Bom Jardim Notícias.com

Conheça as vantagens do sabonete íntimo

Conheça as vantagens do sabonete íntimo

Quando pensamos em limpeza, é natural vir à nossa cabeça aquele banho gostoso depois de um dia de trabalho. Na maioria das vezes, homens e mulheres costumam se banhar utilizando o mesmo sabonete para o corpo inteiro, mas não é de hoje que a inovação na área cosmética vem beneficiando a nossa vida, inclusive nas horas mais íntimas. Afinal, todos querem se sentir limpos e protegidos, principalmente quando se trata da parte mais amada do corpo por muitos, nossa genitália.

Utilizar produtos diferenciados e específicos para cada área do corpo é algo que as mulheres já estão acostumadas a fazer, porém o que muitos não sabem é que a indústria cosmética já criou também a versão masculina dos sabonetes íntimos.

Apesar de ser um produto que já está praticamente inserido em nosso dia a dia, muita gente ainda tem dúvida do por quê se deve usar. Sim, se deve usar e como se deve usar o sabonete íntimo, e já vamos te responder por quê. Ginecologistas e urologistas são sempre recebidos com diversas perguntas sobre o produto e tentam tirar o máximo de dúvidas de seus pacientes, mas nem sempre podemos ir ao médico só para matar a curiosidade, não é?

Por que a região pélvica necessita de cuidados especiais?

Essa é uma pergunta que muitos fazem ao se deparar com os diversos tipos de produtos para higiene íntima na hora da compra. A resposta é simples: a região pélvica tem a pele mais fina e sensível, ficando praticamente o dia inteiro coberta com tecidos grossos das roupas, que não permitem a circulação de ar, deixando o local abafado e úmido, ajudando a proliferação de fungos e bactérias. Com isso, podem surgir diversos tipos de problemas, que vão desde alergias até doenças sexualmente transmissíveis.

Como a pele da região pélvica é mais fina, possui um pH diferenciado do restante do nosso corpo. O pH (potencial hidrogeniônico) nada mais é que uma escala numérica de 0 a 14, que mede a acidez de um produto ou da própria pele. Na pele do rosto e do corpo, o ideal é ter pH entre 4,7 e 5,75; já da região íntima varia entre 3,8 a 4,5. Um exemplo de neutralidade é o pH da água, que é igual a 7. Portanto, qualquer valor abaixo disso é ácido e acima é alcalino. Essa acidez é criada pelo manto ácido, a parte da pele em que a água do nosso corpo protege as camadas externas.

Sabendo dessa diferenciação na escala, fica mais fácil entender por que é necessário um cuidado especial na hora de higienizar nossas partes íntimas. Foi justamente nesse foco que as empresas criaram sabonetes com pH balanceado, para auxiliar não só na limpeza mas também no tratamento da pele genital. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres — lembrando que a mulher possui um pH mais ácido que o homem, portanto os produtos utilizados precisam ser diferenciados.

Como falado anteriormente, a mulher possui um pH mais ácido justamente na região íntima para proteção de fungos e bactérias nocivos, por isso a importância de usar um sabonete com pH ideal para essa região. O sabonete comum em barra, geralmente é mais alcalino, podendo ressecar ou irritar a pele. Outro problema que pode ocasionar é a alteração do pH da região íntima, deixando a região menos ácida e ficando, portanto, mais suscetível a proliferação de fungos e bactérias.

Um cuidado diário

Não adianta você comprar o sabonete íntimo e só utilizá-lo de vez em quando. Assim como é necessário tomar banho todos os dias para garantir a retirada das impurezas e sujeiras do nosso corpo, nossa região íntima também precisa de atenção especial diária.

Os sabonetes íntimos são hipoalergênicos, ou seja, não causam irritação da pele. Em sua composição são encontrados ácidos lático e graxos, glicerina e controladores de pH.

Escolhendo o sabonete íntimo

Assim como escolhemos os produtos de cuidado com os cabelos e o corpo, também deve ser na hora de comprar o sabonete íntimo. Procurar por produtos que atendam às suas necessidades é primordial. Existem diversas marcas no mercado com variação de preço e componentes.

Um bom exemplo são os frascos de 35 ml da linha Hot Flowers, ideal para as mulheres levarem na bolsa ou em kits de viagem. Com pH balanceado, higieniza a região íntima sem irritar a pele. São encontrados em diversas fragrâncias. Também tem a versão com 130 ml para o uso diário, inclusive um de uso exclusivo para os homens. Ainda existem os sabonetes íntimos com extratos naturais, que ajudam a balancear o pH e ainda hidratam e cuidam da pele.

Na hora de escolher, tenha em mente como será utilizado. O bom mesmo é ter as duas versões em casa: a pequena, para levar na bolsa, e a maior, para manter no banheiro de casa. Assim, não importa onde esteja, a higiene íntima sempre estará em dia.

Como utilizar o sabonete íntimo?

Diferente do tradicional, o sabonete íntimo vem sempre na versão líquida, sendo de fácil aplicação. Para usá-lo, basta aplicar uma pequena quantidade na palma da mão, fazendo uma leve espuma. Espalhe-o na região pélvica e massageie com delicadeza para não machucar (lembrando que a pele dessa região é mais fina e sensível).

Os homens precisam ter um cuidado especial na hora do banho íntimo. Aqueles que possuem excesso de pele ou fimose não podem esquecer de lavar por dentro da pele que cobre a glande, para retirada de quaisquer sujeiras, impurezas e resíduos de urina e esperma.

Enxágue bem após a aplicação do produto e, caso necessário, repita a operação. Lembrando de secar bem a região pélvica após o banho. Manter a região íntima seca e limpa evita a proliferação de fungos e bactérias que podem causar alergias e outras doenças. A higienização da região íntima deve ser feita com os dedos — o uso de esponjas, toalhinhas, cotonetes ou quaisquer utensílios pode causar feridas.

A saúde da sua região íntima está em suas mãos

Depois de ter aprendido tudo isso, ficou fácil de entender que só depende de você livrar suas partes íntimas de irritações ou doenças mais sérias, como corrimentos nas mulheres e candidíase tanto masculina quanto feminina.

Lembre-se de lavar sempre as mãos antes de tocar na região pélvica. Isso vale também para a hora de se limpar após utilizar o banheiro; em geral, as pessoas têm o hábito de lavar as mãos somente depois, porém é importante lavá-las antes também, principalmente se você estiver na rua. Afinal, você irá “limpar” sua genitália com as mãos sujas? Então, lave as mãos antes e depois.

A higienização após a relação sexual também é muito importante. Deixar as partes íntimas sujas com resíduos corporais pode causar irritações na pele e reter fungos. Após o sexo, a melhor pedida é tomar um banho. Que tal tomarem juntos?

O sabonete íntimo é um produto necessário e importante para a boa manutenção de suas partes íntimas. Com elas em dia, fica muito mais confortável e prazeroso praticar sexo com seu parceiro ou parceira. Desfrutem da higiene, do toque, do cheiro… da experiência de uma região íntima preparada com o cuidado que merece. Muito prazer!

Fonte – https://www.desejooculto.com.br/dicas/vantagens-sabonete-intimo/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.