Bom Jardim Notícias.com

11 Benefícios da Fruta Mangaba – Para Que Serve e Propriedades

11 Benefícios da Fruta Mangaba – Para Que Serve e Propriedades

Hancornia speciosa, mais conhecida como mangaba, é uma fruta típica do cerrado brasileiro e muito encontrada no litoral nordestino. A mangabeira é muito resistente em terrenos áridos e com poucos nutrientes, tem em média cinco metros, mas pode chegar a dez metros de altura. Com formato tortuoso e casca áspera, provém uma boa área de sombra nos períodos que floresce entre os meses de agosto e novembro.

O fruto é pequeno e arredondado e tem similaridade com um pêssego, possui uma polpa branca cremosa, levemente ácida e leitosa com sementes achatadas no interior da polpa, muito saborosa. Daí o nome dado pelos índios tupis, que significa ‘’coisa boa de comer’’.

A época de colheita da mangaba é de Novembro a Janeiro, porém não é difícil encontrar a fruta em outras épocas do ano. A mangaba também é comercializada em forma de sorvete, geléias, sucos, polpas, licores e doces

Além da indústria alimentícia e medicinal, a mangabeira já foi muito utilizada para a extração do seu látex para produção de borracha.

A mangaba pode ser facilmente encontrada em mercados e feiras do nordeste ao sudeste do Brasil, mas no sul Brasil não é muito popular. As folhas e casca da mangabeira também são encontradas em lojas de produtos naturais.

Embora ainda não há muitos estudos sobre os benefícios da fruta mangaba, algumas comprovações científicas já foram reveladas sobre as suas propriedades, dando ainda mais créditos às crenças populares sobre os benefícios da fruta mangaba, das folhas e tronco da árvore. Confira a seguir:

Propriedades

A mangaba possui uma variedade de vitaminas. Entre, elas estão:

Vitamina A e C, B1, B2, além de ferro, fósforo, cálcio, proteínas e fibras.

O valor energético para 100 gramas é de aproximadamente 43 calorias.

Benefícios da fruta mangaba – Para que serve  

Embora a ciência não tenha ainda confirmado muitos dos benefícios da fruta mangaba, a seguir estão o que alguns estudos já indicaram, além do conhecimento popular.

  1. É um remédio natural contra hipertensão. Um estudo promissor feito na UFMG com folhas da mangabeira em camundongos hipertensos mostrou que a mangaba tem efeito muito mais potente do que remédios tradicionais para hipertensão, como o Captopril. O chá tem efeito vasodilatador e atua em enzimas que causam a hipertensão.
  2. O chá da folha da mangabeira reduz as dores das cólicas menstruais e pode ser utilizado em problemas de pele, como as manchas escuras que aparecem durante a gravidez, lavando a área com o chá.
  3. Também se acredita que o seu chá auxilia no controle da diabetes e do colesterol alto.
  4. Para problemas com intestino preso, as sementes têm poder laxativo, além da fruta conter fibras.
  5. Como uma fonte de ferro e vitamina C, a mangaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de adquirir doenças.
  6. As cascas têm grande influência em doenças hepáticas, como icterícia e obstruções do fígado e baço.
  7. O leite extraído da polpa verde é popularmente conhecido por tratar úlceras, herpes e tuberculose. Deve-se misturar o leite com água e ferver. É um ótimo remédio caseiro para doenças pulmonares, já que é conhecido por soltar o muco dos pulmões.
  8. O leite da fruta é utilizado popularmente para tratar osteoporose e em recuperação de fraturas.

Contraindicações

É muito importante salientar que a mangaba não deve ser ingerida verde. A colheita da fruta normalmente é feita quando ela cai do pé, ou seja, tem-se a garantia de que a fruta esteja totalmente madura, pois quando verde ela é cheia de um leite tóxico que pode causar sérios danos à saúde.

 Antes de iniciar o uso de qualquer medicamento natural, procure orientação com o seu médico.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-fruta-mangaba-para-que-serve-e-propriedades/#1SXYfJ1flRXPYIyq.99

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta