Bom Jardim Notícias.com

Prós e contras dos substitutos do pão branco

Prós e contras dos substitutos do pão branco

Tapioca, pão integral, panqueca fit e omelete. Compare as opções e repense o seu café da manhã

Há tempos o pão branco deixou de ser a melhor opção alimentar no café da manhã, não apenas para quem busca emagrecer, como também para quem quer trazer mais saúde para o dia a dia. “O pão branco é rico em carboidrato simples e pobre em fibras. Essa combinação fornece poucos nutrientes para o organismo e não gera saciedade, o que faz com que a pessoa sinta fome rapidamente”, explica a nutricionista Patricia Davidson, responsável pela alimentação de famosas como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.

Além disso, “cada unidade de pão francês tem, aproximadamente, 150 calorias”, destaca a endocrinologista Glaucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “É possível pensar em muitas opções nutritivas e saborosas que permanecem nesta faixa”, lembra ela.

Mas, como o equilíbrio é essencial para tudo na vida, até as opções mais saudáveis devem ser analisadas com cautela. Não adianta copiar a alimentação de outra pessoa, pois as melhores opções para você devem ser pensadas por um profissional. Qual o melhor substituto para o pão branco? “Isso é individual e depende do objetivo de cada um”, diz Patricia. Por isso, vale analisar os pontos positivos e negativos de cada alternativa:

Tapioca

Prós: A tapioca é feita com a fécula da mandioca que é aquecida na frigideira e derrete um pouco, formando uma casca que pode ser consumida como se fosse um crepe. O principal macronutriente presente na tapioca é o carboidrato e ela não contém glúten, como o pão francês.

Contras: A tapioca pode ser uma boa alternativa ao pão branco, “porém devemos levar em consideração que a tapioca possui um teor nutritivo mais baixo e muito carboidrato, por isso é preciso avaliar de forma individual como será introduzida na alimentação”, afirma Patricia.

Pão integral

Prós: “O pão integral pode ser uma boa forma de substituir o pão branco”, afirma a nutricionista. É preciso estar atento apenas à lista de ingredientes. “Preferir, por exemplo, aqueles feitos com farinha 100% integral, sem açúcar e os que contêm sementes”, diz ela.

Contras: É possível encontrar diversas opções desse tipo de pão no mercado, mas nem todas são satisfatórias nutricionalmente. “Algumas opções encontradas no mercado não possuem uma composição tão nutritiva e, se consumidas de forma excessiva, podem levar, por exemplo, ao ganho de peso. Entretanto, para as pessoas que gostam e não abrem mão de consumir o pão integral, existem opções com uma lista de ingredientes mais interessante, feita com farinha 100% integral ou farinhas de oleaginosas, por exemplo”, destaca.

Panqueca fit

Prós: Elas viraram febre no café da manhã de muita gente e com razão. “As panquecas costumam ter uma quantidade adequada de proteína, o que confere mais saciedade e evita que a pessoa ‘belisque’ no intervalo até a próxima refeição. Dessa forma, é uma opção melhor do que o pão branco, por exemplo”, revela Patricia.

Contras: Por ser uma opção bem saudável, não existem grandes problemas em seu consumo. O que pode ocorrer são adaptações na receita para que fique de acordo com o seu objetivo. “Tudo dependerá do indivíduo e da estratégia nutricional utilizada pelo nutricionista”, destaca.

Omelete

Prós: “Omeletes são boas fontes proteicas e, por isso, podem ser utilizadas como substitutas do pão branco, no café da manhã, por exemplo”, afirma a nutricionista. Além disso, o ovo é rico em vitaminas A, que tem efeito antioxidante e é essencial para a visão, D, responsável pela saúde óssea, E, que tem ação antioxidante, e em zinco, selênio e magnésio, minerais antioxidantes importantes para o organismo.

Contras: Estudos ainda não comprovaram se o consumo de ovo pode ou não ser prejudicial para pessoas com diabetes. Portanto, é interessante que quem convive com a doença converse com seu médico sobre ingerir o alimento, assim como pessoas com o colesterol elevado.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/32127-pros-e-contras-dos-substitutos-do-pao-branco – Escrito por Amanda Cruz

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta