Bom Jardim Notícias.com

Chás contra sinusite

Chás contra sinusite

Conheça alguns chás contra sinusite, veja em quais ervas apostar e o porquê de atuarem contra esses desconforto. Aproveite e saiba mais sobre essa enfermidade que atinge tantas pessoas, como evitá-la e quais os sintomas mais frequentes. Isso e muito mais você confere a seguir!

Na hora de tratar doenças como a sinusite, a natureza pode ser sua aliada. Isso porque, a partir de ervas específicas usadas no preparo de chás, os sintomas da sinusite vão embora, trazendo mais conforto para o paciente.

 É bom lembrar que a sinusite é uma doença que causa inflamação das mucosas dos seios da face. A partir daí, o paciente sofre com muito incômodo. Porém, é importante lembrar que consultar o médico é imprescindível.

Mesmo lidando com elementos naturais que são usados para o preparo dos chás e que vão ajudar no tratamento da sinusite, buscar orientação é a forma mais sensata de proceder para que um problema de natureza mais grave seja evitado.

5 chás para tratar sinusite

A partir de agora, você vai conhecer alguns chás que podem ser preparados para tratar os sintomas da sinusite. A maioria das ervas usadas no preparo são encontradas com facilidade, por isso a forma acessível desse tratamento caseiro.

Chá de camomila

O chá de camomila encabeça a lista dos chás contra sinusite. Veja como preparar de maneira fácil e prática. Você só vai precisar de 200 ml de água e uma colher (de sopa) de camomila.

O chá de camomila é um dos chás contra sinusite

Apesar de ser conhecido pelo poder calmante, esse chá pode atuar contra a sinusite (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de camomila.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a quantidade de camomila recomendada na receita. Deixe descansar por 10 minutos com a tampa da panela fechada.

Passado esse tempo, a indicação é utilizar uma peneira para facilitar a remoção da erva. A recomendação é que a bebida seja ingerida ainda morna sem a adição de qualquer adoçante.

Chá de tanchagem e boldo

O chá de tanchagem e boldo também atua contra a sinusite

Esse chá deve ser consumido morno, durante as crises (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • Meia colher (de sopa) de boldo do Chile,
  • Meia colher (de sopa) de tanchagem.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que ela começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente o boldo e a tanchagem. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Preserve a tampa fechada.

Passado esse tempo, você vai precisar de uma peneira para ajudar na remoção da erva utilizada no preparo do chá. A recomendação é que a bebida seja ingerida morna quando aparecerem as crises de sinusite.

Chá de carqueja

O chá de carqueja é muito recomendado para aliviar as crises de sinusite

A carqueja, além de favorecer o emagrecimento, também age contra a sinusite (Foto:Reprodução | Wikipedia Commons)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que apresentar os sinais de ebulição, desligue o fogo e coloque a quantidade de carqueja recomendada. Deixe o recipiente tampado e descansando por 10 minutos.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe todo o chá por ela. Isso vai facilitar a remoção das folhas de carqueja utilizadas na receita. Na hora de ingerir o chá, opte por tomá-lo sem adição de açúcar ou adoçante.

Chá de eucalipto

O chá de eucalipto aparece na lista dos chás contra sinusite

Não é recomendado adoçar essa bebida pois pode cortar seu efeito (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de eucalipto.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Quando ela estiver em ebulição, desligue o fogo e acrescente a quantidade de eucalipto recomendada na receita. Deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Passando esse tempo, a recomendação é usar uma peneira para remover toda a erva. Na hora de consumir o chá de eucalipto, você não deve utilizar açúcar nem adoçante, pois podem minimizar os efeitos da erva.

Chá de verbena

O chá de verbena é poderoso contra as temidas crises de sinusite

Duas xícaras desse chá por dia podem aliviar as crises de sinusite (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de verbena.

Modo de preparo

No preparo do chá de verbena você vai precisar colocar a quantidade de água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a verbena. Deixe descansar por 10 minutos. Preserve a tampa da panela fechada.

Passado esse tempo, pegue uma peneira e passe toda a mistura por ela. Isso vai ajudar na remoção da erva utilizada no preparo do chá. Logo em seguida, a bebida estará pronta para ser ingerida. A recomendação é tomar até duas xícaras por dia.

Outras formas de tratar a sinusite

Além da ingestão de chás, a sinusite também pode ter os seus sintomas tratados através de outras formas. Assim como os chás elas são tão simples quanto e são bem acessíveis. Basta ficar de olho nas indicações:

Inalação de solução salina

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de sal;
  • 100 ml de soro fisiológico.

Modo de preparo

Coloque a quantidade de água recomendada na receita para ferver. Nesse meio tempo, separe uma vasilha grande de vidro que tenha capacidade para acomodar a água. Assim que a água ferver, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes.

Para iniciar a inalação você vai precisar de uma toalha de rosto. Incline o seu rosto sobre a vasilha com a mistura a uma distância segura. Coloque a toalha na cabeça formando uma espécie de tenda. Depois é só inalar o vapor que sai da vasilha.

Inalação de camomila

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 6 colheres (de sopa) de camomila.

Modo de preparo

Leve a quantidade de água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a quantidade de camomila recomendada na receita. Misture um pouco e incline o seu rosto sobre a vasilha com a mistura a uma distância segura.

Para facilitar, você pode usar uma toalha de rosto. Isso vai ajudar a concentrar mais vapor na região do seu rosto. Para tanto, coloque a toalha na cabeça formando uma espécie de tenda. Depois é só inalar o vapor que sai da vasilha.

O que é a sinusite

Existem dois tipos de sinusite: a crônica e a aguda e se diferem pelo tempo da crise

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face (Foto: depositphotos)

A sinusite é causada por uma inflamação das mucosas dos seios da face. Isso acaba causando sensação de incômodo e dor ao paciente. Na maioria dos casos a sinusite pode aparecer de forma aguda ou crônica.

“A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”, detalha o médico Juliano Pimentel.

Geralmente a sinusite atinge uma pessoa devido a exposição a alguns fatores. Entre os principais estão: reação da rinite alérgica, alergias diversas, contato com  ou mofo ou como reação a gripes e resfriados.

Outra possível causa da sinusite é a obstrução nasal causada por gripes e resfriados que acabam por deixar a região da face um pouco mais sensível ou vulnerável a infecção por vírus e bactérias.

Ainda de acordo com Juliano Pimentel, a sinusite “pode ser consequência de uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face”.

Como foi dito anteriormente, a sinusite pode aparecer de duas formas: aguda ou crônica. O que distingue um tipo da outra é o tempo de duração dos sintomas. Para a aguda eles chegam a durar até quatro semanas. Já para a crônica, esse tempo é superado.

“Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal, ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor”, afirma o médico.

Em ambos os casos o tratamento para a doença tem de ser prescrito pelo médico. A preparação dos chás ou de qualquer outra forma alternativa para tratar os sintomas funciona de forma paralela.

Os sintomas da sinusite

Na maioria dos casos, os pacientes com sinusite sofrem de uma série de sintomas que podem ser ocasionados pela inflamação que dá origem a doença. Isso acaba trazendo uma série de desconforto.

Os sintomas mais comuns que são identificados nos pacientes com sinusite são: dor de cabeça, sensibilidade facial, dor ou pressão na região da cabeça, congestão nasal, descoloração, descarga nasal, dor de garganta, tosse e até febre.

Dependendo do grau da inflação, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade aumentada ou dor de cabeça, principalmente quando realizam o movimento de inclinar a cabeça para frente.

Para saber o que causou a sinusite, quando em contato com o médico, este vai prescrever uma série de exames. Além dos exames, o simples fato de apalpar certas regiões também pode dilatar a sinusite.

“A sinusite pode ser causada pela exposição à substâncias transportadas pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro”, afirma Pimentel.

Quando se tem conhecimento do que desencadeou a doença, fica mais fácil evitar as crises, evitando que o paciente sofra desconforto a partir dos sintomas. Por isso, é bom sempre ficar de olho e, a qualquer alteração, procure o médico.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/chas-contra-sinusite/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta