Bom Jardim Notícias.com

Argentina encerra busca de sobreviventes de submarino desaparecido

Argentina encerra busca de sobreviventes de submarino desaparecido

Submarino com 44 tripulantes desapareceu nas águas do Atlântico Sul há duas semanas

A Marinha argentina encerrou, nesta quinta-feira (30), as buscas pelos 44 tripulantes do submarino “ARA San Juan”, que desapareceu há duas semanas no Atlântico Sul, mas permanece a procura do casco do submergível.

“Mudança de fase (de resgate) para busca”, declarou o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi. Apesar de não ser possível afirmar que morreram, “não há evidência alguma do naufrágio nas áreas exploradas” e já transcorreu o “dobro do tempo” estimado para se encontrar alguém com vida.

Em entrevista coletiva, Balbi lamentou que “apesar da magnitude dos esforços realizados, não foi possível localizar o submarino”.

Ao ser perguntado se os 44 tripulantes estão mortos, Balbi respondeu: “não posso ser categórico sobre qualquer afirmação”.

O porta-voz acrescentou que a operação internacional de busca do submarino prosseguirá.

O último contato do submarino com a base em Mar del Plata ocorreu na manhã do dia 15 de novembro, quando navegava pelo Atlântico Sul, na altura do Golfo San Jorge, a 450 km da costa.

A última mensagem

Em sua última mensagem, o “ARA San Juan” informou que havia superado uma avaria nas baterias – reportada horas antes – provocada pela entrada de água pelo snorkel.

Três horas após a comunicação, um ruído similar a uma explosão ocorreu na mesma zona onde estava o submarino.

O “ARA San Juan” havia zarpado no dia 11 de novembro, de Ushuaia (3.200 km ao sul de Buenos Aires) para regressar a Mar del Plata (400 km ao sul da capital).

http://jconline.ne10.uol.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta