Bom Jardim Notícias.com

Chá para melhorar o sono e tratar insonia

Chá para melhorar o sono e tratar insonia

Em meio a rotina agitada e o nível de estresse ao qual estamos expostos nos dias atuais, problemas como a insônia ou dificuldade para dormir estão cada vez mais comuns. As causas desses problemas variam muito de pessoas para pessoa e por isso é difícil encontrar soluções verdadeiramente eficazes.

Casos mais graves podem demandar tratamento médico especializado, mas no geral algumas dicas e receitas poderão te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. O importante é buscar encontrar meios para criar uma rotina de descanso que realmente funcione para você, afinal isso é de suma importância e uma questão de saúde.

No post de hoje vamos te apresentar algumas dicas naturais, caseiras e simples que prometem te ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Por tanto se você tem dificuldade para descansar e dormir profundamente, não deixe de conferir nossas dicas.

Algumas Dicas Práticas

Muitas pessoas possuem o hábito de ir para o quarto acender a luz, ligar a TV ou colocar música, responder e-mail e depois simplesmente não conseguem dormir. Ai aproveitam a insônia para adiantar as tarefas do dia seguinte ou organizar o guarda roupa que anda uma bagunça e por ai vai.

Hábitos assim mantém seu corpo agitado e por isso é tão difícil relaxar e pegar no sono. Desta forma, antes de adotar o uso de remédios ou outras receitas, crie uma rotina de relaxamento antes de dormir. Comece se desconectando do celular, criando um ambiente mais silencioso e sem nenhuma grande pertubação.

Dê preferência para uma iluminação mais amarelada e se possível com abajur e luminárias não centralizadas. Esse também não é o momento de pensar nas tarefas e e-mails não respondidos, busque esvaziar a mente e acalmar o corpo. Feito isso deite-se e ouça uma musica mais lenta, ou leia um livro, até que o sono se faça presente.

Chá de Valeriana

Além de criar um ambiente mais propício ao sono, você também pode associar o consumo de chás e outros alimentos mais relaxantes. A união dos dois fatores certamente irá tornar o momento mais confortável e consequentemente tornará o descanso mais fácil e profundo.

Além dos tradicionais chás de camomila, erva-cidreira, maracujá, entre outros, a Valeriana também é conhecida por ser uma ótima aliada no relaxamento do corpo e ajuda a acalmar, devido os seus efeitos sedativos. Usada desde a Roma Antiga até a Europa Moderna, a erva dos gatos é amplamente aplicada na recuperação das noites de sono.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) da raiz e caule de valeriana;
  • 1 xícara de água
Valeriana

Chá de Valeriana para Insônia

Modo de Preparo

Inicie o preparo do chá levando a água ao fogo e aguarde até que esta atinja o ponto de fervura. Feito isso, coloque a raiz e o caule da valeriana, misture e tampe o recipiente. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos, coe e sirva.

O consumo recomendado é de uma xícara de chá, três vezes ao dia, sendo uma vez antes de dormir. Entretanto seu consumo não é indicado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando. Não utilize o chá por períodos superiores a 10 dias e mantenha um intervalo de no mínimo 30 dias entre as temporadas de uso.

A valeriana também é associada à benefícios no tratamento de distúrbios da menopausa, enxaqueca, feridas e espasmos intestinais e estomacais. Mas atenção, a planta tem efeito sedativo e calmante e age como um remédio alopático qualquer, por isso você deve ter cuidado ao utilizá-la.

Fonte – http://natural.enternauta.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.