Bom Jardim Notícias.com

SUA SAÚDEMau cheiro no umbigo: médico explica o que pode ser umbigo fedido

SUA SAÚDEMau cheiro no umbigo: médico explica o que pode ser umbigo fedido

Algumas vezes percebe-se um mau cheiro no umbigo e é preciso ficar atento a isso. Qualquer mau cheiro em qualquer parte do corpo sempre será um sinal de alerta. Isso porque, muitas vezes, este é um sinal de infecção. O umbigo fedido pode ter várias causas. Mas o que pode ser? E afinal, como limpar essa estrutura?

O umbigo é apenas a cicatriz resultante da queda natural do cordão umbilical, e manifesta-se como uma cicatriz na pele. O cordão umbilical é a principal ligação do bebê com o corpo da mãe. É por ele que o feto se alimenta e recebe oxigenação. Mas ele perde a função quando o bebê nasce, o próprio organismo se encarrega de fazer a cicatrização natural formando o umbigo. Dr. Ivan Ferreira, colunista do site médico responde, deu algumas causas para que o umbigo fedido aconteça.

HIGIENE RUIM

Essa é a causa mais comum. De acordo com o site médico Americano UPCM Health Beat, naturalmente, nosso umbigo é povoado por mais 67 tipos de bactérias. Além disso é um terreno fértil para micoses e tudo que é sujeira. Até porque, vamos ser sinceros: poucas pessoas tem o cuidado de limpar seu umbigo periodicamente. Quando o mau cheiro está ligado a falta de limpeza, não haverá vermelhidão, dor ou coceira no local. Assim o que é preciso fazer é limpá-lo. Isso definitivamente resolverá o problema.

PIERCING

Alguns modelos de piercing, mesmo quando a cicatrização é perfeita, podem ajudar no acúmulo de sujeira e suor. Isso leva ao crescimento de colônias de bactérias e causam um mau cheiro bem acentuado no local. Mais uma vez, a higiene correta precisa ser aplicada. Observe, no entanto, se não há inflamação ou infecção ao redor do piercing. Vermelhidão e dor indicam problema.

FUNGOS

Como o umbigo é um local onde o acúmulo de umidade é inevitável, juntamente com o calor cria um ambiente ideal para crescimento de fungos. Um fungo bastante comum a povoar o umbigo é o mesmo causador da candidíase, o Candida albicans. Em uma infecção por fungos, os sintomas mais comuns são coceira, vermelhidão e mau cheiro. Porém, quando exala mau cheiro com secreção, é porque os fungos já tomaram conta da região e é preciso agir urgentemente. Geralmente, o tratamento é com cremes antifúngicos.

INFECÇÃO

A foliculite, inflamação dos folículos pilosos, também pode atingir o umbigo e causar uma infecção. Neste caso haverá dor, vermelhidão em volta do umbigo, mau cheiro e até secreção. É muito importante que essa condição seja tratada pois devido ao ambiente favorável para crescimento bacteriano, uma infecção pustulenta pode agravar o caso.

ÚRACO ABERTO

De acordo com Dr. Ivan, durante a formação fetal, ainda dentro do útero materno, várias estruturas se formam e se modificam até o desenvolvimento estar completo. Após o nascimento, o úraco se fecha e forma um ligamento entre o umbigo e a bexiga. Quando isso não ocorre, forma-se uma espécie de canal entre a bexiga e o umbigo. Durante o crescimento, podem se formar secreções dentro dele que são eliminadas pelo umbigo principalmente quando ocorrem infecções locais.

COMO LIMPAR O UMBIGO

De acordo com o site médico Americano UPCM Health Beat, essa higiene precisa ser feita todos os dias e ensinada às crianças para que criem este hábito ao longo da vida.

 Durante o banho, lave o umbigo com a mão usando apenas água e sabão.

• Enxugue muito bem o umbigo com a toalha. Isso é indispensável para retirar toda a umidade possível.

• Use uma solução salina (1 colher de sal em um copo de água filtrada) para umedecer um cotonete e limpe a cicatriz do umbigo, sem aprofundar muito.

• Use outro cotonete para secar a região.

• Jamais use produtos como cremes, géis e perfumes para essa limpeza.

Por – Karlla Patrícia – Bióloga

www.http://diariodebiologia.com

MEDICORESPONDE / UPCM

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.