Bom Jardim Notícias.com

Chá de canela com gengibre; confira benefícios e propriedades

Chá de canela com gengibre; confira benefícios e propriedades

A combinação de alguns ingredientes naturais, sobretudo no preparo dos chás, pode representar variados ganhos para à saúde. No que diz respeito a combinação de canela e gengibre, muitas propriedades e benefícios podem ser evidenciados.

O gengibre e a canela estão entre as especiarias mais consumidas ao redor do mundo. Seu uso se arrasta desde a antiguidade, até os dias de hoje, principalmente pela facilidade com que os dois ingredientes são encontrados.

Essa combinação ajuda no processo digestivo, no tratamento e prevenção de gripes e resfriados, alivia da dor, possui ação antiviral e o mais explorado perante todas as propriedades, o poder emagrecedor.

Porém, para fazer uso do chá de gengibre com canela, a recomendação é consultar um médico. Pois, mesmo se tratando de ingredientes naturais, o uso indiscriminado pode trazer sérias consequências à saúde humana.

Propriedades do chá de canela com gengibre

O chá de canela com gengibre emagrece e combate gripes, resfriados e dores de garganta

A combinação da canela com gengibre tem alto poder emagrecedor (Foto: depositphotos)

A combinação da canela com gengibre, além de muito saborosa, apresenta uma série de propriedades. Antes de conhecer, de fato, todas elas, é bom que você saiba que cada uma delas tem lá os seus benefícios.

Emagrece

Uma das propriedades que mais se destacam em relação ao chá de canela com gengibre é o poder de auxiliar no emagrecimento, justamente pelo efeito termogênico da bebida, que promove a queima de gordura e calorias.

Sendo assim, esse chá “aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas desnecessárias”, afirma a nutricionista Carol Morais.

Reduz colesterol

O chá de canela com gengibre reduz a absorção de colesterol pelo corpo. Isso acontece devido ao aumento do processamento das gorduras pelos ácidos biliares.

Alivia dores

Dando sequência aos benefícios associados a bebida, ela possui ação anti-inflamatória e antifúngica. Dessa forma, ela pode ser usada para combater as dores causadas pela artrite. A bebida também tem o poder de reduzir o inchaço corporal.

Evita gripes e resfriados

Devido a ação antiviral, o chá tem o poder de impedir que vírus e bactérias ataquem o corpo, evitando doenças como gripe, resfriado e até infecções.

Combate diabetes

O consumo do chá de canela atua contra a diabetes. “Ele aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a ampliar o centro de saciedade no cérebro e reduz os níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no tratamento de pessoas com diabetes tipo II”, emenda Carol Morais.

Conheça os benefícios isolados dos ingredientes

Depois de conhecer em quais situações a junção da canela com o gengibre é benéfica para o corpo, agora chegou a hora de conhecer os benefícios isolados de cada um desses ingredientes.

Benefícios da canela

Além de emagrecer, a canela também consegue combater o colesterol ruim

Essa especiaria é, sobretudo, lembrada devido a sua ação termogênica (Foto: depositphotos)

A canela é encontrada com mais facilidade na Ásia do Sul e a região de Oriente Médio. Ela tem propriedades antioxidante, antibacteriana e anti-fúngica. Isso se deve ao fato dela conter minerais como manganês, ferro e cálcio.

Entre os benefícios para a saúde agregados a canela estão: redução dos níveis de açúcar do sangue, colesterol e dor das artrites. A canela também ajuda na digestão, trata diarreia, resfriado, dores de cabeça e enxaqueca.

“A canela melhora o aspecto da celulite, pele, é preventivo do envelhecimento precoce, bem como patologias mais severas como o câncer”, destaca a nutricionista Isabella Correia.

A canela também faz bem ao sistema respiratório e controla o impulso e função cognoscitiva, estimulando o cérebro. Ela também pode auxiliar no processo de emagrecimento e evita problemas cardíacos.

Esse ingrediente também pode ser usado por quem tem diabetes, principalmente pelo fato de melhorar a atividade da insulina. Por seu uso está vinculado a acabar com as dores do corpo, a canela também atua contra os sintomas de artrite.

“A canela é eficaz contra a candidíase vaginal, candidíase oral e úlceras estomacais.  Inclusive, a canela começa a ser pensada como uma possibilidade de conservação de alimentos, já que inibe o crescimento de diversas bactérias”, completa a nutricionista Luciana Silva.

Benefícios do gengibre

O gengibre é especialmente conhecido pela sua ação bactericida

Essa raiz combate gripes, resfriados e inflamação na garganta (Foto: depositphotos)

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ele é visto como um poderoso remédio natural, principalmente pela ação antibactericida. Dessa forma, ele combate problemas respiratórios, tais como asma, bronquite e congestão do peito.

“É uma fonte rica de vitamina B6, magnésio, cobre, potássio e outros minerais. O gingerol, que é o composto que dá aquele saborzinho picante ao gengibre, é também antisséptico, anti-inflamatório e antioxidante”, endossa a nutricionista Carol Marais.

Além do mais, o gengibre também combate a gripes, resfriados e inflamação na garganta. Devido as suas propriedades antivirais, o gengibre também é benéfico ao sistema imunológico, protegendo o corpo de muitas ameaças.

O ingrediente também é usado com o propósito de aliviar as náuseas e combater as dores de cabeça. Os problemas relacionados a osteoporosetambém são combatidos. O gengibre alivia o desconforto causado por dores estomacais e regula o intestino.

No que diz respeito ao combate a certos tipos de tumores cancerígenos, o gengibre também se mostra bastante eficaz. Ele tem o poder de auxiliar no tratamento de reumatismo e cólera.

Chá de canela com gengibre

A indicação é de que o chá de gengibre com canela seja ingerido três vezes ao dia

O gengibre ralado e a canela em pau são as formas indicadas para o chá (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 300 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre ralado;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Para preparar o chá de canela com gengibre você vai precisar de uma panela com tampa. Coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, acrescente o gengibre ralado e a canela em pau e deixe ferver por cinco minutos.

Passado o tempo recomendado, desligue o fogo. Permaneça com a panela tampada por mais 10 minutos. Isso vai ajudar os ingredientes a soltarem todos os benefícios na água. Antes de ingerir, pegue uma peneira e passe a mistura por ela.

A recomendação é que a bebida seja ingerida até três vezes por dia. Nesse ponto, não custa nada lembrar que, antes de inserir o chá de canela com gengibre no seu dia a dia, o médico deve ser consultado.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.