Bom Jardim Notícias.com

O que fazer quando uma pessoa desmaia?

O que fazer quando uma pessoa desmaia?

Os primeiros socorros em caso de desmaio vão depender da síncope já ter ou não ocorrido. Se a pessoa ainda não desmaiou, você deve sentá-la numa cadeira e colocar a sua cabeça para baixo. A seguir, peça para a vítima empurrar a cabeça para cima durante alguns segundos, ao mesmo tempo que você resiste ao movimento, empurrando a sua nuca para baixo com a palma da mão. Repita esse procedimento pelo menos 3 vezes.

Esse procedimento aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e, consequentemente, melhora a oxigenação do cérebro, podendo evitar o desmaio.

Contudo, se o desmaio já ocorreu, os primeiros socorros consistem em:

1) Afastar a vítima de algum local que lhe possa causar perigo, como escadas e janelas;

2) Arejar o ambiente ou transportar a vítima para um lugar mais ventilado. Locais quentes ou com aglomeração de pessoas devem ser evitados;

3) Deitar a vítima de barriga para cima e elevar as suas pernas acima do tórax, com a cabeça mais baixa que o resto do corpo, para melhorar a oxigenação do cérebro e outros órgãos vitais;

4) Virar a cabeça da pessoa para o lado para facilitar a respiração e evitar asfixia em caso de vômito;

5) Afrouxar a roupa para favorecer a circulação sanguínea;

6) Não dar água para a vítima logo depois de acordar para evitar que ela se afogue, uma vez que ainda não recuperou totalmente os reflexos;

7) Ajudar a vítima a se sentar e dizer-lhe para respirar fundo por algum tempo. A pessoa deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada antes de se levantar para evitar um novo desmaio;

8) Caminhe um pouco com a pessoa, que deve respirar fundo e devagar;

9) Leve a vítima para um serviço de urgência.

Vale lembrar também o que não fazer em caso de desmaio: nunca jogue água fria no rosto da vítima para acordá-la; não ofereça álcool ou amoníaco para ela cheirar; não sacuda a vítima para tentar acordá-la.

Uma pessoa pode desmaiar pode diversas razões. Dentre as principais causas estão a hipotensão arterial (pressão baixa), jejum prolongado com queda da taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia), dor muito forte, longos períodos de atividade física, vômitos, alterações emocionais, frio ou calor extremo, uso de drogas ou medicamentos, permanecer em pé por tempo prolongado, problemas cardiovasculares e neurológicos.

Os sinais e sintomas que antecedem um desmaio incluem mal-estar, escurecimento da visão, transpiração excessiva, perda de consciência, relaxamento da musculatura, palidez e respiração superficial.

O desmaio ou síncope é a perda dos sentidos causada por diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Caracteriza-se por uma fraqueza muscular generalizada que impede a pessoa de se manter em pé, levando à perda da consciência.

A pessoa que desmaiou deve ser vista por um médico clínico geral ou médico de família para que as causas do desmaio sejam esclarecidas e recebam o tratamento adequado, se for o caso.

FONTE – https://medicoresponde.com.br/o-que-fazer-quando-uma-pessoa-desmaia/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.