Bom Jardim Notícias.com

7 IDEIAS MALUCAS USADAS PELA MEDICINA NO SÉCULO PASSADO

7 IDEIAS MALUCAS USADAS PELA MEDICINA NO SÉCULO PASSADO

Às vezes nós vemos certas coisas por aí e nos perguntamos… “Por que?” O que acontece aqui é que a um século atrás, haviam algumas prática médicas um tanto duvidosas. Não, nós não estamos falando da idade média, mas algumas técnicas usadas na medicina eram simplesmente absurdas. Grande parte desses métodos “revolucionários” já foram banidos porque simplesmente eram um risco para a vida. Um exemplo é o alto uso de cocaína para absolutamente tudo quanto é doença, como gripe, por exemplo.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um matéria sobre algumas dessas metodologias absurdas que os profissionais de medicina do século passado utilizavam para tentar curar pacientes. Com o tempo elas começaram a trazer resultados bem negativos e foram rapidamente banidas. Seja por abuso, danos a saúde ou simplesmente porque não funcionavam, essas são as 7 ideias mais malucas usadas na medicina do século passado.

1 – Lobotomia

Bom, aproveitando que depressão, transtorno bipolar e outras condições da mente estão bastante em pauta hoje em dia… Nada melhor que começar com esse tópico. Bom, pessoas que possuíam essas condições ou doenças mais graves como esquizofrenia eram tratadas sendo lobotomizadas no século 19. O homem que inventou esse método foi premiado com um Nobel. Detalhe, o procedimento era executado com uma “estaca” de metal e um martelo… Ai eles batiam isso em você até você ficar “comportado”.

2 – Heroína… para resfriados

Você pode usar heroína para muitas coisas e nenhuma dessas coisas tem um final feliz. Bom, naquela época eles pensavam diferente e usavam essa droga para tudo. Em outra palavras, se você tivesse um resfriado… Heroína! Se você sentisse alguma dor… Heroína! Se você tivesse tosse… adivinha? Isso mesmo, Heroína! Acontece que as pessoas começaram a ficar um tanto viciadas e em 1926 o medicamento foi banido do Estados Unidos.

3 – Cigarros

Dá pra imaginar que algum período da história alguém já disse que fumar faz bem para a saúde? Bom, além de médicos falarem que o cigarro tinha propriedades positivas para melhor qualidade de vida, ainda indicavam para tosses. Sim, eles acreditavam que cigarros ofereciam uma proteção para a garganta contra irritações e tosses. Ai um belo dia descobriram que na verdade causa câncer… Que reviravolta não é mesmo?

4 – Êxtase

Na década de 70, o MDMA ou Êxtase, era utilizado para tratar depressão, autismo e abuso de substâncias. Contudo, na década de oitenta a substância começou a ser bastante utilizada para fins recreativos e acabou sendo proibida.  Por incrível que pareça, ela é a unica dessa lista que existe possibilidade de voltar a ser utilizada para fins terapêuticos. Lógico, com a devida administração da droga.

5 – Suplementos… de tubarão

Um dia alguém pensou: “Ah, tubarões raramente desenvolvem câncer…” Por que não usar a cartilagem deles para curar câncer? Sim, foi exatamente isso que aconteceu e foi uma febre na década de 70 e 80! Só que nós não somos tubarões e uma coisa não tem haver com a outra. Okay, a cartilagem do tubarão tem propriedades que inibem o câncer, mas não quer dizer que as coisas funcionam magicamente assim. Felizmente o Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos disse que isso não funcionava e as pessoas pararam de gastar dinheiro com “loção anti-câncer à base de cartilagem de tubarão”.

6 – Metanfetaminas

Bom, se eles diziam que cigarro é bom pra saúde, lobotomia cura esquizofrenia e cartilagem de tubarão é a solução para o câncer… Porque não metanfetaminas para emagrecer? Na verdade é bem provável que você perca seu peso, junto com seu emprego, sua família e todo dinheiro que você juntava para uma velhice boa. Não demorou muito para as pessoas perceberem que estava ocorrendo um abuso da substância devido seu alto índice de abstinência e efeitos negativos para saúde. Ela então foi proibida.

7 – Velas nos ouvido

Quer limpar o ouvido? Coloque uma vela vazada no ouvido, acenda a mesma. O calor vai criar pressão negativa e retirar a cera do seu ouvido… Vai funcionar sim. O problema é se a parafina da vela cair dentro do seu ouvido você vai ter que tirar além da cera do seu ouvido, a cera da vela também.

“Aí você pensa… Nossa, esse pessoal de antigamente, não é?” Não, uma pesquisa apoiando a prática foi publicada em uma revista médica em 1996! Por favor, não use seus ouvidos como candelabros, você vai acabar com sua audição. Esse método não é indicado por otorrinos.

E aí, o que vocês acharam da matéria? deixe seu comentário e até a próxima.

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta