Bom Jardim Notícias.com

8 Curiosidades sobre queijos que você deveria saber

8 Curiosidades sobre queijos que você deveria saber

Queijo fresco ou seco, à temperatura ambiente ou derretido, com ou sem lactose… Existem mais de 2.000 variedades de queijo no mundo e infinitas maneiras de apreciá-lo.

Confira curiosidades que todo amante de queijo deveria conhecer.

1. O queijo nasceu na Mesopotâmia há mais de 8.000 anos. Existem várias teorias sobre sua origem e, embora muitos não concordem com a data, o que parece coincidir está no lugar: Oriente Médio. Dentro do templo da deusa da vida Ninchursag (Mesopotâmia), está o primeiro documento gráfico da história sobre a sua produção, em um friso chamado ‘The dairy’.

2. A primeira fábrica de queijo foi inaugurada na Suíça em 1815. Até então eram feitas em casa e com uma finalidade eminentemente prática: evitar estragar o excedente de leite.

3. A Grécia é o país onde o queijo é mais consumido no mundo, com mais de 37 quilos por habitante por ano. Na Espanha, a região mais autônoma são as Ilhas Canárias, onde consomem em média mais de 9 quilos por pessoa por ano (2 quilos a mais do que a média nacional). Eles são seguidos por Murcia, Valência e Astúrias.

Variedades de queijos

4. O maior produtor de queijo do mundo é os Estados Unidos. Concentra 30% da produção mundial, com mais de 4.300 toneladas por ano. Ele é seguido pela Alemanha, com mais de 1.900 toneladas.

5. Como um bom amante de La Mancha, Miguel de Cervantes era um amante de queijo em sua variedade Tronchón. Prova disso é que em ‘El Quijote’ ele o menciona em várias ocasiões.

6. O queijo mais caro do mundo é o ‘Pule’ e é feito na Croácia. Seu preço pode chegar a 1.000 euros por quilo. É feito nos Bálcãs com um leite de uma raça especial de jumentos dos quais restam apenas 100, daí o seu preço proibitivo. Para obter um quilo de queijo ‘Pule’, são necessários 25 litros de leite.

7. No Reino Unido, uma joia de queijo é produzida: o “White Stilton Gold”. É uma edição especial do Stilton branco que é feita apenas em datas especiais como o Natal. Sua preparação inclui chips de ouro amarelo comestíveis, e é por isso que os britânicos o coroaram como “o rei dos queijos” (o preço do quilo ultrapassa os 700 euros).

8. Qualquer leite é usado para fazer queijo: vaca, cabra, ovelha, burro, búfalo … e até mesmo alce! Na Suécia é feito um queijo exclusivo e único, com leite de alce que é ordenhado por mais de duas horas seguidas. É também um dos queijos mais caros do mundo: cerca de 980 euros por quilo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.