rins e pâncreas, outros órgãos. O consumo deve estar dentro do limite seguro”, enfatiza Daniel Forjaz.

Entre os problemas mais comuns que podem aparecer a partir da ingestão em excesso da noz moscada está: náusea, ataques de ansiedade, tontura, palpitações e sudorese. Já para os casos mais graves, o paciente pode chegar até ao coma.

Outros problemas relacionados ao consumo excessivo da especiaria é o descontrole motor, despersonalização, alucinações visuais e auditivas, além de intoxicação e alucinações.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta