Bom Jardim Notícias.com

Yoga em casa: Primeiros passos para praticar sozinho

Yoga em casa: Primeiros passos para praticar sozinho

Muitas pessoas ouvem falar sobre Yoga, mas acreditam que não podem praticar yoga em casa. Há ainda quem ache interessante, mas não tenha ideia do que é de verdade. Ou que acredite que seja algo bem leve e que não valha a pena como exercício.

Nesse artigo você entenderá melhor o que é yoga, se é possível e como praticar yoga em casa. E vai entender mais sobre essa prática que ajuda muito em diversos fatores. Além de ser perfeita para todos.

Yoga em casa

O que é Yoga

A palavra Yoga significa unir ou integrar e é um conjunto de conhecimentos sobre corpo e mente de mais de 5 mil anos. O objetivo da Yoga é harmonizar o corpo, mente e respiração. São unidas técnicas de respiração, chamadas pranayamas e técnicas de posturas, as ásanas, além da meditação.

Yoga em casa é possível?

Sim, praticar yoga em casa é totalmente possível. Mas é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é procurar um médico antes para saber se você tem algum problema que possa te impedir de realizar as posturas.

Grávidas devem pedir a liberação do médico antes para saber se podem praticar durante a gestação. Mesmo que você já pratique yoga em casa ou na academia. É necessário buscar essa confirmação.

Yoga em casa

Opte por aulas se possível

Mesmo o objetivo do artigo sendo o foco da yoga em casa. Vale a pena buscar fazer aulas com um professor, nem que seja uma aula por semana. Ou apenas algumas aulas no início. Pegar esse pique no início com ajuda de alguém experiente vai te ajudar a lidar melhor com as posturas e a respiração.

Ter essa ajuda, mesmo que não por muito tempo, pode ajudar bastante. Mas não se esqueça de procurar aulas na internet para o seu nível, se você pretende praticar yoga em casa. É preciso ter um planejamento dos exercícios antes de executá-los.

Respeite seu corpo

Yoga em casa

É preciso respeitar limites. Principalmente para iniciantes. Você vai aprender e conseguir melhorar e se concentrar mais e fazer posturas que parecem difíceis para você no início. Leva tempo para o corpo se adequar a qualquer prática.

Por isso respeite os limites do seu corpo e a cada dia você vai avançar, mas é preciso cautela para não se machucar. Então, mesmo sendo algo indicado para todos, é preciso ter calma e paciência.

Benefícios da Yoga

A yoga trás muitos benefícios para todas as pessoas, não importa se você nunca praticou nenhum exercício ou se malha há anos.

  • Melhora o sono e desempenho sexual

Relaxamento e melhora da circulação sanguínea proporcionam melhores horas de sono e um desempenho sexual melhor.

  • Ajuda a emagrecer

Órgãos como o fígado, responsável por desintoxicar o corpo e o sangue, ganham mais força. Além do fato do relaxamento diminuir comportamentos compulsivos como comer por estresse.

  • Combate estresse

O equilíbrio da respiração, o exercício e a própria meditação, ajudam a reduzir o estresse e proporciona relaxamento, isso com poucos dias de prática.

Yoga em casa

  • Fortalece os músculos

Para os preconceituosos de plantão que acreditam que só musculação fortalece músculos. Assim como o pilates, a yoga não só trabalha a flexibilidade e alongamento, mas também aumenta a força. Chegando a tonificar regiões do corpo.

  • Melhora autoestima e a concentração

A yoga trabalha com limites do corpo, aceitação desses limites. Assim como busca por melhoria e a busca por entender o próprio corpo. Isso ajuda muito a melhorar a autoestima e motivação.

Limpeza antes da Yoga

Como a yoga é uma prática que não apenas envolve o corpo, mas também a mente, então é preciso seguir algumas regras. É ideal que se tome banho, prenda os cabelos e escove os dentes antes da yoga.

Yoga em casaExistem outros kriyas, ações de purificação, se você é iniciante tudo bem não fazê-los no começo. Mas vale a pena pesquisar mais para tentar praticar essa limpeza mais profunda, pois ajuda bastante na yoga.

O ideal é que se use uma roupa muito leve e confortável. Existem calças para yoga, mas você pode usar outra com a qual se sinta confortável, e que deixe seus movimentos bem livres. A yoga é praticada descalço.

Para praticar yoga é bom estar com o estômago vazio, afinal é feita toda uma purificação. Mas vale ressaltar que respeitar seu corpo é muito importante. Então se você não aguenta praticar os exercícios assim, ingira algo leve um tempinho antes de praticar yoga.

Leia a respeito

Yoga em casa

Se você quer praticar yoga em casa ou até mesmo indo a aulas, vale muito a pena buscar mais a respeito. Ler sobre o assunto, a história, as posturas e muito mais. Como foi dito, yoga é um conjunto de conhecimentos de 5 mil anos.

Existe muito conteúdo sobre o assunto e muita coisa interessante para ler a respeito. Por isso não fique tão preso a poucas coisas. Por mais que a internet possa te ajudar a aprender sobre o assunto. Busque livros, existe muito conteúdo.

Pratique meditação

Yoga em casa

A meditação foi citada aqui, e se você quer que praticar yoga em casa dê certo, será preciso praticar meditação. Pesquise sobre meditação também, e lembre-se, é como um músculo que precisa ser exercitado.

Você não começa pegando 50 quilos na academia, então não ache que vai ficar uma hora meditando logo de cara. Vá com calma, e aos poucos você chega lá.

Muita gente não tem sucesso na meditação por acreditar que deve ficar com a mente vazia, quando na verdade você deve focar em algo, como imaginar uma luz branca ou azul, por exemplo, e deixar que outros pensamentos passem pela sua mente e vá embora, quando você pensar em outra coisa.

http://malharbem.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.