Bom Jardim Notícias.com

Chá de cebola emagrece? Descubra e saiba como fazer

Chá de cebola emagrece? Descubra e saiba como fazer

Na salada, nem sempre a cebola é um ingrediente que desperta a preferência de muita gente. Mas, o que pouca gente sabe, é que ela possui uma série de propriedades para a saúde. Através do preparo do chá de cebola, também é possível emagrecer.

Se você ficou surpreso com a possibilidade da cebola ajudar você a ficar em dia com a balança, espera só até saber de todas as informações que levam o ingrediente a ser tão usado, seja para emagrecer ou solucionar outros problemas de saúde.

Para começo de conversa, a cebola é um vegetal rico em vitaminas e sais minerais. Entre eles se destacam o fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo e flúor. Por isso seu uso é tão associado a benefícios à saúde humana.

Muitas pessoas têm dúvida se o chá de cebola emagrece

Não tenha dúvida se o chá de cebola emagrece (Foto: depositphotos)

Sim ou não: Chá de cebola emagrece?

Quando o assunto é o emagrecimento a partir do consumo do chá da cebola, os especialistas dizem que ele é possível sim. Isso acontece justamente pela quantidade de propriedades que ela possui.

O chá da cebola ajuda o corpo a eliminar as toxinas que se acumulam no organismo. Essas toxinas são expelidas através da urina. Dessa forma, a bebida também auxilia no bom funcionamento dos rins e contra a retenção de líquidos.

Daí já é possível chegar a uma conclusão: o inchaço em algumas áreas do corpo, sobretudo na região do abdômen, pode aparentar que a pessoa está com uns quilinhos a mais. Com a eliminação do mesmo, a aparência já sugere outra realidade.

Segundo a nutricionista Handreza Gomes, as toxinas são “substâncias que acumuladas em excesso no organismo, não só prejudicam a perda de peso como engordam.” Por esta razão, é essencial se desfazer delas.

Chá de cebola para ‘turbinar’ a digestão do organismo

O chá de cebola também ajuda na digestão e ainda no bom funcionamento do intestino, reduzindo os riscos de prisão de ventre. Juntos, todos esses fatores contribuem para o emagrecimento.

De acordo com o biólogo e especialista em plantas, Daniel Forjaz, a cebola também possui outra propriedade que pode ser vista com bons olhos quando o assunto é a perda de peso.

“O consumo da cebola [crua ou na forma de chá] tem a capacidade de reduzir o colesterol e triglicérides e baixar as taxas de açúcar. O que funciona como grande auxiliar nos problemas de obesidade, entre outros”, ressalta.

A grande quantidade de fibras presente no chá da cebola também faz com que ele atue no aumento da sensação de saciedade. Isso faz com que a vontade de comer alimentos gordurosos seja reduzida.

Porém, vale um alerta! Só o chá da cebola não é o suficiente para que haja a perda de peso. O paciente tem de unir outros bons hábitos, como na alimentação e também na prática de atividades físicas no dia a dia.

Outros benefícios da cebola

A cebola é um vegetal rico em vitaminas e sais minerais. Entre eles se destacam o fósforo, enxofre, silicatos, ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo e flúor. Além dos poderes emagrecedores, a cebola possui outros benefícios que estão relacionados à saúde humana.

Isso porque ela tem ação digestiva, expectorante, anti-inflamatória, diurética, depurativa e antioxidante.

O chá de cebola auxilia no bom funcionamento dos rins, melhora a circulação sanguínea e combate os radicais livres. Essa última função previne o envelhecimento precoce da pele, além de estimular a síntese de colágeno.

A cebola também evita certos tipos de câncer, como comprova o médico Juliano Pimentel. “A cebola ajuda na luta contra o câncer, justamente pela antioxidação promovida por ela, além de ajudar na saúde cardíaca, diminuindo o LDL nocivo”.

A bebida trata problemas respiratórios, aliviando a tosse, eliminando o catarro e combatendo a proliferação de bactérias e vírus causadores dessas doenças. Ele também é usado para aliviar as dores de garganta, causadoras de inflamações.

A cebola, além do uso na culinária, também pode ser empregada como cataplasma, nos casos de feridas abertas e supurantes, assim como em picadas de animais venenosos, como cobras ou aranhas.

Como preparar o chá de cebola

Existem duas formas de ingerir o chá da cebola: preparado a partir de pedaços do vegetal ou com a utilização das cascas externas. Antes de incluir qualquer uma delas no seu dia a dia, a indicação é procurar um médico.

Chá de cebola

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 rodela de cebola fresca.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que começar a entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a cebola. Deixe a panela tampada e descansando por 10 minutos.

Passado esse tempo, retire a cebola e o chá está pronto para ser ingerido. A recomendação é que o consumo da bebida seja feito em até três doses diárias.

Chá da casca da cebola

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • Casca de uma cebola.

Modo de preparo

O primeiro passo para o preparo da bebida é lavar bem as cascas da cebola que serão usadas. Logo em seguida, coloque a água para ferver e já acrescente as cascas do vegetal. Deixe ferver por 10 minutos.

Assim que passar o tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por mais 10 minutos. Use uma peneira para facilitar a remoção das cascas da cebola usada no preparo. A recomendação é ingerir o chá da cebola três vezes ao dia.

Indicações sobre o consumo

Para que o chá de cebola alcance os benefícios ideais para a eliminação de peso, existe uma forma certa para consumi-lo. A indicação é que a primeira dose seja feito logo pela manhã, em jejum.

Outro momento que o chá pode ser ingerido é meia hora antes das refeições. Para diversificar o gosto da bebida, a dica é misturar o chá de cebola com outros ingredientes, a exemplo do gengibre, canela e outras ervas com efeito termogênico.

Para preservar as suas propriedades e evitar a ingestão de calorias adicionais, a indicação é que o chá de cebola seja tomado sem açúcar. Caso seja do seu agrado, um pouco de mel pode melhorar o gosto da bebida.

https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta