Bom Jardim Notícias.com

Nove tipos de dores abdominais e suas principais causas.

Nove tipos de dores abdominais e suas principais causas.

Você pode ter dor na barriga de vários tipos e intensidades: algumas vezes elas são agudas, às vezes bobas, às vezes elas vêm com inchaço, às vezes com aperto. Como tantas funções essenciais do nosso corpo ocorrem nessa área, existem muitas razões possíveis para essas dores. Além dos nossos vários órgãos, nós também temos inúmeras terminações nervosas no nosso abdômen: as causas das dores de estômago podem ir desde medo e estresse até excesso de comida, ou, claro, algo mais sério.

Mas se você conseguir localizar a dor, você já tem meio caminho andado para encontrar a causa (e a cura). A área te dá uma grande pista do que pode estar acontecendo.

1. Centro esquerdo

Se a sua dor for na altura da cintura, do lado esquerdo, ela pode indicar uma infecção ou pedra nos rins. Se também for dolorido urinar e você estiver constipado, então vá a um médico. É provável que seja infecção renal.

Se não, ela pode estar relacionada à sua região lombar.

2. Centro

Se você estiver com uma forte dor no meio da barriga, ao redor ou logo acima do umbigo, isso pode ser sinal de apendicite (especialmente se ela ficar mais aguda à medida que vai migrando para baixo e para a direita, se você sentir náusea e não conseguir soltar pum) ou pancreatite(se você também estiver vomitando).

3. Centro direito

If the pain is on the right side at waist height, it could be a problem with your kidneys as well, or be related to constipation. Another cause could be diverticulitis, where pouches grow on the wall of the colon.

Se a dor for do lado direito, na altura da cintura, também pode ser um problema com os seus rins, ou estar relacionado a constipação. Outra causa pode ser diverticulite, onde bolsas crescem na parede do cólon.

4. Lado inferior esquerdo

A maioria dos problemas intestinais são indicados por dor na parte inferior do abdômen. As mulheres também sentem cólica menstrual nessa área, mas, geralmente, dos dois lados.

5. Centro inferior

Dores abaixo do umbigo podem ser resultado de infecção urinária ou de doença inflamatória intestinal. As mulheres podem estar sofrendo de um problema relacionado aos órgãos reprodutores (certifique-se de marcar uma consulta com o seu ginecologista).

6. Lado inferior direito

Dor em apenas um lado na parte inferior do abdômen também pode ser sinal de tensão muscular ou sobrecarga em geral. Mas se isso acontecer com frequência, então você deve procurar um médico. E se você estiver com uma dor aguda, que vai aumentando com o tempo, do lado inferior direito, então você deve definitivamente checar outros sintomas de apendicitepara ver se é uma possibilidade.

7. Lado superior esquerdo

Se a sua dor for na parte superior esquerda do seu abdômen, então a possível causa é o seu estômago. Outra possibilidade é uma úlcera ou um problema no pâncreas. Se a dor é intensa e se intensifica rapidamente, você pode estar com cálculos no duto biliar. Vá ao médico se não melhorar em pouco tempo.

8. Centro superior

Dor bem na parte central superior do seu abdômen normalmente está relacionada a refluxo gastroesofágico ou outro problema com o estômago, ou com o final do seu esôfago. Novamente, dependendo da sensação exata da dor, pode também ser uma úlcera ou cálculos.

9. Lado superior direito

Dor na parte superior direita do seu abdômen pode ser indicação de úlcera no seu intestino delgado (ou úlcera no duodeno). A causa frequente é um excesso de secreção dos sucos gástricos.

Se a dor persistir por mais do que alguns dias, é uma boa ideia se consultar com um médico. Seja persistente e continue buscando pelo diagnóstico correto, mesmo que a primeira visita ao médico seja inconclusiva: às vezes, leva um tempo para descobrir o que está acontecendo, já que existem muitas possibilidades, especialmente se a dor for causada por comida ou estresse, que talvez sejam os dois fatores mais complicados.

http://www.cuide-se.me/dor-abdomen/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta