Bom Jardim Notícias.com

Youtubers que entraram no Cotel fantasiados são encaminhados para audiência de custódia

Youtubers que entraram no Cotel fantasiados são encaminhados para audiência de custódia

Os youtubers Gerson AlbuquerqueMatuto Motovlog e Êta Bixiga foram autuados em flagrante, nesta terça-feira (17), por invadir, usando fantasias da série La Casa de Papel (macacões vermelhos e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí), o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Eles deverão passar a noite no xadrez da Delegacia de Paulista e serão levados, na manhã desta quarta (18), para audiência de custódia. O adolescente de 17 anos, que também é youtuber e participou da pegadinha, será liberado.

Segundo o delegado Diego Souza, titular da Delegacia de Paulista, os três homens – identificados como Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes Costa, de 33 anos, e Mateus Kleber Oliveira, de 20 anos – foram autuados pelos crimes de corrupção de menorinvasão de domicílio na forma qualificada e lei das contravenções – provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente ou praticar qualquer tipo de ato capaz de produzir pânico ou tumulto. Ainda segundo o delegado, eles também devem responder por favorecimento real, já entraram na unidade prisional com celulares.

Na delegacia, o pernambucano Gerson, que tem mais de 2 milhões de inscritos no Youtube e 158 mil seguidores no Instagram, disse que não queria entrar no Cotel e negou ter feito uma pegadinha. “Era o meu trabalho. A ideia não era entrar no presídio. Até porque a gente não é doido”, disse o youtuber. O jovem informou que entrou na unidade prisional porque uma fã que visitava um preso pediu um pão. “Eu estava com uma sacola com pão e mortadela. Ela me reconheceu e pediu um pão. Eu perguntei se poderia entrar para entregar a comida e ela disse que sim. Foi nesse momento que os agentes penitenciários apareceram, disseram para a gente colocar as máscaras e mandaram a gente entrar”, comentou.

Os três homens e o adolescente já haviam utilizado o stories do Instagram para exibir a fantasia de integrante da série. Eles também publicaram vídeos dançando uma paródia em ritmo de funk da música Bella Ciao, exibiram armas de brinquedo e posaram em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Gerson anunciou, na noite da última segunda (16), que gravaria um vídeo usando a fantasia. “Amanhã (hoje), de meio-dia, vai sair um vídeo no canal que estou saindo para fazer agora”, disparou o youtuber.

Apelidando os personagens de Belém, Paraíba e Minas Gerais, Gerson informou que chegou a ser abordado por policiais enquanto passeava fantasiado, com os amigos, dentro de um carro, na noite da última segunda. “Seis carros da polícia passaram perto da gente e só duas viaturas abordaram. Foi tenso”, disparou o jovem de 24 anos.

Nota
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, alerta a população para que episódios como os que foram registrados nesta terça não voltem a acontecer. “É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças a experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente, 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos” relata o gestor.

Entenda

O grupo, liderado por Gerson Albuquerque, de 22 anos, aproveitou o momento em que um veículo deixava o local para entrar na unidade, sendo abordado e quase baleado por agentes penitenciários. A intenção era fazer uma pegadinha para publicar no canal do Youtube.

Os agentes de segurança, ao perceber a movimentação estranha, imaginaram que se tratava de uma tentativa de resgate de presos. Os quatro foram rendidos e revistados. Apenas depois, eles revelaram que se tratava de uma pegadinha para a plataforma de vídeos. Gerson Albuquerque e os três amigos foram levados em uma viatura para a Delegacia de Paulista.

https://www.folhape.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.