Bom Jardim Notícias.com

Benefícios da Maçã na Dieta e para quem Treina (super fruta)

Benefícios da Maçã na Dieta e para quem Treina (super fruta)

Exercícios físicos são fundamentais para quem busca uma saúde em equilíbrio e até mesmo um corpo mais modelado e bonito. Sem eles, todo o esforço com a alimentação pode ser em vão e emagrecer sem tonificar os músculos nem sempre é uma boa ideia. Mas sabemos também que a dieta tem um papel importante e o ideal é saber dosar nutrição e musculação para o resultado ideal. Nesse contexto, hoje iremos falar um pouco sobre os benefícios da maçã para quem treina.

Embora seja pouco consumida no mundo fitness, a maçã é considerada uma das frutas mais completas para os exercícios, afinal, ela tem baixo índice glicêmico e promove mais energia em pouco tempo – o que é tudo que precisamos antes de treinar. Se você, assim como a maioria das pessoas, não sabe ao certo qual a função dessa frutinha tão singela, acompanhe o artigo de hoje e comece agora a mesmo a inseri-la no seu dia-a-dia!

Entendendo melhor o que a maçã tem de especial

Quem pensa na maçã, dificilmente lembra dela como uma fonte de nutrientes e de vitaminas. Um pouco mais seca do que as frutas comuns da mesa do brasileiro, a maçã sofre alguns preconceitos por quem não entende muito de nutrição. Embora ela realmente tenha menos água que as demais, a maçã tem muitos outros benefícios que vão além da hidratação.

Rica em vitamina A e C, ela é uma verdadeira fonte de proteção para o corpo. Além disso, a maçã tem flavonoides, que são os responsáveis por ajudar na desinflamação corporal. Isso sem citar os minerais presentes na fruta: ferro, magnésio, manganês e o potássio, capazes de otimizar muito os treinos mais pesados.

Benefícios da Maçã na Dieta e para quem Treina

Citamos as mais diversas vitaminas e minerais que a maçã tem em sua composição, mas qual o real impacto que elas têm quando o assunto é musculação e emagrecimento? Vamos entender um pouco melhor dos benefícios que a fruta traz para quem treina, confira!

Benefícios da Maçã para os Músculos

Como dissemos lá em cima, a maçã é rica em flavonoides, que diminuem a inflamação geral do corpo. Isso significa que nossos músculos estarão menos propenso a sofrer com as dores dos treinos – especialmente se consumirmos a fruta em períodos próximos à eles.

E essa proteção muscular não deriva apenas dos flavonoides, mas também do potássio, que ajuda a otimizar as séries e é um dos minerais mais importantes de serem ingeridos por quem pratica exercícios regularmente.

Benefícios da Maçã no Emagrecimento

Dentre as substâncias presentes na maçã, existe uma que ainda não citamos, mas é essencial para ser a causa do emagrecimento em geral: a pectina. Ela é mais encontrada na casca da fruta e tem uma ação excelente para a dieta, que é a promoção da saciedade. Essa saciedade faz com que a dieta seja encarada de forma mais simples e até mesmo durar mais.

Outra vantagem para a perda de peso é o baixo índice glicêmico, que torna a maçã uma fruta bem segura de ser consumida antes dos exercícios mais intensos, já que ela não causa o aumento repentino da glicêmia.

Benefícios da Maçã nos Treinos

Como dissemos logo acima, a maçã tem baixo índice glicêmico, mas também é uma fonte de carboidratos. Porém, ela é rica em fibras, o que promove energia rápida sem prejudicar a dieta e nem a saúde em geral. Ou seja, a maçã é uma ótima aliada do seu pré-treino! Você pode consumi-la in natura 15 minutos antes das séries ou optar por um detox utilizando-a como ingrediente principal. Mas nunca se esqueça de fazer isso com equilíbrio e consultar um nutricionista a cada mudança de dieta.

Benefícios da Maçã além do Treino

Além dos treinos, a maçã tem uma série de benefícios para a saúde em geral. Vamos citar apenas alguns deles para que você compreenda o quanto é importante variar bastante na sua dieta e consumir de tudo um pouco para obter um corpo perfeito e super saudável.

Benefícios da Maçã para o Coração

Há inúmeros estudos que indicam que frutas como a maçã promovem melhor saúde do coração, devido às suas fibras que estimulam as veias e desinflamam os tecidos. Obviamente, muitos fatores devem ser levados em conta quando o assunto é funcionamento cardiovascular, porém, a sua alimentação pode ajudar e muito a prevenir problemas futuros. E a maçã é um dos alimentos que devem estar na sua lista de preferidos nesse sentido!

Benefícios da Maçã para Desintoxicação do Organismo

Um das funções principais da maçã é promover uma desintoxicação do organismo – é por este motivo que a maioria dos detox leva a fruta como ingrediente principal. Isso acontece basicamente devido aos seus antioxidantes, que estão concentrados principalmente na sua casca. Por isso, sempre consuma a fruta inteira ou bata-a inteira no liquidificador com os demais ingredientes do suco que pretende fazer.

Dito isso, há pesquisas que indicam forte relação entre a maçã e a prevenção do câncer – embora ainda existam alguns testes a serem feitos. De qualquer forma, vale a pena introduzi-la na dieta e aproveitar tudo que ela tem para oferecer..

Como consumir a Maçã?

É comum que as pessoas não gostem muito da casca da maçã e façam sucos ou a consumam sem ela. Este é um erro grande, pois é na casca que estão os maiores benefícios da fruta. Se você deseja mesmo obter o máximo dela, terá que se esforçar para ingeri-la por completo.

Quanto ao consumo, ele deve ser feito preferencialmente de forma natural, ou seja, comendo a maçã inteira depois de lavada. Mas quem tem tendência a enjoar de frutas, pode optar por sucos – preparados sempre com a casca – e até mesmo doces fitness ou saladas de frutas. A dica aqui é ser criativo sem perder a essencial principal que é a saúde!

http://www.dicasdetreino.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.