Bom Jardim Notícias.com

Jamelão: Exótico e com poderosos nutrientes

Jamelão: Exótico e com poderosos nutrientes

Normalmente, quando pensamos em adotar uma rotina de vida saudável, logo pensamos em incluir mais frutas e vegetais em nosso cardápio, não é mesmo? Sabe qual a melhor parte disso? É que temos o prazer de descobrir na natureza, grandes aliados para ganhar ainda mais saúde.

Este é o caso da fruta jamelão, uma fruta exótica, nem tão lembrada e consumida pelas pessoas, mas que carrega poderosos benefícios à saúde. Quer conhece-los? Então venha conosco e confira tudo sobre o Jamelão.

Benefícios do Jamelão

Jamelão fruta ou jambo, como também é conhecido, é o fruto de uma planta de mesmo nome, Jamelão planta, que é de origem indiana e tem sabor muito agradável, além de ser riquíssima em nutrientes, como:

  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Potássio;
  • Ferro;
  • Sódio;
  • Cobre;
  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Vitamina C;
  • Vitamina B6 e Tiamina;
  • Fibras;
  • Proteínas.

São estes os nutrientes responsáveis pelos 6 poderosos benefícios que o Jamelão traz a saúde, e que você irá conhecer a partir de agora.

jamelão

1. Combate o envelhecimento precoce

O Jamelão tem frutos arroxeados, sendo que a cor roxa representa as antocianinas, substâncias que tem ação antioxidante e são capazes de combater o envelhecimento precoce, através do bloqueio da ação dos radicais livres sobre as células.

2. Combate o câncer

O câncer é uma das doenças que mais matam em todo o mundo. Atualmente, vários estudos puderam comprovar a importância de bons hábitos alimentares e a adoção de um estilo de vida mais saudável como prevenção da doença.

Pensando nisso, muitos estudos têm sido feitos em torno dos alimentos funcionais, ou seja, aqueles alimentos que trazem compostos benéficos à saúde. Neste quesito, o consumo do Jamelão, como parte de uma alimentação equilibrada, sai na frente, sendo capaz de prevenir doenças crônicas e não transmissíveis, como o câncer.

Mais uma vez, podemos dar as honras deste benefício aos antioxidantes presentes na fruta, que entram de cabeça na guerra contra os carcinogênicos, impedindo a mutação celular e o nascimento de um câncer.

Você sabia que é na semente da fruta que se concentra a maior quantidade de antioxidantes? Sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem muito mais antioxidantes nas sementes do que na casca ou na polpa das frutas.

3. Previne e controla o diabetes

Entre os inúmeros compostos benéficos do Jamelão, podemos destacar a jambosina, o alcaloide e os glicosídeos, que são substâncias que ajudam a converter o açúcar em energia. Como resultado, ocorre o controle de açúcar no sangue. Dessa forma, quem sofre com o diabetes ou quer prevenir a doença por já ter uma pré-disposição genética, pode contar com esses benefícios dessa fruta.

4. Mantém a saúde cardiovascular

O Jamelão é rico em potássio. Para você ter uma ideia, em 100 gramas de Jamelão encontram-se 394,3 mg de potássio, mineral que ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares e suas consequências, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).

5. Reforça o sistema imunológico

O Jamelão é uma fruta rica em vitamina C. Em 100 gramas encontram-se 27,1 mg da vitamina. O que isso traz de bom? A prevenção ao envelhecimento precoce, mais disposição física, melhor absorção de ferro, o que previne doenças como a anemia.

6. É um antibiótico natural

O Jamelão tem compostos que agem como um antibiótico natural, prevenindo:

  • Infeções na boca e na pele;
  • Problemas digestivos;
  • Tosse, asma, bronquite e outros problemas de origem respiratória.

Agora que você já conhece todos os benefícios do Jamelão, que tal conferir uma receitinha básica de chá de Jamelão e assim aproveitar todas as suas propriedades benéficas? Mas lembre-se! A melhor forma de consumir a fruta é sempre “in natura”, em porções adequadas às suas necessidades calóricas, combinado? Então vamos lá, a receita é muito simples. Anote.

Chá de Jamelão

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada
  • 21 folhas de jamelão

jamelão

Modo de preparo

Primeiramente, ferva a água e acrescente as folhas de jamelão. Deixe essa mistura descansar por 5 minutos, desta forma, as propriedades benéficas do chá ficarão mais concentradas. Depois deste tempo, é só beber o chá, de preferência no intervalo das refeições.

Hora de compartilhar sua opinião

Você costuma recorrer aos alimentos funcionais para ganhar mais saúde? Como anda a sua alimentação atualmente? Aproveite este espaço para compartilhar conosco um pouco da sua rotina, assim poderemos trazer muito mais novidades que possam melhorar ainda mais a sua rotina saudável.

http://dietaenutricao.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta