Bom Jardim Notícias.com

Sintomas de intolerância a lactose: Não se engane!

Sintomas de intolerância a lactose: Não se engane!

A intolerância à lactose nunca foi um assunto tão abordado como nos dias atuais. Isso porque, a preocupação com a saúde passou a fazer parte da rotina de milhões de brasileiros. Afinal, quem não quer viver por mais tempo e com mais qualidade de vida, não é mesmo?

Pensando em um tema relevante e atual, resolvemos falar sobre os sintomas intolerância a lactose, sintomas esses que se não forem tratados da forma adequada podem afetar e muito o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. Confira tudo sobre isso a seguir!

Intolerância a lactose

sintomas de intolerância a lactose

Antes mesmo de falar sobre os sintomas intolerância lactose, é muito importante definir o conceito de intolerância, pois hoje, mesmo com tantas informações disponíveis sobre saúde, algumas pessoas ainda confundem a alergia ao leite com a intolerância à lactose. Então vamos esclarecer de uma forma simples toda e qualquer dúvida que possa pairar sobre o assunto.

Considere que a intolerância à lactose é uma doença causada pela incapacidade do organismo em produzir, ou produzir em menor quantidade, a enzima lactase, que é responsável por digerir a lactose (açúcar presente no leite). Os sintomas da doença ocorrem com maior frequência nos primeiros anos de vida, mais precisamente na fase de transição alimentar, que é por volta dos 6 meses.

Intolerancia a lactose sintomas

Os sintomas de intolerância a lactose são os seguintes:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Cólicas;
  • Distensão abdominal.

Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, pois existem muitos fatores que interferem no surgimento dessa doença, como os fatores genéticos, alguns tipos de tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia, aos quais as pessoas podem ter sido submetidas ao longo da vida, ou ainda, por problemas gastrointestinais, sendo que especificamente neste caso a intolerância à lactose pode ser temporária.

Sintomas da alergia ao leite de vaca

Já a alergia ao leite de vaca é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico reconhece a proteína presente no leite como um agente agressor, e dessa forma se desenvolvem os sintomas clássicos do processo alérgico, que são:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Cólicas;
  • Distensão abdominal;
  • Lesões na pele;
  • Dificuldade de respirar;
  • Pequenos sangramentos no intestino.

Como tratar os sintomas de intolerância a lactose?

Agora que você sabe as principais diferenças entre a alergia e a intolerância à lactose, é hora de aprender a melhor forma de como tratar a doença, pois dessa forma você conseguirá manter uma boa qualidade de vida independente das circunstâncias.

sintomas de intolerância a lactose

O primeiro passo para o sucesso no tratamento da intolerância à lactose é entender que, não necessariamente ocorrerá uma intervenção medicamentosa específica para tratar a doença, pois cada caso deve ser avaliado individualmente, sendo necessário que um médico e/ou nutricionista defina se há apenas a necessidade de se reduzir o consumo do leite de vaca e seus derivados, ou se o paciente deve eliminar totalmente esses alimentos da dieta, até que os sintomas estejam novamente controlados.

E mais! A intolerância a lactose não tem cura, por isso, todos os esforços dos profissionais de saúde são no sentido de apenas controlar seus sintomas, com o intuito de manter a qualidade de vida do paciente. Já a boa notícia é que já existem no mercado muitos substitutos do leite de vaca, tais como o leite de soja, o leite de coco e o leite de amêndoas, por exemplo, que suprem as necessidades de vitaminas e minerais do organismo, quando consumidos como parte de uma alimentação equilibrada.

Quem sofre com os sintomas de intolerância à lactose ainda pode contar com alguns medicamentos, que tem como finalidade repor a lactase no organismo. Esses medicamente podem ser consumidos em pílulas, na forma de pó ou em sua versão líquida.

Intolerância a lactose: Diagnóstico

Hoje em dia, muitas pessoas eliminam diversos alimentos da dieta por se auto denominarem intolerantes a alguns deles, ou simplesmente por acharem que dessa forma fica mais fácil manter a boa forma. Mas a verdade é que, para saber se você é intolerante a lactose ou não, não basta ficar atento aos sintomas da doença, é necessário fazer alguns exames, tais como:

  • Exame de fezes: O grau de acidez das fezes indica se a pessoa tem intolerância à lactose. Normalmente, este exame é bastante utilizado em bebês e crianças;
  • Teste do ar expirado: Neste teste, a pessoa inspira o ar após ter ingerido uma certa quantidade de lactose diluída em água, e dependendo da quantidade de hidrogênio presente, a doença pode ser confirmada;
  • Exame de sangue: Mede-se a quantidade de glicose no sangue após a pessoa ter tomado lactose diluída em água;
  • Biópsia do intestino: este pode ser considerado um dos exames mais invasivos entre os feitos para diagnosticar a intolerância à lactose. Isso porque, através dele, retira-se um pequeno fragmento do intestino para identificar a presença ou não de células alteradas por conta da doença.Dica: Tão importante quanto saber o que é a intolerância à lactose e como identificar seus respectivos sintomas, é procurar ajuda médica especializada o quanto antes, para assim receber o tratamento adequado de acordo com suas necessidades.

    Hora de compartilhar sua opinião

    E você? Sofre ou conhece alguém que venha sofrendo com os sintomas de intolerância à lactose? Se sim, quais os cuidados que foram tomados para neutralizar estes sintomas, levando assim uma vida normal, como qualquer outra pessoa? Não se acanhe e deixe a sua opinião, pois assim, você estará fazendo a sua parte, compartilhando informações valiosas.

    http://dietaenutricao.com.br/sintomas-de-intolerancia-a-lactose-nao-se-engane/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta