Bom Jardim Notícias.com

Saiba como finalmente deixar o sedentarismo

Saiba como finalmente deixar o sedentarismo

Sair do sedentarismo não é fácil, levar a vida desse jeito traz muitos malefícios e cerca de 70% da população brasileira, segundo a pesquisa mais recente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é sedentária.

Esse é um dado alarmante e muito mais alarmante é o fato de que não apenas as pessoas acima do peso sofrem com esse mal, mas muitas pessoas chamadas de “falsas magras” também vivem essa realidade e acabam não recebendo incentivo para se tornar mais ativas por ter um corpo mais “aceito socialmente”.

sedentário

Nesse artigo você entende por que o sedentarismo é tão negativo para a saúde, e encontra dicas valiosas para deixar de ser uma pessoa sedentária com mais facilidade, com força de vontade é muito possível.

Sedentarismo e seus malefícios

A palavra sedentário vem de sentar, sim, pois serve para denominar as pessoas que possuem hábitos sedentários de evitar se movimentar e preferir descansar. As pessoas sedentárias são aquelas que se movimentam pouco e não se exercitam.

sedentário

Pessoas sedentárias possuem mais chances de desenvolver problemas cardíacos, obesidade – embora não seja regra- depressão, problemas nos ossos, problemas de respiração, dentre outros.

Se você é uma pessoa sedentária já deve ter notado que se torna difícil para você acompanhar outras pessoas em caminhadas, subidas e escadas te deixam exausto, chegando a te dar falta de ar.

Benefícios das atividades físicas

Exercícios ajudam o corpo a produzir endorfina, a endorfina é um hormônio que traz uma sensação de bem-estar, é por isso que muita gente diz que praticar exercícios vicia, pois por mais cansado que você fique no final, se forem exercícios feitos corretamente vão te proporcionar uma ótima sensação.
Praticar exercícios regularmente também previne uma série de problemas de saúde como cardíacos e ligados a obesidade, ajudando também a melhorar problemas emocionais devido à produção de endorfina.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercícios para aliviar o estresse

Além de todos esses benefícios, já foi comprovado que pessoas que realizam atividades físicas regularmente tendem a viver mais e de forma mais saudável, então se você visa um futuro tranquilo e uma velhice feliz, praticar exercícios a partir de agora vai te ajudar muito.

Encontre algo que te anime

dançando

Não adianta você odiar esportes e ser péssimo em jogos e querer sair do sedentarismo praticando basquete, por exemplo, encontre algo que te deixe animado e de preferência começando aos poucos.

Muita gente sedentária gosta de dançar, se matricular em aulas de dança nesses casos ajuda muito, começar com leves caminhadas também. As caminhadas são ótimas e podem ser feitas pela manhã antes do trabalho, com o tempo você pode se apaixonar pelo exercício e se tornar um corredor.

Ande mais

caminhando

Se você não tem muita ideia de um exercício que possa te animar, que tal evitar pegar o carro para ir à loja que fica no seu bairro e ir caminhando? Você também pode descer do ônibus uma parada antes na ida ao trabalho e ir caminhando todos os dias.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como evitar lesões na corrida

Comece aos poucos e vá aumentando esse hábito, você vai notar que vai chegar um momento que vai adorar estar andando e vai querer caminhar tranquilamente por mais tempo.

Opte pelas escadas

subindo escadas

Vai precisar subir? Evite escadas rolantes e elevadores, no início use a escada normal para os andares mais próximos, com o tempo você vai notar que subir vários andares de escada se necessário será tranquilo.

Bicicleta

Algumas pessoas trabalham perto de casa e preferem ir de carro ou ônibus, dependendo do trajeto e distância, você pode optar pela bicicleta, além de um ótimo exercício ainda te ajuda a economizar uma grana e para quem quer perder peso é uma ótima opção.

Usar a bicicleta para passear em parques ou mesmo na rua também pode se tornar mais divertido para algumas pessoas do que caminhadas ou praticar exercícios na academia.

Passear com o cachorro

A maioria dos brasileiros tem cães em casa, e cachorros precisam passear, se você não se sente bem caminhando sozinho, pode unir o útil ao agradável e levar seu cão para caminhar diariamente, e assim se exercitar com seu melhor amigo.

mulher correndo com cachorro
Se não tem cachorro em casa, mas gosta de cães, você pode optar por pedir para passear com o cão de um amigo ou vizinho, muito cães precisam passear mais de uma vez por dia e muita gente precisa de ajuda nesse quesito. A interação com cães também ajuda os humanos a produzir endorfina, o que pode ser um incentivo a mais para você caminhar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os benefícios de pular corda

Se alongue

Você deve se alongar antes e depois dos exercícios caso não tenham sido de alta intensidade, se você não implementou um exercício regular, mas pretende andar mais ou optar pelas escadas, tente se alongar pela manhã e a noite quando o dia acabar. Ginástica laboral no trabalho também é ideal.

alongando

Alongar evita dores e melhora o desempenho na atividade física, além de prevenir lesões. O alongamento deve durar entre 15 e 40 segundos e principalmente para os iniciantes não deve ser muito intenso.

Alimentação

Uma coisa está ligada a outra, geralmente quem é sedentário costuma se alimentar mal ou ingerir muitos açúcares, evitar refrigerantes, bebidas muito adoçadas e álcool e optar por uma alimentação mais saudável ajuda muito a pessoa sedentária a deixar esses hábitos ruins.

http://malharbem.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta