Bom Jardim Notícias.com

Tome chá de yacon para controlar a diabetes

Tome chá de yacon para controlar a diabetes

A utilização do yacon na medicina natural vem se perpetuando através dos anos, sobretudo pelas propriedades curativas que a erva apresenta.

Trata-se de uma planta que pertence à família das Asteraceae que tem seu uso associado ao controle da diabete, colesterol e glicose no sangue, além da regulação da flora intestinal.

O yacon é uma planta originária dos Andes, sendo encontrada também no Peru, Colômbia e Equador. Seu consumo começou a difundido pelo povo Inca.

No Brasil, a planta foi trazida pelos japoneses na década de 1990, sendo vastamente cultivada no interior paulista. O yacon se adapta bem a lugares de altitude elevada.

Entre as características físicas do yacon, destaque para a forma e o sabor. Ela se parece com a batata doce, porém possui sabor semelhante à pera. Devido a uma das suas principais indicações medicinais, o controle do diabetes, o ingrediente passou a ser mais conhecido por batata dos diabéticos.

O chá de yacon é indicado para controlar a diabetes porque regula a glicose no sangue

O nome científico do yacon é smallanthus sonchifolius (Foto: depositphotos)

O yacon apresenta elevado teor de água e baixas calorias. Tem como principal carboidrato o frutooligossacarídeo (FOS).

Ele se destaca por exercerem atividade bifidogênica, responsável por estimular o crescimento das bifidobactérias no intestino, conhecidas por protegerem contra o efeito de bactérias invasivas e patogênicas.

Propriedades medicinais do chá de yacon

No que diz respeito às ações que o yacon pode apresentar perante à saúde humana, destaque para a antidiabética, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica e reguladora intestinal.

Dessa forma, seu uso é indicado para tratar problemas de diabetes, colesterol, indícios de queda de glicose no sangue, regular a flora intestinal, controlar a pressão arterial, auxiliar na perda de peso, prevenir certos tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico.

Em relação ao uso da planta por paciente diabéticos, esses devem ter o nível de glicose sob constante monitoramento e acompanhado pelo médico.

Pois a batata yacon parece interferir nos níveis de glicose no sangue, mas não se conhece o mecanismo, nem sua interferência na insulina. Por isso, recomenda-se cautela.

Precauções

Por sinal, cautela deve ser uma constante preocupação do paciente em relação a utilização de qualquer ingrediente natural que seja.

Mesmo podendo não causar nenhum efeito contrário, o acompanhamento médico é de fundamental importância. Só esse profissional é capaz de certificar seu uso, baseando-se na necessidade de cada paciente.

Preparando o chá de yacon

Uma das formas mais comuns de aliar o uso do yacon em prol da saúde humana, sobretudo nas indicações passadas anteriormente, é através do preparo do chá.

Para tanto, você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma porção pequena de folhas secas do yacon. O primeiro passo é colocar a água para ferver em uma vasilha com tampa. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva.

Depois desse passo, deixe a mistura descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva e o chá estará pronto para ser consumido.

O ideal é que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras, mas o indicado é que o médico seja consultado para que tudo transcorra dentro da normalidade.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.