Bom Jardim Notícias.com

Como tratar picada de marimbondo – Cuidados obrigatórios!

Como tratar picada de marimbondo – Cuidados obrigatórios!

Antialérgico, gelo ou até cachaça? Vamos explicar o que é melhor para cada caso! Se você está indo de férias para o campo, um familiar seu o convidou para uns dias lá no interior. Você arruma tudo e parte para o descanso. Chegando na casa se depara com um ninho de marimbondos numa árvore bem perto da casa, e os bichos voando de um lado para o outro. A coisa ficou séria. O melhor é chamar alguém especializado para retirar esse ninho, mas quando estava chegando perto da casa para usar o telefone, acaba sendo picado por um. E agora, como tratar picada de maribondo? A solução para esse problema está neste artigo do umCOMO.

 

Como saber se é picada de marimbondo – Sintomas

Apesar de o marimbondo ser um inseto maior, há poucas diferenças nos sintomas entre uma picada de abelha ou marimbondo. A principal diferença é que os marimbondos não deixam um ferrão no local da picada. Portanto, se a picada não tem um ferrão é muito provável que seja uma picada de marimbondo.

Se por acaso não era um marimbondo e sim uma abelha consulte o artigo do umCOMO em que explicamos como tratar uma picada de abelha.

Os principais sintomas de picada de marimbondo são:

  • Dor intensa;
  • Vermelhidão no local;
  • Inchaço;
  • Possível acúmulo de líquido intersticial.

Sintomas menos comuns, porém possíveis:

  • Mal estar;
  • Ansiedade;
  • Coceira;
  • Suor intenso;
  • Náusea;
  • Dificuldade para respirar (broncoespasmo);
  • Pressão baixa;
  • Perda de consciência.

Alergia à picada de marimbondo

Não são raros os casos de pessoas que têm reações alérgicas a ‘mordidas’ de marimbondoe outros insetos. Quanto mais picadas, maior o risco de complicações e alergias. Uma reação alérgica forte pode evoluir para um choque anafilático.

Se você começar a ter falta de ar, tonturas, peito apertado, ou mesmo sensação que vai desmaiar consulte um médico rapidamente. Você pode ser alérgica ou não ao veneno do marimbondo, mas nesses casos convém não arriscar procedimentos caseiros. No caso da alergia evoluir muito rapidamente, uma antialérgico pode salvar a vida, mas é preciso ter certeza de que a pessoa não tenha problemas com aquele medicamento.

Picada de marimbondo, o que fazer?

Você acabou de ser picado por um marimbondo e agora? O marimbondo é vulgarmente designado de vespa, e costuma criar os seus ninhos em espaços como uma casa, nos galhos das árvores, etc. Eles não costumam picar para atacar, e sim para se defender quando se sentem ameaçados.

Como tratar uma picada de marimbondo

A primeira coisa a fazer é verificar se o bicho continua agarrado à pele. Se assim for retire-o mas tenha cuidado para que ele não consiga injetar mais veneno. Saia imediatamente da proximidade do local onde foi picado, se conseguir se proteja entrando em casa ou no carro. Retire o ferrão da picada se é que o bicho deixou ele, com marimbondos isso é raro.

A zona vai ficar dorida, vermelha, com coceira e inchada. No entanto você não deve tocarnela, nem sequer coçar. O que deve fazer é o seguinte:

  • Lave a zona de picada com água e sabão neutro (para evitar infeção);
  • Aplique uma compressa com água fria sobre a picada (para diminuir o inchaço);
  • Tome um anti-histamínico oral ou uma pomada corticosteroide (para diminuir coceira).

Existem alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da picada do marimbondo, no entanto é de referir que deve sempre consultar o médico se não estiver certo/a de que é alérgico/a ou não ao veneno do inseto.

O que passar em picada de marimbondo?

Aqui ficam os procedimentos caseiros para a picada de marimbondo:

  • Água corrente passando na picada, ou utilizar um pano com gelo dentro e colocar para aliviar o inchaço;
  • Coloque saliva na picada, e em seguida um torrão de açúcar meio úmido;
  • Pode usar cebolas cortadas, ou suco de limão natural sobre a zona afetada;
  • Pode também umedecer um pedaço de algodão com cachaça e aplicar na picada.

Quanto tempo para desinchar a picada de marimbondo?

Não existe um prazo específico para o alívio do inchaço da picada de marimbondo já que vai depender da quantidade de picadas, da parte do corpo e da sensibilidade de cada pessoa. No entanto, em situações normais elas devem desaparecer dentro de algumas horas ou até 10 dias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar picada de marimbondo – Cuidados obrigatórios!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Márcio Menino

Fonte – https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-picada-de-marimbondo-cuidados-obrigatorios-25779.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.