Bom Jardim Notícias.com

7 COISAS QUE SÃO INCRIVELMENTE VICIANTES E PODEM SER UM PERIGO PRA VOCÊ

7 COISAS QUE SÃO INCRIVELMENTE VICIANTES E PODEM SER UM PERIGO PRA VOCÊ

Como você definiria a palavra vício? Bem, sempre que o assunto é abordado, vem em nossa mente aqueles vícios mais comuns, como as drogas, álcool, jogos de azar, cigarros, enfim… Todos estes que são comumente mencionados pela mídia. No entanto, acabamos nos  esquecendo que coisas substancialmente inocentes, podem acabar fazendo com que desenvolvamos alguns sintomas associados ao vício, e acredite… Pode ser um verdadeiro perigo!

Como bem sabemos, assim que ficamos viciados em algo, uma série de problemas podem ser desencadeados. O lado negativo, é que podemos desenvolver esse tipo de comportamento em relação a praticamente tudo que está em nossa volta. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 coisas que são incrivelmente viciantes e podem representar um perigo para você! Confere aí!

1 – Livros

Mas como assim, os livros poderiam ser um perigo? Bom, normalmente sempre são vistos como algo legal e somos sempre incentivados a ler. De fato, possuir vários livros é algo incrível. Ter uma biblioteca própria em casa é o sonho de muita gente por aí. No entanto, é bem aí que estão os riscos. Já ouviu falar na expressão “bibliomaníaco”?

São simplesmente pessoas que amam livros… Não o conteúdo que eles tem, mas apenas a capa. São obcecadas por colecioná-los e apenas os compram (ou roubam) pelo prazer de juntá-los em algum canto da casa. Se você é dos que verdadeiramente lê todos aqueles que compra, continue assim… Caso contrário, já é hora de se preocupar!

2 – Se alimentar bem

Sim, também parece loucura que tal item esteja aqui, mas vamos analisar por partes. É importante lembrar que manter uma boa alimentação é essencial para uma vida mais saudável. No entanto, é algo que também pode se tornar um vício daqueles. Talvez você desconheça o significado da “ortorexia nervosa”. É algo que surgiu recentemente, após o boom da boa alimentação.

Diz respeito a um distúrbio de nosso comportamento alimentar, onde a pessoa acaba desenvolvendo uma compulsão por alimentos saudáveis. É comum que pessoas que sofram com isso excluam a gordura por completo de suas vidas. Embora pareça algo legal, vale lembrar que também precisamos dela pra viver! Vícios são, de qualquer forma, um perigo!

3 – Animais de estimação

Convenhamos, os bichinhos de estimação são plenamente capazes de fazer com que desenvolvamos vícios por eles. Ficamos imaginando o quão fofo é um cachorro… Consequentemente, se tiver mais de um a fofura duplica, triplica, e por aí vai. Principalmente quando se trata de filhotes! Embora esse possa ser um sentimento comum a várias pessoas, o perigo mora logo ao lado.

 É bem possível que você já tenha visto algum caso de “acumuladores de animais”. É algo que acontece com mais frequência do que imaginamos. É normal que pessoas assim vão resgatando animais das ruas e levando para a própria casa. Com o passar do tempo, muitos pets já estão na casa, em condições até mesmo insalubres.

4 – Internet

Sim, talvez não seja novidade para muita gente, mas é sempre válido lembrar! Muitos simplesmente não conseguem viver sem a internet. A atenção é praticamente 100% voltada para o ambiente online, e esse pode realmente ser um vício de grande perigo. Pessoas assim acabam sendo negligentes com a família e amigos, afastando pessoas importantes em prol de algo que pode não gerar bons frutos a longo prazo.

 5 – Fazer exercícios

Assim como já falamos no caso da boa alimentação, manter a boa forma e uma dieta regrada é algo que está “na moda”. Novamente é preciso salientar que esse novos hábitos são essenciais e realmente muito importantes, visto que garantem nosso em estar. Por outro lado, quando é algo que se transforma em vício, é preciso ser repensado.

Para alguém viciado em exercícios físicos, os resultados podem acabar sendo catastróficos. Segundo estudos realizados acerca do tema: “estudos genéticos  sugerem que os genes que controlam a preferência por drogas também controlam a preferência por comportamentos naturalmente gratificantes, como o exercício“. A partir do momento em que o corpo é colocado continuamente sob pressão e a pessoa é exposta aos desafios e estresse desse tipo de atividade, tudo pode se transformar em um verdadeiro perigo.

6 – Água

Mas seria mesmo possível alguém ter vício por água? Com certeza! Quase tudo nessa vida é capaz de nos deixar com vestígios de vício. Chamado de polidipsia psicogênica, o vício por água é provocado principalmente por aquela sensação da boca estar sempre seca, que por sinal, pode ser um efeito colateral de psicoses. Embora aconteça apenas em casos específicos, ingerir água excessivamente não é algo recomendado.

7 – Lixo

Embora pareça estranho, muita gente por aí é viciada em lixo. Sabe aquela pessoa que não consegue se desfazer de coisas que não lhe servem pra mais nada? Que sempre guardam uma caixinha, ou uma embalagem como “recordação”? Bem, esses casos podem acabar se agravando.

Existe um transtorno psíquico chamado disposofobia, que faz com que as pessoas não consigam se desfazer das coisas, assim como todos fazem. O acúmulo desse tipo de material pode ser um perigo, pois dependendo da forma com que são armazenados, podem propiciar a proliferação de insetos e animais que colocam a vida em risco.

E então pessoal, o que acharam? Já haviam imaginado que vícios de tais naturezas poderiam existir? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Bustle     Cracked
Imagens Pexels

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.