Bom Jardim Notícias.com

Chá de amora: 12 benefícios à saúde e receita

Chá de amora: 12 benefícios à saúde e receita

Você sabia que o chá de amora é um poderoso aliado da saúde e ainda pode ser útil para quem deseja conquista a boa forma? Descubra agora os 12 poderosos benefícios do chá de amora e mude sua rotina de vida para melhor, de um jeitinho bem natural.

Para que serve chá de amora

chá de folha de amora proporciona inúmeros benefícios à saúde. A seguir, abordaremos em detalhes os 12 maiores. Confira!

1. Tem ação antioxidante

Estudos comprovam que as folhas da amora concentram grande quantidade de antioxidantes, o que dá a este chá o poder de combater os radicais livres, a que somos expostos todos os dias, e dos quais devemos nos proteger, se desejarmos ter uma maior qualidade de vida.

Além disso, o combate aos radicais livres ajuda a manter a pele sempre jovem e bonita, além de nos deixar longe de diversas doenças, como o câncer.

2. É aliado da mulher

Toda mulher, em algum momento da vida, irá passar pelos incômodos da TPM. A boa notícia é que o chá de amora é uma opção natural para aliviar os sintomas desta fase, proporcionando benefícios como:

    • Melhora do humor;
    • Aumento do desejo sexual, que nesta fase tem uma diminuição natural;
    • Melhora do funcionamento intestinal;
    • Diminuição das ondas de calor, que são características da TPM.

chá de amora

3. É um calmante

De maneira geral, o estresse do dia-a-dia gera uma série de problemas que levam ao comprometimento da saúde. Entre estes problemas está à insônia. Se você também sofre com noites mal dormidas, saiba que o chá de amora atua no organismo como um relaxante, proporcionando um sono de melhor qualidade, e consequentemente gerando mais energia para o dia seguinte.

4. Alivia a diarreia

Graças aos taninos presentes na bebida, o chá de amora é comprovadamente um aliado contra a diarreia.

5. É um anti-inflamatório natural

A ação antioxidante do chá de amora dá a ele um grande poder anti-inflamatório, contribuindo de forma bastante eficaz para o tratamento de doenças de origem inflamatória, como a inflamação de garganta.

6. Fortalece os ossos

O chá de amora concentra grande quantidade de cálcio e magnésio. Estes minerais são essenciais para o fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

7. Reforça o sistema imunológico

Pela grande quantidade de vitaminas e minerais, como vitamina C, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e vitamina K, o chá de amora é indicado para quem deseja dar um reforço extra para o sistema imunológico.

8. Controla a glicemia

O controle dos níveis de glicemia é essencial para quem sofre com o diabetes. Dessa forma, ao longo dos anos, muitas pesquisas tem sido feitas para trazer mais qualidade de vida aos diabéticos. Um desses estudos identificou que o extrato de amora é capaz de reduzir os picos de glicose, contribuindo assim para um maior controle do diabetes.

9. Diminui o colesterol

Os maus hábitos alimentares, e até mesmo a pré-disposição genética, pode nos levar a sofrer com as alterações dos níveis de colesterol, levando ao aumento do LDL (Lipoproteína de baixa densidade), que é vulgarmente chamado de “mau colesterol”.

Para combater esta situação, nada melhor do que combinar o consumo do chá de folha da amoracom bons hábitos alimentares, para que se possa normalizar os níveis de colesterol e triglicérides do organismo.

10. Mantém a saúde da pele

Como sabemos, quem deseja manter uma pele jovem e saudável, não pode abrir mão de uma dieta natural equilibrada. Por isso, é altamente recomendável que o chá de amora faça parte do cardápio de quem tem um cuidado especial com a pele, pois ele é rico nas vitamina C e E, além de ser uma fonte de antioxidantes, que são agentes que atuam contra o envelhecimento precoce.

11. Ajuda a perder peso

Manter um peso saudável é o foco principal na vida de muitas pessoas. Se este é seu caso, saiba que o chá da folha de amora pode ser um grande aliado quando precisamos fazer os ponteiros da balança despencar. Isso se dá graças à presença de alguns compostos que diminuem a absorção dos carboidratos pelo organismo.

Além disso, as fibras presentes no chá de amora colaboram para o ganho de saciedade e diminuem os níveis de glicose na corrente sanguínea, o que por sua vez, impede o acúmulo de gordura.

E ainda tem mais! Consumir regularmente o chá de amora é uma forma inteligente de diminuir o valor calórico de sua dieta, já que um copo (200 ml) da bebida possui apenas 75 calorias, muito menos calorias do que 1 copo de refrigerante ou qualquer suco industrializado.

Mas atenção! De nada irá adiantar consumir o chá de amora todos os dias, se você continuar com maus hábitos alimentares e com uma vida totalmente sedentária. Se assim fizer, é como se estivesse enchendo uma garrafa de água furada, ou seja, todos os seus esforços irão por água abaixo. Por isso, nada de relaxar na dieta, combinado?

12. Reaquece o desejo sexual feminino

Por atuar no controle dos níveis hormonais, o chá de amora contribui para o aumento do desejo sexual feminino, principalmente na fase da menopausa, onde ocorre uma queda natural dos hormônios.

Chá de amora: Como fazer?

Para que você possa aproveitar da melhor maneira todas as propriedades benéficas do chá amora, é preciso saber a maneira correta de prepará-lo. Dessa forma, não poderíamos deixar de te apresentar uma receita simples. Portanto, anote tudo o que irá precisar.

chá de amora

Ingredientes

      • 1 litro de água filtrada;
      • 3 a 5 folhas de amora picadas.

Modo de preparo

O primeiro passo é levar 1 litro de água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e acrescente todas as folhas de amora picada. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Desse modo as propriedades benéficas do chá ficarão ainda mais concentradas.

Dica: Se seu objetivo é emagrecer, nunca use o açúcar. Você deve adoçar a bebida com 3 a 4 gotas de adoçante stévia. Combinado?

Hora de compartilhar sua opinião

Você conhece alguém que tem o hábito de consumir o chá de amora? Se sim, compartilhe conosco seus comentários, que são sempre muito importantes, afinal eles contribuem para a melhoria constante do nosso trabalho, sempre em prol da saúde e da qualidade de vida.

http://dietaenutricao.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta