Bom Jardim Notícias.com

Chá de patchouli aliado da pele e do bem-estar

Chá de patchouli aliado da pele e do bem-estar

A planta de origem indiana também é conhecida por muitos como patchouly, patchouli, patcholi, pachuli, pachouli, patechuli, patexulí, vetiver e oriza. Ela tem seu óleo essencial usado há muitos anos na medicina alternativa, principalmente como incenso, inseticida e repelente.

Mas ao longo dos anos e devido aos avanços das pesquisas, descobriu-se que a patchouli tem diversas outras funções. Exceto a raiz da planta, todo o resto dela pode ser usada em tratamentos naturais.

Na medicina alternativa, a planta pode ser usada para quem deseja combater celulites, varizes, tratar problemas de dores musculares, inflações, retenção de líquido, aliviar sintomas de picada de insetos e evitar a proliferação de bactérias no organismo.

Para quê serve a patchouli?

O uso da patchouli ajuda a tratar doenças dermatológicas, como acnes e cicatrizes

Essa planta retarda o processo natural de envelhecimento (Foto: depositphotos)

As aplicações da planta servem tanto para benefícios emocionais até para tratar problemas de pele. O uso da patchouli ajuda a tratar doenças dermatológicas, acnes, eczema, pele rachada, cicatrizes, pé de atleta, queimaduras, dermatite, caspa, reduz a oleosidade do rosto e é um regenerador celular.

Além disso, a patchouli também ajuda a contrair e unir os tecidos, o que proporciona à pele uma maior firmeza, retardando o processo natural de envelhecimento da derme.

A planta também pode ser usada para quem busca tratar problemas como depressão, ataques nervosos, ansiedade, insônia e ainda ajuda a melhorar a concentração.

A patchouli ainda é uma planta afrodisíaca, revitalizante, antisséptica, antibacteriana, antiacnéica, antifúngica, citostática, condicionante, descongestionante, emoliente, demulcente, aromática, antimicrobiana, higienizante, recondicionadores, fixadora, desodorante e tônica.

Outra utilidade para tratamentos naturais que a patchouli é para tratamentos de cólicas menstruais, coriza, diarreia, dor muscular, eructação, dor de cabeça, fastio, febre, perda de apetite, diarreia, dispepsia, estimulante, náusea, vômito, fortalecer o sistema imunológico, tosse, influenza e halitose.

Formas de utilizar o óleo da Patchouli

Chá de Patchouli

Ingredientes

  • 4,5 a 9 g de patchouli seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente a erva. Depois que a água atingir a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos.

Massagem

50 gotas do óleo essencial extraído da patchouli pode ser misturado em 120 ml de hidratante corporal e servir como ótimo massageador.

Banho

Colocar duas gotas do óleo na esponja de banho e espalhar pelo corpo é outra maneira de aproveitar os benefícios trazidos pela planta.

Compressa

Caso a área seja pequena, você pode utilizar um pedaço de algodão para fazer a compressa. Molhe-o em água morna com as gotas de óleo e aplique na área afetada.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.