Bom Jardim Notícias.com

Velame Branco: Benefícios e propriedades do chá dessa planta

Velame Branco: Benefícios e propriedades do chá dessa planta

A natureza está repleta de plantas com propriedades medicinais capazes de tratar problemas de saúde. E para usufruir dos benefícios destas ervas é necessário preparar, por exemplo, um chá feito com partes delas.

No caso do velame branco, pertencente à família das Apocinaceae, todos os efeitos positivos desta planta estão presentes na raiz, por isso esta é a parte utilizada para o preparo da bebida benéfica que trata, entre outros problemas, doenças que afetam a pele.

Propriedades medicinais do velame branco

  • Anti-sifilitica;
  • Depurativo;
  • Diurético;
  • Vulnerário.
O chá de velame branco combate e trata problemas relacionados a pele

O nome científico do velame branco é macrosiphonia velame (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Benefícios e indicações desta planta

A maior contribuição desta planta se refere aos benefícios que ela proporciona à pele, pois ela trata e previne o surgimento de determinadas doenças epidérmicas.

Assim, é possível tratar as afecções da pele, eczemas secos ou úmidos, impingem, erisipela, úlceras, feridas e manchas.

Além disso, é possível impedir a proliferação de intoxicações crônicas, o desenvolvimento de doenças venéreas e a progressão de úlceras do colo.

Como fazer o chá de velame branco?

Utilize duas gramas da raiz desta erva seca para cada xícara de água fervente. Una os dois ingredientes, tampe o recipiente e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.

Após o tempo determinado, coe o chá e beba logo em seguida sem adicionar açúcar, mel ou adoçante. A dica é ingerir o líquido até três vezes por dia.

Contraindicações e recomendações

De uma maneira geral, a melhor forma de cuidar da saúde é procurando um médico. Com o acompanhamento do especialista, é possível saber qual problema apresentado e as melhores formas de tratamento, sendo elas através de remédios naturais ou não.

No caso específico do velame branco, é importante destacar que ainda há poucos estudos com relação as reações da planta no organismo, por isso que é contraindicado para grávidas, mulheres em período de lactação e crianças menores de seis anos.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.