Bom Jardim Notícias.com

Melasma: opções caseiras para amenizar manchas na pele do rosto

Melasma: opções caseiras para amenizar manchas na pele do rosto

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas na pele do rosto de cor acastanhadas. Além do rosto, onde é mais comum, pode também surgir nos braços e colo. Existem várias causas, como histórico de muita exposição solar, genética, fototipo de pele e hormônios. Os tratamentos são caros, mas há tratamentos com receitas caseiras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. No entanto, há procedimentos que podem ser feitos em casa e que amenizam bastante o problema.

A dermatologista Dra. Aleksandra Viana, colunista do site Tua Saúde, deu algumas dicas que ajudarão muito a cuidar dessas manchas na pele do rosto em casa. Ela deixa claro, portanto, que melasma não tem cura e que o tratamento mais eficaz é feito com ajuda do especialista. Seguem as dicas

BEPANTOL DERMA

A dermatologista diz que aplicar Bepantol derma solução (líquido) no rosto é uma ótima indicação para quem tem tendência ao melasma. Devido à vitamina B5 e outros princípios ativos da composição, o Bepantol pode ajudar a regenerar a pele inflamada e evitar a formação de manchas na pele do rosto.

MÁSCARA DE PEPINO E IOGURTE

Nada como algo bem natural para resolver um problema crônico, não é? A médica afirma que usar uma máscara hidratante de pepino com iogurte, irá acelerar a regeneração da pele. Como consequência, irá ajudar bastante no clareamento do melasma.

• Como fazer:  Bata no liquidificador ½ pepino e 1 copo de iogurte natural até obter uma mistura homogênea. Deixe a mistura agir no rosto por 15 minutos e depois lave com água gelada. Essa mascara pode ser repetida toda noite e, no dia seguinte, não esqueça de usar o protetor solar o tempo todo.

CHÁ DE AROEIRA

Dra. Aleksandra disse que tomar chá de aroeira também contribui para o clareamento das manchas. Esse chá tem propriedades que inibem a tirosinase da pele, ajudando a clarear manchas na pele. A tirosinase é uma enzima que acelera a produção de melanina na pele.

•  Como fazer: Prepare do chá com uma xícara de água fervente e xícara de cascas do tronco e folhas de aroeira. Além de beber, o chá pode ser aplicado na pele sobre as manchas.

COMER VEGETAIS

alimentação age diretamente na pele. O que você come reflete em como sua pele será. A dermatologista explica que quem tem melasma precisa comer tomates, espinafres, beterraba, laranja e castanha do pará. Tais alimentos são ricos em componentes que auxiliam na regeneração da pele, como luteína, leucopenos, ácido carboxipirrolidônico, vitamina C, vitamine E e selênio.

FIQUE LONGE DE FONTES DE CALOR

Isso é regra: pessoas que sofrem com esse problema, precisam estar constantemente longe de fontes de calor. Isso significa que até o calor do secador de cabelo, chapinha, forno, fogão podem piorar as manchas. Além do sol, a luz do computador, luzes fluorescentes irão agravar o melasma.

Por – Karlla Patrícia Silva – Bióloga

www.http://diariodebiologia.com/

 TUASAUDE  / SBD

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.