Bom Jardim Notícias.com

Melhor chá para diabetes

Melhor chá para diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, mas pode ser controlada.

No mundo dos tratamentos alternativos, você sabe qual o melhor chá para diabetes? Essa é uma dúvida bem comum de ser identificada, tanto em pessoas portadoras da doença, como em quem gosta de estar sempre bem informado.

Antes de tudo é bom que você saiba que realmente existe alguns chás que são mais indicados para serem consumidos por pacientes com diabetes do que quando comparado a uma pessoa sem essa condição.

Porém, antes de ingerir qualquer substância que não faça parte da sua rotina ou dá início a qualquer tratamento alternativo, o ideal é que o médico seja consultado. Isso vai garantir mais segurança e evitar problemas futuros.

Chá para diabetes

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com diabetes. Se não houver um controle eficiente, a expectativa é que, em 2040, esse número cresça para 642 milhões de doentes.

“Quem sofre com diabetes sabe o quanto este problema é difícil e precisa de atenção. Independentemente da idade, o indivíduo pode desencadear essa doença e muitos fatores são responsáveis para que isso aconteça”, afirma o médico Patrick Rocha.

As propriedades aparentes de alguns chás favoreceram pequenos estudos sobre o diabetes e a sua cura. “Contudo, não há estudos de elevado nível de evidência científica que garantam as eficácias de muitas plantas medicinais”, diz Rocha.

Sendo assim, a partir de agora, você vai conhecer um pouco sobre os chás que podem ser ingeridos por pessoas que possuem diabetes. Vale destacar que as ervas que serão sugeridas a seguir passaram por testes e pesquisas específicas.

Chá de pata de vaca

A chá de pata de vaca é um dos melhores para controlar diabetes

O nome dessa planta se dá devido ao formato de suas folhas (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 4 folhas de pata de vaca.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas de pata de vaca. Deixe a mistura descansar por 10 minutos, coe e a bebida estará pronta para ser ingerida.

Chá verde

O chá verde é um dos melhores para controlar diabetes

Além de emagrecer, esse chá controla a diabetes (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de erva de chá verde.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por cinco minutos. Use uma peneira para retirar a erva e a bebida já pode ser ingerida.

Chá de casca de maracujá

O chá de casca de maracujá é um dos melhores para controlar diabetes

Esse chá é um calmante natural, mas também eficiente para casos de diabetes (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de pó de casca de maracujá.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Logo em seguida, quando entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente o pó da casca de maracujá. Deixe descansar por 10 minutos, coe e a bebida está pronta para ser ingerida.

Chá de quixaba

O chá de quixaba é um dos melhores para controlar diabetes

Para esse chá, não utilize panela de alumínio (Foto: Reprodução | UFRGS)

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (de sopa) de casca picada de quixaba.

Modo de preparo

Para preparar essa receita coloque a água para ferver em uma panela que não seja de alumínio. Logo em seguida, coloque a casca de quixaba e deixe ferver por 10 minutos. Após isso, deixe descansar por 10 minutos, remova a casca e ingira a bebida.

Chá de erva mate

O chá mate é um dos melhores para controlar diabetes

Esse chá é muito apreciado para fins medicinais (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de erva mate.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva mate. Deixe descansar por 10 minutos com a tampa da panela fechada. Logo em seguida, coe e ingira ainda quente.

Chá de carqueja

O chá de carqueja é um dos melhores para controlar diabetes

Esse chá também é famoso por ser um potente diurético (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja.

Modo de preparo

Coloque a quantidade de água recomendada na receita para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a carqueja. Deixe a mistura repousar por 10 minutos. Ao fim desse tempo, use uma peneira para remover toda a erva.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é um dos melhores para controlar diabetes

A indicação é consumir esse chá ainda morno (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 2 colheres (de sopa) de hibisco.

Modo de preparo

Para prepara o chá de hibisco, coloque a água para ferver. Assim que estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente o hibisco. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Use uma peneira para remover a erva e ingira em seguida.

O que é diabetes

Depois de conhecer quais os melhores chás para diabetes, agora chegou a hora de aprender um pouco mais sobre a doença. A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia).

Na maioria dos casos, o problema surge devido a secreção ou ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas. Esse hormônio controla a entrada de glicose nas células, o que é aproveitada nas atividades celulares.

Dependendo das condições apresentadas pelo paciente, a diabetes pode ser classificada de duas formas: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2. A identificação se dá através da realização de exames e percepção dos sintomas.

Sobre os dois tipos de diabetes citados, o Dr. Rocha explica. “O primeiro tipo é autoimune e não tem como evitar, mas é possível controlar. Já o segundo tipo é possível evitar com uma rotina mais saudável”.

O benefício do chá para a diabetes

O chá faz parte de uma forma alternativa que pode ser adotada para auxiliar no tratamento de algumas doenças. No caso da diabetes, ele podem ajudar a controlar os sintomas e trazer melhor qualidade de vidapara as pessoas.

“Fazer uso de chás é muito bom para a sua saúde e você pode incluir alguns em sua alimentação diária, mas quando o motivo para tomá-los é a cura de uma doença, a sua perspectiva deve mudar”, enfatiza o médico Patrick Rocha.

Porém, é necessário que os pacientes com diabetes sejam orientados e supervisionados por um médico. Até porque, sua alimentação e hábitos diários tem de seguir uma linha de controle para a doença.

Dependendo do caso, o chá pode ser uma ferramenta de auxílio, porém, nunca deve substituir uma alimentação ou os remédios prescritos pelo médico. “O resultado provavelmente será um agravamento do quadro”, endossa o médico.

Nesse ponto, Dr. Rocha sugere. “Uma alimentação inteligente, associada a exercícios regulares é a maneira mais correta de controlar o seu diabetes. Aposte também em um cardápio com quantidade de carboidratos reduzida”.

A prática regular de exercício é outro grande aliado para combater ou controlar o diabetes. “As atividades promovem a entrada de mais glicose em nossas células e, consequentemente, reduzem os níveis dessa taxa no sangue”, finaliza o médico.

Fonte – https://www.chabeneficios.com.br/melhor-cha-para-diabetes/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.