Bom Jardim Notícias.com

câncer sinais

câncer sinais

Notar os sintomas do câncer logo no seu início pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nos casos do câncer de mama e de útero, por exemplo, o diagnóstico precoce pode aumentar em até dez vezes as chances de cura. É preciso também estar atento a sintomas como sangue oculto nas fezes (relacionado a cânceres no aparelho digestivo) e nódulos no corpo (sintoma de diversos tipos de câncer), que podem indicar o surgimento de uma doença grave. Exatamente por isso, a organização Cancer Research UK (Pesquisa de Câncer do Reino Unido) fez uma pesquisa para descobrir os dez sintomas de câncer mais ignorados pela população. De acordo com a organização, muitos pacientes costumam achar que alguns sintomas do câncer são normais e, por isso, não procuram ajuda médica.

A pesquisa

Em todo o Reino Unido, foram entrevistadas 1.700 pessoas com mais de 50 anos de idade. Para surpresa dos pesquisadores, mais da metade dos entrevistados relatou já ter sentido ao menos um dos top 10 sintomas de câncer mais ignorados nos três meses que antecederam a pesquisa. Depois, um estudo mais aprofundado, realizado apenas em pessoas com diagnóstico de câncer, descobriu que 45% delas não procuraram um médico após sentir os primeiros sintomas da sua doença.

1) Sangramento sem causa aparente
Pode ser um indicativo de câncer de medula, de vulva, de útero, entre outros. Se o sangue está contido nas fezes (sangue oculto nas fezes), pode indicar câncer de intestino. Se for na urina, pode ser um sintoma de câncer nos rins ou na bexiga.

2) Surgimento de nódulos pelo corpo
Esses nódulos, na maior parte das vezes, são linfonodos aumentados, que podem indicar o surgimento de diversos tipos de câncer. É preciso estar atento à região do surgimento desses nódulos. Linfonodos aumentados na região da axila, por exemplo, podem ser um sintoma de câncer de mama. Em alguns casos, o nódulo é o próprio tumor, que pode ser palpado devido à sua proximidade com a pele. O autoexame das mamas, por exemplo, é indicado para se procurar a presença de nódulos nos seios justamente porque em muitos casos o tumor pode ser sentido pela paciente com as mãos ainda no seu estágio inicial.


3) Tosse e rouquidão
Pode ser indicativo de câncer de pulmão, de garganta, de laringe ou de faringe.

4) Mudanças do ritmo intestinal
Pode ser um indicativo de câncer de intestino ou de reto. Se acompanhado de sangue oculto nas fezes, o sintoma é ainda mais indicativo. Sangue de aparência mais escura está mais relacionado ao câncer de intestino, enquanto o de coloração mais viva e avermelhada costuma aparecer no câncer de reto.

5) Dificuldade para urinar
A dificuldade para urinar é um indicativo forte de câncer de próstata. Em alguns casos, pode ser também um sintoma de câncer de bexiga. No caso do câncer de bexiga, os problemas para urinar podem vir acompanhados de presença de sangue na urina.


6) Perda de peso intensa em curto período
Diversos tipos de câncer têm como sintoma a chamada síndrome consumptiva, caracterizada pela perda involuntária de peso superior a 10% em um curto espaço de tempo. As causas dessa perda intensa de peso são múltiplas, mas normalmente incluem uma alteração metabólica intensa, a dificuldade de alimentação ou condições de má absorção dos nutrientes.

7) Dor sem causa aparente
A dor é sempre um sinal de alerta do corpo. Mesmo quando branda, não passando de um desconforto passageiro, não deve ser ignorada. Dores leves ou simples desconfortos podem ser o sintoma inicial de diversos tipos de câncer. Nunca ignore uma dor!


8) Feridas que não cicatrizam
Diversos tipos de câncer alteram o modo como ocorre a cicatrização. Em alguns casos, a própria ferida que não cicatriza é, na verdade, uma proliferação cancerígena.

9) Dificuldade de deglutição (disfagia)
A dificuldade para engolir alimentos (dificuldade de deglutição ou disfagia) é o principal sintoma do câncer de esôfago. Outro sintoma desse tipo de câncer é uma constante sensação de “entalamento”, que pode se agravar após as refeições.

10) Manchas na pele 
O câncer de pele é o tumor com maior incidência na população – estima-se que 25% de todos os cânceres sejam de pele. O principal sintoma é um crescimento anormal de células da pele, usualmente no formato de manchas visíveis.
http://www.maisoumais.com

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Ana laura
    12 de março de 2018 às 17:26 Responder & darr;

    maravilha de artigo….

    adorei

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.