Bom Jardim Notícias.com

Praticar Exercícios Faz um Coração Adulto Gerar Novas Células, Diz Estudo

Praticar Exercícios Faz um Coração Adulto Gerar Novas Células, Diz Estudo

Nós já sabemos que todo exercício é bom para nós. Reduz o estresse, mantém nossos músculos e ossos saudáveis ​​e fortalece nossos corações. Mas os benefícios cardiovasculares exatos sempre foram menos claros.

Uma grande questão sempre foi se o coração pode gerar novas células ao praticarmos exercícios, uma vez que já tenha atingido o seu pico de maturidade. Se sim, isso pode significar que a prática de exercícios pode ser crucial para pessoas que têm certas doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca.

Em um novo estudo publicado este mês na revista Nature Communications, pesquisadores descobriram que, durante um período de oito semanas, ratos saudáveis ​​que corriam cerca de 5 quilômetros por dia em uma roda de hamster geraram quatro vezes mais tecido cardíaco que aqueles que não corriam.

Eles também fizeram os mesmos testes em grupos de ratos logo após induzir um ataque cardíaco nos roedores. Mesmo após um ataque cardíaco, aqueles que corriam consistentemente na roda mostravam sinais de desenvolvimento de novo tecido cardíaco. Os que não corriam não mostraram nenhum sinal de criar novas células.

Como isso soava promissor, os pesquisadores queriam entender os mecanismos em ação: que alterações celulares ou químicas no corpo permitiam a regeneração desse tecido cardíaco? Eles identificaram uma via possível pela qual o corpo pode criar essas novas células cardíacas, mas agora eles se perguntam se podem induzir essa mudança sem exercício – ou amplificar seus efeitos.

Então, por que isso é tão importante? Pesquisadores já haviam entendido que um coração adulto tem uma capacidade limitada de gerar novas células. De fato, os cientistas que estudam nosso sistema cardiovascular já pensaram que não tínhamos nenhuma capacidade de criar um novo tecido cardíaco. Agora sabemos que, em média, os jovens adultos podem renovar uma pequena quantidade – cerca de 1% – de todas as suas células cardíacas a cada ano, e essa quantidade diminui gradualmente à medida que envelhecemos.

Ao mesmo tempo, no entanto, os pesquisadores também descobriram que, em humanos, a insuficiência cardíaca pode resultar de apenas uma pequena quantidade de células mortas. Então, se o exercício pode fornecer resiliência, gerando novas células (mesmo que um pequeno número) e mantendo o equilíbrio, isso poderia prevenir a insuficiência cardíaca.

“O exercício repetitivo protege o coração de doenças, com um impacto semelhante a muitos medicamentos, embora a base para esses benefícios não seja completamente compreendida”, dizem os pesquisadores no estudo. Sabemos que o exercício aumenta o funcionamento do coração, bem como seu tamanho geral. No passado, porém, os pesquisadores sempre atribuíram isso a um aumento no tamanho de cada célula e não a um aumento no número total de células.

Os pesquisadores dizem que isso sugere uma base para entender por que o exercício físico regular é tão bom para o coração. E, mais importante, por que isso pode ser crucial para prevenir a insuficiência cardíaca e ajudar aqueles que acabaram de sofrer um ataque cardíaco.

Mas o estudo obviamente tem limitações. Embora todos os corações de mamíferos compartilhem muitas semelhanças, eles não são todos idênticos e nem a fisiologia geral de cada espécie. Diferenças grandes e sutis podem significar que as conclusões de um estudo com ratos não se traduzem em humanos.

O próximo plano dos pesquisadores é examinar o caminho mecanicista envolvido e de que maneira eles podem ativá-lo. Iniciar o caminho significa mais produção de células cardíacas, o que pode levar o equilíbrio na direção certa para alguém com insuficiência cardíaca ou que sofreu um ataque cardíaco.

“Se pudermos ativar esses caminhos no momento certo, nas pessoas certas, poderemos melhorar a recuperação após um ataque cardíaco”, disse Richard Lee, pesquisador de doenças cardiovasculares em Harvard e co-autor do estudo.

 Mais do que nunca, parece que o exercício físico regular é provavelmente a melhor maneira de maximizar a capacidade do seu coração e a capacidade potencial de gerar novas células.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/praticar-exercicios-faz-um-coracao-adulto-gerar-novas-celulas-diz-estudo/#ygmxcRfiMkv8b6EO.99

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.