Bom Jardim Notícias.com

Estudo revela: andar de bicicleta pode prejudicar a qualidade do sêmen e causar problemas de ereção

Estudo revela: andar de bicicleta pode prejudicar a qualidade do sêmen e causar problemas de ereção

É inegável que andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais recomendadas. Ela queima calorias, tonifica a musculatura, favorece a oxigenação do cérebro e órgãos do corpo. No entanto, um estudo publicado na revista científica Fertility and Sterility, tem uma notícia não muito boa para os homens que praticam ciclismo.

O estudo, contou com um total de 2.261 homens que contribuíram com 4.565 amostras de sêmen fresco. Eles preencheram, também, um histórico de atividade física. Os pesquisadores mediram o volume de sêmen e a concentração dos espermatozoides. Além disso, a motilidade espermática, a morfologia espermática e a contagem de espermatozoides, também foram feitas.

A conclusão foi que 5 horas ou mais por semana pode prejudicar consideravelmente a qualidade espermática. A prática, segundo o estudo, interfere na concentração e na motilidade dos espermatozoides.

Turibio Barros, Coordenador do curso de Medicina Esportiva da Unifesp, escreveu em sua coluna do Globo Esporte que a prática intensa do ciclismo tem trazido preocupação. O problema seria o efeito da compressão da região do períneo (região entre o ânus e o pênis) em decorrência da sustentação do peso corporal sobre o selim da bicicleta. Isso causaria perda de sensibilidade da região escrotal, além de problemas relacionados ao fluxo de sangue do genital, causando problemas de ereção e mesmo na fertilidade.

E tem mais: O médico adverte que a prática de ciclismo, bicicross e spinning podem alterar ainda o resultado do exame de próstata. “O choque com o selim aumenta os níveis de PSA – substância que se eleva em casos de câncer de próstata. Por isso, não é recomendado que ohomem pratique esta atividade física na véspera do exame”, explicou.

www.http://diariodebiologia.com/

GLOBOESPORTE / SAUDE.IG  ARTIGO: LAUREN WISE ET A

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta