Bom Jardim Notícias.com

Como fazer chá de açafrão; veja receitas e benefícios

Como fazer chá de açafrão; veja receitas e benefícios

Recorrer a um medicamento natural para auxiliar na solução de problemas relacionados à saúde é uma prática bastante comum entre as pessoas. Nesse caso, o açafrão se destaca como uma poderosa erva capaz de evitar e tratar muito problemas.

Com o nome científico de Crocus sativus, o açafrão é uma planta originária da Índia. Dependendo da região onde é encontrado, o açafrão pode ser conhecido por outros nomes, a exemplo de açaflor, açafrão da Índia, açafrão verdadeiro, açafrão-da-terra, cúrcuma e gengibre amarelo.

A planta pertencente à mesma família do gengibre. O açafrão também entra no preparo de diversos pratos na forma de tempero ou corante. Ele pode ser encontrado com facilidade em supermercados, feira livre ou lojas de produtos naturais.

Benefícios do açafrão

O açafrão auxilia na proteção dos olhos e também a catarata

Seu uso está vinculado ao processo de prevenção, tratamento e cura de algumas doenças (Foto: depositphotos)

De acordo com especialistas, o açafrão é um poderoso anti-inflamatório natural. Além do mais, ele possui propriedades que podem ser bem aproveitadas pelo corpo humano. “O açafrão possui uma série de benefícios à saúde de quem o ingere de maneira constante”, endossa o médico Patrick Rocha.

O ingrediente é benéfico para a saúde dos olhos. “O açafrão auxilia na proteção dos olhos e também a catarata. Além disso, os ácidos graxos presentes em sua composição fortalecem as membranas celulares dos olhos, deixando-os mais protegidos contra raios solares”, diz Dr Rocha.

Entre as principais propriedades estão antifúngico; anticancerígeno; antibiótico; antiviral; antioxidante; antiespasmódico; estimulante e sedativo. Por esses motivos, seu uso está vinculado ao processo de prevenção, tratamento e cura de algumas doenças.

O chá de açafrão pode ser usado no combate a doenças cardiovasculares. “A curcumina presente no açafrão é capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. Quando o colesterol se oxida ele pode danificar internamente os vasos sanguíneos”, explica o médico.

Como consequência esse processo traz problemas para o coração. “O acúmulo do colesterol nos vasos sanguíneos forma placas endurecidas dentro de veias e artérias podendo ocasionar infartos, AVC e outros danos ao sistema cardiovascular”, explica Dr Rocha.

Mais sobre os benefícios do açafrão

O açafrão previne alguns tipos de câncer. Isso é possível graças a ação antioxidante, que retarda o envelhecimento natural das células. O consumo regular do chá do açafrão também impede que o câncer se espalhe por outras áreas do organismo, ajudando no sucesso da quimioterapia.

Porém, para obter tal aspecto, o tratamento deve ser acompanhado pelo médico. “Os carotenoides, o crocin e o safranal encontrados na iguaria se mostraram eficazes na inibição dos cânceres de cólon, fígado e ovário”, informa o médico.

Comumente o açafrão também é relacionado para auxiliar no combate problemas de pele, reduzindo o aparecimento de espinhas e acnes. Ainda, seu consumo previne o aparecimento do Mal de Alzheimer.

“O consumo de açafrão reduz o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide, que se deposita nas células cerebrais perturbando o bom funcionamento do cérebro”, destaca o médico.

Como se ainda não bastasse, o chá de açafrão auxilia no controle da diabetes, regulando o nível de açúcar no sangue e reduz as dores progressivas, tratando-as para que elas desapareçam. “O carotenoide presente na iguaria é extremamente útil contra uma série de doenças do envelhecimento, como a degeneração macular”, alerta o médico.

Açafrão para emagrecer

Além de todas as propriedades vinculadas ao uso do açafrão, ele também pode ser usado na busca pelo peso ideal. Porém, antes de saber mais sobre o assunto, é importante destacar que o açafrão não faz milagre. Sendo assim, é necessário algumas adequações na rotina.

Algumas dessas adequações diz respeito a seguir uma dieta saudável e ainda incluir a prática de exercícios na sua rotina diária. “A ação anti-inflamatória da curcumina é um dos mecanismos que ajudam na diminuição de peso”, testifica Drº Rocha.

Sobre a obesidade, ele afirma “o açafrão é um tanto quanto útil no tratamento de prevenção de doenças crônicas relacionadas com obesidade e excesso de gordura corporal pois a curcumina interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter o quadro de resistência à insulina, hiperglicemia, hipercolesterolemia”.

Como preparar o chá de açafrão

Depois de conhecer todos os benefícios vinculados ao uso do açafrão, agora chegou a hora de conhecer a forma de preparar o chá. Porém, seu uso deve ser acompanhado pelo médico.

Isso acontece pelo fato do ingrediente ser uma planta que pode ser altamente tóxica ao organismo, se consumida em grandes doses.

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 1 grama de açafrão.

Modo de preparo

Para preparar o chá de açafrão você vai precisar de uma panela com tampa. Ligue o fogo e leve a água para esquentar. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a erva de uma só vez. Deixe a panela tampada por cinco minutos.

Passado esse tempo, você vai precisar de uma peneira para retirar toda a erva usada no preparo da bebida. Logo em seguida, o chá está pronto para consumo. A recomendação é que o chá de açafrão seja ingerido em até duas doses diárias.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.