Bom Jardim Notícias.com

chá de cavalinha

chá de cavalinha

Para combater diversos problemas relacionados à saúde humana, uma boa alternativa é apostar nos remédios naturais. Nessa lista, o chá de cavalinha aparece como excelente bem feitor.

Conhecida popularmente como cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo e cola-de-cavalo, a cavalinha é uma planta utilizada como remédio fitoterápico para vários tipos de problemas, justamente pela propriedade diurética.

Porém, mesmo se tratando de um ingrediente natural, a recomendação é que o médico seja consultado antes de incluí-lo em qualquer que seja o tratamento. Isso vai evitar o desenvolvimento de possíveis problemas e alergias.

Benefício da cavalinha

A lista de benefícios à saúde do chá de cavalinha é bastante extensa. Segundo alguns autores, a planta possui ação tríplice em fitoterapia: diurética, hemostática e remineralizante.

Faça chá de cavalinha para estimular o funcionamento dos rins

Essa planta tem forte ação diurética (Foto: depositphotos)

“A cavalinha é uma planta que contém vitamina C, cálcio magnésio, fósforo, potássio, ferro e sódio. Ela tem um poder diurético muito forte, sendo indicada para quem tem muita retenção de líquido”, detalha a especialista em plantas, Suely Bernardo.

O chá de cavalinha acelera o metabolismo, ajudando nas dietas de eliminação de peso. “A cavalinha tem propriedades que ajudam a aumentar o metabolismo. O aumento do metabolismo junto ação diurética favorece a perda de peso”, afirma Suely.

O chá de cavalinha possui propriedades adstringentes, reduz a oleosidade, combate a flacidez, além de auxiliar no tratamento de feridas, doenças na pele, queimaduras e frieiras.

A erva possui propriedade antioxidante, justamente por combater os radicais livres e substâncias que podem dar origem a cânceres. Ela também pode ser usada para diminuir dores e prevenir o sangramento causado pelas hemorroidas.

Para quem anda esquecendo de coisas importantes, o chá de cavalinha tem o poder de ajudar a melhorar a memória. Além do mais, ela também combate a osteoporose e aumenta a densidade mineral dos ossos em homens e mulheres.

Incluir o chá de cavalinha no dia a dia auxilia no tratamento de problemas como bronquite, tosse seca, obstrução nasal e alterações na temperatura do corpo, estando ela ligada ao aparecimento de gripes e resfriados.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, “a cavalinha ajuda a tratar a celulite e melhorar a elasticidade da pele, flacidez e fortalecendo as unhas e cabelo”, completa a especialista.

Chá de cavalinha combate a retenção de líquido

A cavalinha possui muitos benefícios agregados para quem opta por incluí-la no tratamento diário. Porém, é mesmo para acabar com a retenção de líquidos que a erva recebe mais indicação de uso.

O uso de chás diuréticos é sempre uma boa opção para estimular o funcionamento dos rins, ajudando a diminuir o inchaço e dando uma sensação de leveza ao corpo. Nesse caso, o chá de cavalinha é uma excelente solução.

A título de conhecimento, a retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo.

Geralmente essa condição afeta algumas áreas pontuais do corpo, o que faz a pessoa identificar com mais facilidade. São elas: pernas, abdômen e mãos. Essa condição aparece quando o nível de líquidos ultrapassa os 75%.

Para que a retenção de líquido aconteça, é necessário que o corpo esteja em desequilíbrio. Nesses casos, o chá de cavalinha pode atuar como fonte de equilíbrio corporal.

Como usar a cavalinha

Chá de cavalinha

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) de cavalinha seca.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione a cavalinha seca. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos.

Antes de beber, passe o chá pela peneira para remover todo o excesso de ervas utilizadas no preparo. A dica é que o chá seja ingerido ainda morno.A recomendação é que o consumo não ultrapasse as duas xícaras por dia.

Banho com chá de cavalinha

Outra forma bastante utilizada para usar a cavalinha em prol da saúde é através do preparo do banho com a erva. Para preparar a receita, você vai precisar de apenas dois ingredientes.

Ingredientes

  • Uma banheira com água até a metade;
  • 3 punhados de talos secos de cavalinha.

Modo de preparo

O primeiro passo é encher a banheira até a quantidade recomendada. Logo em seguida, coloque a cavalinha direto na água. Vale lembrar que não precisa alterar a temperatura da água. Ela deve estar em temperatura ambiente.

Para fazer o banho, você deve entrar diretamente na banheira e deixar o corpo imerso por 10 minutos. Passado esse tempo, você já pode tomar banho normalmente.

Cuidados e contraindicações do chá da cavalinha

O chá da cavalinha é bastante indicado para tratar de alguns problemas de saúde. Porém, as pessoas devem ficar atentas às restrições que a substância apresenta. Antes de incluir a cavalinha ou qualquer outra erva na sua rotina, o médico deve ser consultado.

Fora isso, as mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação também devem ficar atentas. “O chá de cavalinha não deve ser consumido por crianças, quem tem problema de pressão baixa, problemas renais ou doenças graves”, completa Suely.

www.https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta