Bom Jardim Notícias.com

Treino intervalado: Conheça seus benefícios e como fazer

Treino intervalado: Conheça seus benefícios e como fazer

Para emagrecimento e perca de gordura localizada, o treino intervalado é o mais indicado. Com certeza é o tipo de treino que vai ajudar você a perder aqueles quilinhos e pneuzinhos que tanto incomodam.

Nesse artigo você aprende sobre os benefícios do treino intervalado, e como fazer. Assim pode aplicar esse tipo de treino na sua rotina. E conseguir obter melhores resultados, além de se sentir muito melhor.

Treino intervalado

O que é treino intervalado?

As atividades tradicionais aeróbicas realmente ajudam a queimar gordura, mas mais a gordura do sangue. No geral são atividades de baixa intensidade em tempo e intensidade contínua, por um longo tempo. Por exemplo, 1 hora de caminhada diária.

Esses exercícios de baixa intensidade não são os melhores aliados para quem quer perder gordurinhas. O indicado é que exercícios assim sejam feitos por quem está se recuperando de lesões ou iniciantes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 exercícios fáceis para fazer em casa sem aparelho

O treino intervalado intercala intensidades, entre moderado e forte, com pausas de recuperação em ritmo leve, sem parar. Esse tipo de treino não dura longos períodos de tempo, mas por ter a intensidade maior tem maiores resultados.

Acessórios úteis

Benefícios

Conheça alguns dos benefícios do treino intervalado e se empolgue para melhorar seus resultados.

  • Redução da gordura corporal

Já foi falado que devido a alternação e a alta intensidade a gordura corporal é eliminada mais facilmente.

  • Redução da fadiga

Quem pratica treino intervalado, que é indicado pela manhã, não sofre de cansaço daquela fadiga ao longo do dia. Claro que é necessário ter uma boa alimentação como aliada.

Treino intervalado

  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório

Melhora a capacitação de oxigênio e trabalha o coração, por isso é importante verificar a frequência cardíaca por minuto durante o exercício. Um relógio que verifica os batimento cardíacos é bem vindo.

Como fazer

Vamos te explicar como fazer o treino intervalado, basta seguir algumas dicas e na teoria é bem simples.

  • Alongamento e aquecimento

Antes de começar o exercício é preciso fazer um bom alongamento, sem exagerar, cerca de 30 segundos. Depois é preciso fazer um aquecimento antes de começar de fato o exercício.

O alongamento e o aquecimento preparam seu corpo para a atividade que vem a frente. Como será uma atividade de alta intensidade é necessário realizar esse preparo.

calorias

  • Escolha o exercício

Não é só corrida intercalada com caminhada, você também pode fazer treino intervalado em outros exercícios, como bike e corda. Basta escolher o que se encaixa melhor com você.

  • Monte o treino com intensidade moderada, alta e pausa de ritmo lento

Após o alongamento e aquecimento (em ritmo lento) comece a variar entre o moderado e intenso, pode ser 2 minutos em moderado e 2 em forte.

Depois retorne para o ritmo leve. Depois é só repetir o ciclo até completar o tempo de exercício.  Que pode ser entre 30 e 40 minutos.

Exemplo

Treino intervalado

Segue um exemplo de treino intervalado de corrida com duração de 30 minutos:

Aquecimento de 4 minutos de caminhada

2 minutos de corrida  moderada e intensa e 2 minutos caminhada leve

Repete esse ciclo por 6 vezes

Finaliza com mais 2 minutos de caminhada leve

Dica

Antes de sair fazendo qualquer atividade é indicado procurar um médico. Como o treino intervalado requer intensidade moderada e alta e pede muito do corpo é preciso procurar um médico antes.

Fazer uma avaliação física e uma avaliação cardíaca é bom antes de praticar esse tipo de treino. Evite problemas posteriores. Se você já faz exercícios de alta intensidade pode estar apto, mas ainda é indicado fazer avaliações rotineiras.

Se você é iniciante, além de procurar um médico, o indicado é que também comece devagar. Com 20 minutos no início. Indo apenas de leve a moderado. Com o tempo sua resistência aumenta.

http://malharbem.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.