Bom Jardim Notícias.com

Os 31 Benefícios da Laranja, Seus Tipos e Propriedades

Os 31 Benefícios da Laranja, Seus Tipos e Propriedades

Os benefícios da laranja vão muito além dos relacionados a vitamina C presente na fruta, veja agora quais são, se possui malefícios e contraindicações.

Você certamente conhece a laranja, não é? Ela é uma das frutas mais populares no país e do mundo afora. Mas você sabe o porquê? Faz ideia de todos os seus benefícios para a saúde?

Não? Então venha conhecer mais sobre essa poderosa fruta!

O que é?

A laranja é uma fruta cítrica, originada da árvore laranjeira, que é nativa da Índia e de países aos seus arredores. Ela foi trazida ao Brasil no século 16 pelos portugueses.

A fruta é famosa por facilmente se adaptar aos vários tipos de solo e de clima, por possuir poucas calorias, por seu sabor doce e azedo ao mesmo tempo e por ter tantos nutrientes e vitaminas.

A laranja é formada por gomos que variam da cor amarela à vermelha. Eles contêm o suco da fruta, muito usado para fazer bolos e doces, por exemplo. Ela possui diversos tipos, o que quer dizer que seu sabor é bem diversificado.

Vale a pena chamar atenção para o fato de que é importante comer ou utilizar a laranja logo após ela ser cortada porque a sua estrela, a vitamina C, se oxida rapidamente e a fruta acaba perdendo suas propriedades importantes.

Quais são suas propriedades e valores nutricionais?

A laranja possui por volta de 62 calorias a cada 130 gramas. Seu índice glicêmico é considerado médio, ainda que ela possua 16 gramas de carboidratos (que nas frutas são açúcares).

Ela ainda contém 3 gramas de fibras alimentares, o que equivale a 13% do que precisamos por dia desses nutrientes.

A propriedade mais famosa da fruta é, sem dúvidas, a vitamina C. A laranja oferece mais do que se necessita diariamente dessa vitamina (45mg). Cada fruta possui em média 70mg.

Além da vitamina C, a laranja também conta com as vitaminas A e do complexo B. Entre outros nutrientes, é importante citar o cálcio, o cobre, o folato e o potássio.

A fruta ainda tem diversos fitonutrientes (fundamentais para nosso organismo, pois fortalecem o corpo, deixando-o mais saudável e nutrido), como antocianinas, polifenóis, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos.

Pela laranja ser tão rica em vitamina C, sua ingestão em conjunto com suplementos ou outros alimentos com ferro impulsionam uma maior absorção desse mineral.

Quais são os tipos de laranja?

Existem muitos tipos de laranjas, mas elas basicamente fazem parte de duas espécies diferentes: a Citrus sinensis e a Citrus aurantium.

A primeira espécie diz respeito às laranjas doces, que são as mais utilizadas e vendidas.

A segunda reúne laranjas azedas e ácidas, que podem ter suas cascas e polpas usadas na culinária, enquanto suas flores são mais utilizadas para perfumes. Conheça os principais tipos de laranjas no nosso país:

Laranja-Bahia

Laranja-Bahia

 

Esse tipo é caracterizado por não ter sementes e ser mais fácil de descascar, por isso costuma ser usado em saladas.

Em alguns lugares do Brasil, a laranja-bahia é chamada de laranja-de-umbigo, por possuir uma saliência na sua parte inferior.

Laranja-Seleta

Ela é bem parecida com a laranja-bahia. É pouco ácida, tem a casca amarelo-clara e possui uma polpa bem suculenta. Hoje em dia, ela não é mais popular no mercado e por isso seu cultivo está se reduzindo bastante.

Laranja-Lima

A laranja-lima tem um sabor doce e suave, sendo a menos ácida dentre as laranjas mais conhecidas. Por essa qualidade, profissionais a recomendam para crianças e indivíduos com problemas digestivos.

É excelente para ser comida diretamente, pois sua polpa é suculenta e saborosa. Apesar disso, não costuma ser utilizada na culinária.

Laranja-Pêra

Essa variedade adapta-se muito bem a variados climas e é o tipo mais plantado no Brasil. Seu cultivo vai do Sudeste até o Norte.

Ela é menor do que as outras laranjas citadas e possui um sabor moderadamente doce. É ótima para o consumo direto e para o preparo de sucos e vitaminas.

Quais são os benefícios?

A laranja possui mais benefícios do que você imagina. Fizemos uma lista da maioria para você ter uma ideia:

1 – Prevenção de problemas cardíacos

As principais causas dos problemas cardíacos estão relacionadas ao entupimento das artérias, que ocorre devido ao consumo excessivo de alimentos gordurosos, entre outros fatores.

Os flavonoides, contidos nas laranjas, ajudam a diminuir o colesterol e a evitar que suas artérias fiquem entupidas. Dessa forma as chances de problemas cardiovasculares e ataques cardíacos reduzem muito.

2 – Saúde da pele

Os antioxidantes e a vitamina C agem muito bem na renovação das células e no retardamento do processo de envelhecimento da pele. Além disso, eles combatem os radicais livres, principais perigos à saúde epitelial.

3 – Saúde cerebral

O ácido fólico e o folato, elementos que estão entre os componentes das laranjas, impulsionam o desenvolvimento do cérebro e permitem que ele se mantenha saudável.

Por isso o consumo da fruta é recomendado para gestantes, porque ajuda a proteger o bebê de possíveis problemas neurológicos.

4 – Manutenção da imunidade

Já que apenas uma laranja supre mais de 100% da necessidade diária de vitamina C, pode ter certeza de que seu corpo estará mais protegido e com um sistema imunológico mais forte contra infecções e doenças.

5 – Saúde ocular

Não é apenas a pele que sofre com o envelhecimento. Os olhos também são prejudicados com o passar do tempo.

Como as laranjas possuem muita vitamina C (olha ela aí de novo), potássio e vitamina A, elas ajudam a melhorar a saúde dos seus olhos.

6 – Prevenção ao câncer

Uma pesquisa evidenciou que um dos compostos da laranja, o D limoneno, é eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama, de pele e de pulmão.

Bom lembrar que a vitamina C e os antioxidantes auxiliam na manutenção da imunidade do organismo e consequentemente combatem células cancerígenas.

7 – Evita as úlceras do estômago

As laranjas são muito ricas em fibras, as quais são benéficas à saúde do sistema digestivo. Quanto mais fibra você consumir, menos chances terá de adquirir úlceras e outros problemas nos intestinos e estômago.

8 – Saúde capilar

A vitamina C ajuda a produzir o colágeno e esta substância é essencial tanto para a saúde dos cabelos quanto da pele. Ela faz com que os tecidos capilares permaneçam juntos, o que evita e retarda a calvice.

9 – Prevenção ao endurecimento das artérias

Mais uma vez a vitamina C entra em ação! Agora ela está ajudando a fortalecer e a manter a elasticidade das artérias, o que por consequência evita que elas se endureçam e causem diversos tipos de problemas.

10 –  Auxilia a qualidade da visão

Os elementos com propriedades antioxidantes (luteínas, flavonoides, alfa e beta-caroteno, etc.) juntamente com a vitamina A fazem um combo muito importante para melhorar a qualidade de sua visão.

11 – Tira o mau hálito

A laranja na forma de chá é bem útil para complementar sua higiene bucal. Beber chá de laranja diariamente por um mês pode realmente diminuir seu mau hálito.

12 – Estimula a circulação sanguínea

Além de estimular a circulação sanguínea, a laranja também melhora o fluxo do sistema linfático (conjunto de vasos essenciais para o sistema circulatório). Isso ajuda a diminuir o nervosismo e a insônia.

13 – Uso afrodisíaco

Suas propriedades afrodisíacas são leves, mas seu uso frequente e rotineiro pode ser bem útil para resolver algumas desordens sexuais, como pouca libido, impotência e frigidez.

14 -Boa opção para diabéticos

Pessoas diabéticas não conseguem absorver a glicose porque seu pâncreas falha na produção de insulina. Como as laranjas possuem muitas fibras e seu índice glicêmico não é alto, isso pode ajudar na alimentação de diabéticos. Mas lembrando que seu consumo deve ser orientado por um profissional da saúde para não cometer erros.

15 – Saúde do feto

Mais um benefício, especialmente para as mulheres grávidas. Dessa vez é graças ao folato (produz proteínas estruturais), que auxilia no desenvolvimento do feto com saúde.

16 – Tratamento da mastite

As recém mães que estão amamentando podem se beneficiar bastante com o chá da casca de laranja.

Isso porque ele oferece nutrientes muito úteis na prevenção de problemas como a mastite (endurecimento dos seios pelo acúmulo de leite).

17 – Combate às infecções virais

Dois componentes já citados, os flavonoides (possui função antioxidante) e os polifenóis (possui função anti-inflamatória), são ótimos no combate às infecções virais.

18 – Saúde óssea e dental

Esse benefício vem graças ao cálcio, elemento conhecido por ser essencial para a saúde da estrutura óssea e para o desenvolvimento e força dos dentes.

19 – Sensação de saciedade

Por serem pobres em calorias e ricas em fibras, as laranjas proporcionam aquela sensação de barriga cheia e satisfação, o que evita que você coma muito durante o dia.

20 – Funções antioxidantes

Como você já deve ter reparado, a laranja possui uma alta quantidade de antioxidantes em suas propriedades. A função de um antioxidante é parar os radicais livres.

Assim eles deixam de prejudicar as células e isso evita muitos problemas, doenças e inflamações no organismo.

21 – Diminuição da pressão arterial

A hesperidina (normaliza a circulação sanguínea) e o magnésio (ajuda a controlar o açúcar no sangue, além de outras funções) auxiliam na estabilização da pressão arterial.

22 – Prevenção à artrite

Beber um copo de suco de laranja diariamente pode ajudar a prevenir inflamações que levam a problemas como a artrite. Isso ocorre graças ao seus componentes anti-inflamatórios.

23 – Prevenção aos problemas respiratórios

As laranjas são ricas em um fitonutriente chamado beta-criptoxantina, que é significativo na  redução dos riscos de câncer no pulmão e de asma.

24 – Redução da caspa

Mais um benefício em tomar o suco das cascas da laranja. Em adição, utilize a polpa em seu couro cabeludo. Isso vai diminuir as chances de as caspas aparecerem, assim como ajudará na higiene capilar.

25 – Prevenção aos cálculos renais

Consumir diariamente de meio a um litro de suco de laranja diminui o pH urinário, pois a taxa de excreção de ácido cítrico se eleva. Isso faz com que as chances de cristais e pedras nos rins caiam muito.

26 – Função depurativa

Algumas das propriedades da laranja auxiliam na eliminação de substâncias não-metabolizadas que se acumulam em alguns órgãos, o que pode causar problemas sérios.

27 – Evita problemas urinários

Consumir suco de laranja durante o dia pode ajudar a impulsionar as funções normais da bexiga e da próstata, o que combate infecções e evita inflamações.

28 – Combate à amigdalite

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que pode causar dores fortes na garganta. Para combatê-la, é indicado tomar um copo de suco de laranja com aloe vera, em jejum.

29 – Diminuição da febre

A vitamina C consegue eliminar diversas toxinas do organismo e assim reduzir as febres. Além disso, ela fornece nutrientes que deixam o corpo mais saudável.

30 – Colabora para o equilíbrio do organismo

A laranja contém diversos minerais alcalinos, que permitem equilibrar o corpo após a ingestão. Muitas pessoas se surpreendem com isso pelo fato de a fruta ser ácida.

31 – Regula os níveis de colesterol

Um estudo realizado em 2010 observou que beber suco de laranja durante 60 dias abaixa o LDL (colesterol ruim) em quem possui colesterol alto.

Quais são as formas de consumir?

Benefícios do suco
Certamente o suco de laranja é a forma mais consumida da fruta.

A laranja é bem flexível com relação às formas de consumo. Veja as principais:

Natural:

É a forma mais indicada por ser a mais benéfica à saúde. A ingestão de seus nutrientes é mais direta e mais eficiente desse modo.

Em sumo:

O sumo 100% não possui nenhuma adição, o que gera um maior aproveitamento de seus componentes.

Suco:

É recomendado que beba o suco de laranja assim que terminar de preparar, para que ele não perca nenhum dos nutrientes sensíveis a luz, como a vitamina C.

Nas saladas:

Acrescentar a laranja em sua salada dará um sabor especial, além de enriquecê-la com ainda mais benefícios.

No chá:

O chá de laranja e das suas cascas possu diversas vantagens para o corpo. Você ainda pode adicionar ervas e folhas que completem os benefícios.

Laranja engorda ou emagrece?

A laranja é muito utilizada para a perda de peso, por possuir poucas calorias e ser repleta de nutrientes e vitaminas benéficos ao corpo.

Para usufruir dessa vantagem, é essencial que se consuma a laranja na sua forma mais natural e pura, já que o seu bagaço guarda grande parte das vitaminas e além disso seu organismo perde várias calorias enquanto o digere.

Vale a pena substituir doces e alimentos gordurosos na sobremesa pela laranja. Essa também é uma boa forma de evitar ganhar peso.

Quais são os malefícios da laranja?

A laranja possui muito mais benefícios do que malefícios, mas ainda assim é bom mencionar alguns possíveis problemas.

Por ser tão rica em vitamina C, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas à fruta. Antes de consumir, procure saber se você possui algum tipo de hipersensibilidade ao alimento.

Consumir a laranja em excesso não é recomendado, pois ela pode causar problemas como diabetes.

A laranja possui contraindicações?

Além de ser contra indicada a quem possui alergias aos seus componentes, a laranja também deve ser evitada para pessoas com problemas gástricos, como úlceras, colite e enterite, assim como hepatite e colecistite.

Isso porque a quantidade elevada de acidez da fruta pode agravar ainda mais esses problemas. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar utilizar os óleos essenciais da laranja durante esses períodos.

Fonte – www.https://treinomestre.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta