Bom Jardim Notícias.com

Chá de Cana-do-brejo tem efeito diurético; veja preparo

Chá de Cana-do-brejo tem efeito diurético; veja preparo

Chá de Cana-do-brejo é feito de uma planta herbácea comum em matas costeiras úmidas e, como o nome já sugere, terrenos brejosos. Mas você sabe para que ele serve? Descubra agora mesmo seus benefícios e muito mais!

O nome científico é Costus spicatus. Popularmente, a Cana-do-brejo é famosa como cana-de-macaco, cana-roxa, paco-catinga, ubacaia, cana-do- mato, periná e jacuacanga, entre outros apelidos que mudam conforme a região em que é encontrada.

Na medicina popular, o Chá de Cana-do-brejo é utilizado principalmente como depurativo e diurético. Porém, sua consagração na América Latina ainda inclui ações sudorífera, analgésica e anti-inflamatória.

Acredita-se que a bebida ajuda a tratar problemas ligados ao aparelho urinário e disfunções de alguma maneira associadas à retenção de líquidos.

Por exemplo: dificuldade de urinar, cálculo renal, dor reumática, uretrite, nefrite, distúrbios menstruais, amenorreia etc. Estas são condições que tendem a responder bem ao efeito diurético do Chá de Cana-do-brejo.

Sobre os componentes que estariam por trás das propriedades da cana-roxa, os principais apontados são os seguintes: taninos, ácido oxálico, inulina e matérias pécticas. Existem várias formulações obtidas a partir da cana-do-macaco, sendo as partes utilizadas suas folhas frescas, hastes e rizomas.

Entretanto, o aproveitamento do poder curativo dessa bebida ainda requer cuidados, uma vez que é muito empírico, assim como acontece com diversas ervas, que necessitam de estudos mais aprofundados e amplos.

Sabe-se que consumir a Cana-do-brejo por muito tempo tende a provocar o aparecimento de cálculos de oxalato nos rins e vesícula, em função de seu alto nível de ácido oxálico.

Atenção: é fundamental o acompanhamento especializado, a supervisão profissional de um naturopata ou fitoterapeuta ao administrar ervas. As plantas medicinais podem ter contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

Apesar de o uso da ubacaia ser antigo e conhecido, não é isento de riscos. Lembrando que, em matéria de planta com finalidade de tratamento, nem todas as reações são conhecidas ainda.

Chá de Cana-do-brejo: preparo e orientações

Normalmente, o Chá de Cana-do-brejo é feito com folhas frescas picadas, na proporção de 2 colheres (sopa) da erva para cada litro de água.

Basta colocar a planta na água fervente, apagar o fogo, tampar o recipiente e deixar o preparo repousar por 10 minutos. E está pronto o chá de cana-roxa!

Uma curiosidade… A cana-do-mato é uma bela planta; serve frequentemente de ornamentação para jardins. Fornece lindas flores em tonalidade rosada, que enfeitam majestosamente os ambientes. O que muitos não sabem é que a planta possui características medicinais.

Entre os benefícios divulgados do Chá de Cana-do-brejo, estão a limpeza e desobstrução das vias urinárias; auxílio no combate a inflamações; ajuda na expulsão de cálculos; alívio da dor ao urinar; prevenção de arteriosclerose; tratamento de anemia, febre, hérnias, leucorreia, gonorreia, distúrbios menstruais, hidropisia e blenorragia.

O Chá de Cana-do-brejo é consumido ainda para favorecer a perda de peso, em razão de suas características diuréticas.

Mas é claro que a planta, por si só, não pode ser a única estratégia de redução de medidas. Os efeitos podem ser notados desde que sejam combinados com alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

Uma das precauções sobre a ingestão de chá de cana-do-macaco é na gravidez. Gestantes ou lactantes não devem consumir a bebida, exceto se houver prescrição do obstetra.

Antes de encerrar este artigo sobre Chá de cana-do-brejo, é relevante destacar que prolongar demais o uso desse remédio natural pode causar problemas de saúde. Aproveite as ervas medicinais com bom senso e acompanhamento adequado.

http://chasbrasil.com/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta