Bom Jardim Notícias.com

Chá de boldo: Cura a ressaca e tem mais 5 benefícios

Chá de boldo: Cura a ressaca e tem mais 5 benefícios

Sabe aquela velha receitinha de chá de boldo que sua avó indicava para curar uma dor de estômago? Pois é, ela funcionava mesmo, e essa era só uma das muitas propriedades benéficas que o chá de boldo possui. Conheça agora 6 de seus maiores benefícios à saúde, além de conferir uma receita simples de como prepará-lo!

Benefícios do chá de boldo

Muitas pessoas, quando pensam em chá de boldo para que serve, logo se lembram do poder que este chá tem no alívio das dores estomacais e nos problemas de má digestão. No entanto, as propriedades medicinais do chá de boldo vão além, e como nosso maior objetivo é trazer informações que possam fazer a diferença em seu dia-a-dia, iremos lhe apresentar seus benefícios mais poderosos. Confira!

1. Mantém a saúde do fígado

Sabe aqueles dias em que exageramos nos comes e bebes? Quem mais sofre com as consequências é o nosso fígado. Para essas ocasiões, o chá de boldo torna-se um grande aliado, ajudando a eliminar todas as toxinas prejudiciais ao órgão e restabelecendo o equilíbrio de todo o organismo.

2. Reforça o sistema imunológico

Por ter ação antimicrobiana e antioxidante, o chá de boldo consegue afastar os agentes infecciosos e reforçar a imunidade, o que por sua vez afasta o risco de diversos tipos de doenças, quando seu consumo é combinado a um estilo de vida saudável.

chá de boldo

3. Combate a prisão de ventre

Quem nunca passou por aquele momento desagradável em que o intestino trava e nada parece resolver? Pois bem, saiba o chá de boldo é considerado um laxante natural, capaz de acabar com os problemas de prisão de ventre.

4. Cura a ressaca

Exagerou na cervejinha do fim de semana? Saiba que o chá de boldo é um remédio natural para curar a ressaca. Isso porque ele contém boldina, substância responsável por proteger o fígado, desintoxicando-o e recuperando a saúde das células do órgão, sobrecarregadas pelo excesso de álcool.

5. É um calmante

Há um hábito muito comum entre as pessoas que desejam relaxar depois de um dia estressante no trabalho. Elas recorrem a vários chás, como o chá de camomila, o chá de hortelã ou o de erva cidreira. Se você também tem esse hábito, saiba que pode incluir perfeitamente o chá de boldo em sua lista de chás para relaxar.

Em pequenas quantidades, o chá boldo conduz o sistema nervoso ao relaxamento. Mas atenção! Ao exagerar nas quantidades, você poderá ter o efeito oposto, podendo ter problemas em seu sistema nervoso. Por isso, a dica de ordem é manter o equilíbrio no consumo do chá de boldo.

6. Favorece a perda de peso

Sim! O chá de boldo pode ser um grande aliado de quem deseja eliminar os quilinhos extras. Isso por que:

  • É um anti-inflamatório natural, que ajuda a reduzir as gorduras;
  • Melhora o processo de digestão, e com isso você se sentirá mais saciado entre uma refeição e outra, já que uma boa digestão leva à uma adequada absorção de nutrientes. Com o organismo bem nutrido, ficará muito mais fácil se ver livre da compulsão alimentar;
  • Como todo chá, o chá de boldo é diurético, ajudando a eliminar as toxinas e a filtrar as impurezas do organismo. Com isso, você reduz medidas de uma forma natural;
  • Controla a ansiedade, uma das principais vilãs na rotina de quem deseja emagrecer;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Tem ação antioxidante;
  • Acelera o metabolismo, fazendo com que as gorduras em excesso sejam mais bem utilizadas como fonte de energia, proporcionando um emagrecimento com mais facilidade.

chá de boldo

Como fazer chá de boldo

Para preparar o chá de boldo, você irá precisar de:

Ingredientes

  • 20 gramas de folhas de boldo;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

O primeiro passo é levar a água para aquecer em uma chaleira. Assim que iniciar a fervura, acrescente as folhas de boldo e tampe o recipiente por 10 minutos, esta é uma maneira das propriedades benéficas da bebida ficarem ainda mais concentradas.

Dica: Evite o uso do açúcar ou adoçante artificial. Caso queira melhorar o sabor do chá, que tem um sabor naturalmente amargo, adicione 3 ou 4 gotas de limão ou raspas de gengibre.

Como tomar?

Para usufruir dos benefícios do chá de boldo e manter um estilo de vida saudável, inclua o consumo do chá de boldo antes do almoço e do jantar, ou seja, antes das principais refeições do dia.

Contraindicações tem alguma?

Apesar de ser uma bebida natural e rica em benefícios, o chá de boldo é contraindicado para:

  • Mulheres grávidas, pois pode ter ação abortiva;
  • Pessoas com problemas nas vias biliares, onde estas estejam inflamadas e/ou obstruídas;
  • Pessoas com hepatite aguda ou pancreatite;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos, como anticoagulantes.

Dica: Nunca tome o chá de boldo de maneira regular sem o conhecimento de seu médico.

Hora de compartilhar sua opinião

E então, você gostou de descobrir que o chá de boldo tem inúmeros benefícios para a saúde? Se sim, aproveite este espaço para compartilhar sua opinião, que é sempre muito importante para nós.

Conte-nos também se você já tem o hábito de consumir chás, seja em busca de emagrecimento ou de uma vida mais saudável. Dessa forma, você estará motivando mais pessoas a descobrir nas bebidas naturais grandes aliadas para alcançarem mais qualidade de vida.

http://dietaenutricao.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta