Bom Jardim Notícias.com

chá de cravo

chá de cravo

O cravo é bastante utilizado para enfeite, acentuar sabores e aromatização de doces, como beijinho, por exemplo. Mas essa iguaria tem outra grande utilidade; serve também como ingrediente no preparo de um benéfico chá. Aprenda como preparar a bebida que possui importante efeitos medicinais.

A especiaria possui inúmeras ações terapêuticas, tendo ação analgésica e antisséptica, contribuindo para o alívio natural de problemas como dores de cabeça e de dente, febre, cólicas menstruais, inflamações na garganta, candidíase oral, entre outros.

Além disso, o chá também ajuda a tratar problemas de pele, como acne e micose. A bebida natural ainda pode ser usada como uma forma alternativa de eliminar parasitas intestinais.

Devido à ação antioxidante que o chá de cravo possui, a bebida libera hidrogênio e contribui para a diminuição da peroxidação lipídica. Essa redução ajuda na quebra das gorduras poli-insaturadas e ainda combate o envelhecimento celular precoce.

Aprenda a fazer o chá de cravo e perca peso

O chá de cravo potencializa o funcionamento da tireoide (Foto: depositphotos)

A bebida também ajuda a regular os níveis do colesterol, age como antifúngico, antiviral, combate o mau hálito e ainda contribui para a melhora de problemas como hipotireoidismo, pois o chá de cravo potencializa o funcionamento da tireoide.

Chá de cravo da índia

Para preparar essa benéfica bebida, separe uma colher (de sopa) de cravos da Índia e um litro de água. Misture os dois ingredientes e leve ao fogo. Depois que alcançar a fervura, deixe por mais dez minutos e, só então, desligue. Deixe o recipiente abafado até esfriar um pouco e coe. Consuma logo em seguida, preferencialmente três vezes ao longo do dia.

Chá de cravo com abacaxi e hortelã

Ingredientes

  • Casca de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 litro e meio de água.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e deixe ferver. Depois de pronto, desligue o fogo e coe a bebida antes de consumir por, no máximo, três vezes ao dia.

Chá de cravo da índia e o emagrecimento

Outra grande função do chá de cravo é a de acelerar o metabolismo,contribuindo assim para a perda de peso.

A bebida age aumentando a produção da saliva e dos líquidos que possuem a função de fazer a digestão, o que intensifica e acelera a queima de gordura.

Chá “chapa abdômen”

Uma receita muito conhecida entre os tratamentos naturais e conhecida pela função de secar a barriga. A bebida feita a partir do cravo é popularmente chamada de “chapa abdômen”.

O chá, que também age como um termogênico, aumenta o gasto calórico e ajuda na diminuição do inchaço localizado na região da barriga.

A poderosa bebida redutora de medidas é feita com:

Ingredientes

  • Um punhado de cravos;
  • Três colheres (de sopa);
  • Três colheres de sopa de gengibre ralado;
  • Três pedaços de canela em pau;
  • Um litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e adicione a canela e o cravo. Leve os ingredientes para ferver e, depois de pronto, desligue o fogo e acrescente o gengibre. Deixe o recipiente abafado por cinco minutos. Coe a bebida antes de consumi-la. O mais indicado é ingerir três xícaras diariamente.

Contraindicações

Apesar de ser uma bebida natural e que traz inúmeros benefícios para à saúde, o chá de canela pode apresentar alguns riscos.

Pessoas que estão fazendo uso de algum tipo de medicamento só devem consumir a bebida com a autorização de um médico.

Grávidas devem evitar o consumo do chá de cravo, pois o mesmo pode trazer prejuízos para à saúde e formação do feto.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.