Bom Jardim Notícias.com

Chá de Rooibos é recomendado para melhorar digestão

Chá de Rooibos é recomendado para melhorar digestão

Chá de Rooibos ainda não é muito conhecido, mais vem ganhando popularidade no mundo graças a propriedades e alguns efeitos que lembram os do chá vermelho.

Hoje, vou mostrar um pouco do Chá de Rooibos, uma bebida de sabor doce e suave. Por falar em gosto adocicado e leve, isso ocorre devido presença de óleos essenciais e flavanonas (espécie de frutose sem calorias), encontrados na planta.

A erva não contém cafeína; e traz em sua composição boas quantidades de minerais, além de oferecer vantagens digestivas diversas que explicarei já, já…

Acredita-se que o Chá de Rooibos auxilia no tratamento da insônia, irritabilidade, dor de cabeça, cólica e dor de estômago – especialmente se esta tiver origem nervosa. Sem falar em sua função antialérgica, entre outras.

O aparelho digestivo merece um destaque em relação ao Chá de Rooibos, pois tudo indica que a planta fornece quercetina e quercitrina, elementos que podem atenuar disfunções digestivas e intestinais. Por exemplo: diarreia, prisão de ventre, gastrite, náuseas etc.

Por causa de suas propriedades antiespasmódicas, o Chá de Rooibos costuma ser utilizado para aliviar as cólicas e espasmos.

O Chá de Rooibos é usado como bebida isotônica pelos atletas para repor os sais perdidos durante a prática de atividades físicas, uma vez que é rico em zinco, cálcio, ferro, magnésio e potássio, e ainda apresenta efeito antioxidante.

Ou seja, combate os efeitos dos radicais livres, incluindo a possível inibição da formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele. Os flavonoides fazem partes dos componentes que ajudam a proteger as células e favorecem o fortalecimento de nosso sistema imunológico.

E mais: possui ação desintoxicante e, por esse motivo, é um chá bastante procurado pelos que buscam emagrecimento.

Outro ponto positivo no sentido da redução de medidas é a capacidade diurética da bebida, contribuindo para o alívio da retenção de líquidos no corpo, diminuindo a sensação de inchaço e a má digestão.

Ainda sobre propriedades e benefícios do Chá de Rooibos, há relatos de pesquisas indicando que a bebida pode proteger o coração, auxiliar no controle do açúcar e colesterol no sangue; prevenir a infertilidade e, ainda, atuar em diversos males ligados à ansiedade.

É claro que muitos proveitos do Chá de Rooibos precisam de estudos mais consistentes, assim como acontece com várias outras plantas medicinais. Mas essa infusão de tom avermelhado é indicada também para aliviar problemas de pele e manter a saúde de ossos e dentes.

Chá de Rooibos: modo de fazer, advertências e mais….

O Chá de Rooibos é produzido a partir das folhas de um arbusto muito cultivado na África do Sul, tendo sido utilizado durante séculos por tribos locais para preparar uma bebida quente repleta de benefícios à saúde.

Ok, depois de falar de tantas características e resultados positivos, então, você pode estar se perguntando como preparar e consumir o Chá de Rooibos.

É simples: você precisa adquirir a erva ou o chá em saquinhos. Geralmente, a proporção é de 10 g da erva para cada litro de água. Assim que o líquido ferver, coloque o Rooibos, apague o fogo e abafe a mistura.

Espere 10 minutos para que o sabor e as propriedades da erva sejam absorvidos pela água. E está feito! Lembrando que o gosto adocicado da bebida dispensa açúcar e demais itens com esta finalidade.

Antes de encerrar, um lembrete: é fundamental o acompanhamento especializado, a supervisão profissional ao administrar ervas. As plantas medicinais podem ter contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

http://chasbrasil.com/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta