Bom Jardim Notícias.com

Saiba como fazer chá de camomila

Saiba como fazer chá de camomila

Saber como fazer chá de camomila é importante pois ele é um dos mais requisitados quando o assunto diz respeito aos tratamentos alternativos. A bebida possui propriedades calmantes e digestivas, porém, tem seu uso vinculado a muitos outros problemas de saúde.

A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte. Uma das principais características físicas da planta é que ela possui pequenas flores brancas, semelhantes à margarida.

Apesar dos muitos benefícios que o chá de camomila pode representar para a saúde, a sua utilização nos tratamentos alternativos devem passar por recomendação médica, já que, mesmo se tratando de um ingrediente natural, pode trazer danos para a saúde.

Como preparar o chá de camomila

Para desfrutar dos benefícios da bebida, é importante saber fazer o chá de camomila corretamente

É recomendado tomar esse chá sem a adição de açúcar (Foto: depositphotos)

Para preparar o chá de camomila, basta prestar atenção na receita que será passada a seguir. Logo em seguida, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da bebida para a saúde humana.

Ingredientes

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher (de sopa) de flores de camomila fresca ou seca.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a quantidade de água recomendada na receita para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a camomila. Deixe repousar por 10 minutos com o recipiente tampado.

Ao fim desse tempo, pegue uma peneira e remova toda a erva utilizada no preparo da bebida.

Logo em seguida, coloque o líquido em uma xícara e beba ainda morno. Para obter todos os benefícios do chá de camomila, a indicação é de que ele não seja adoçado.

Propriedades do chá de camomila

Entre as principais propriedades do chá de camomila estão a calmante e a digestivas

A camomila é considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais (Foto: depositphotos)

Como foi dito no início do texto, o chá de camomila é bastante conhecido devido as suas propriedades calmante e digestivas. Porém, muitos outros benefícios estão vinculados a sua utilização.

Ela também possui ação cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória e antiespasmódica. A camomila também entra na composição de cosmético que podem ser usados para pele e cabelos.

“A camomila é considerada uma das mais antigas e versáteis ervas medicinais. As flores secas têm numerosas e amplas implicações para a saúde, graças ao seu alto nível de antioxidantes como terpenóides e flavonoides”, afirma o médico Juliano Pimentel em seu site.

A camomila possui compostos que favorecem várias áreas do corpo, entre eles fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico e a glicina, que auxilia na produção de colágeno.

Além desses, ainda são encontrados os taninos, que funcionam como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizada no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.

Segundo Juliano, “os antioxidantes vitais da camomila são encontrados nos potentes óleos da planta e são os principais contribuintes para suas propriedades de tratamentos naturais”, por isso que ela faz tão bem para a saúde.

Benefícios do chá de camomila

Se você sofre de indigestão, refluxo ou gases é imprescindível que aprenda a fazer chá de camomila

O chá de camomila é calmante, combate insônia, cólicas e previne a diabetes (Foto: depositphotos)

Calmante

A lista de indicações do chá de camomila é bastante vasta. Para início de conversa, o chá dessa erva é usado para aliviar o estresse, acalmar e relaxar. Ele também tem o poder de diminuir a hiperatividades.

“A camomila é uma das melhores ervas medicinais para combater o estresse e promover o relaxamento, de acordo com a pesquisa de Terapias Alternativas em Saúde e Medicina e Farmacognosia Review. Por isso, ela é muitas vezes recomendada como um remédio natural para a ansiedade e depressão geral”, enfatiza Juliano.

Combate insônia

Nesse sentido de promover o relaxamento, o chá de camomila também pode ser usado para combater a insônia. Esse benefício vem a partir do seu efeito sedativo. Ele é usado com propósito de estimular o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.

Trata indigestão, diarreia, gases e enjoo

O chá de camomila combate a má digestão e acaba com a diarreia. No estômago, a erva tem o poder de tratar as úlceras e os problemas ligados a esse órgão. No que diz respeito aos casos de enjoo, o chá de camomila é tiro e queda.

“Acredita-se que a camomila é um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos”, destaca o médico.

Diminui dores

A ação anti-inflamatória do chá de camomila ameniza as dores e o inchaços dos pacientes. Esse benefício é bastante aproveitado por quem sofre de problemas como artrite reumatoide.

Previne diabetes

O chá de camomila também pode ser usado para reduzir os níveis de glicose no sangue, prevenindo o aparecimento de diabetes. Na lista de indicações ainda pode ser ressaltada o combate as hemorroidas.

Alivia queimaduras

Na pele, o chá de camomila, quando aplicado diretamente na pele ou no couro cabeludo, tem o poder de tratar picadas de insetos, queimaduras, hematomas, queimaduras solares, erupções, coceiras, inflamações e catapora.

Combate o câncer

A bebida combate também o câncer. “Acredita-se que a inibição de células cancerosas seja devida aos antioxidantes chamados apigenina, que são constituintes bioativos que parecem ajudar a combater câncer de pele, próstata, mama e ovário”, emenda Juliano.

Ameniza cólicas

Sendo um forte relaxante muscular, a infusão da camomila pode ser utilizada para sanar sintomas de cólicas menstruais que afetam mulheres em seus períodos férteis, causando enjoos, vômitos e dores de cabeça.

As mamães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebês, também pode ser utilizada no período do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida.

Depois de todos os benefícios apresentados, agora fica fácil saber porque o chá de camomila deve fazer parte da sua rotina. “Para melhorar vários aspectos da sua saúde, procure incluir o chá de camomila na sua alimentação de verdade”, completa Juliano Pimentel.

Contraindicações do chá de camomila

Mesmo sendo uma bebida muito benéfica para o organismo humano, existem algumas contraindicações para a sua utilização. As gestantes não devem tomar o chá, pois ele pode causar danos ao feto, chegando até ao aborto.

Pacientes que utilizam remédios para tratamento de trombose não devem tomá-lo porque ele aumenta o risco de hemorragia.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.