Bom Jardim Notícias.com

Minérios de Bom Jardim

Minérios de Bom Jardim

A Minérios legou a Bom Jardim o slogan de “Terra do Granito Marrom-Imperial”. Implantada em 1981, atualmente exporta seus produtos para diversos países, tais como China, Itália, Índia e Estados Unidos, além de outros, proporcionando grandes benefícios ao nosso município. Infelizmente, sempre existem aqueles que, por uma razão qualquer, tentam denegrir ou colocar “gosto ruim” naquilo que vem dando certo. Ultimamente, notícias inteiramente falaciosas envolvendo o nome da Minérios de Bom Jardim S/A chegaram à Câmara dos Vereadores. Na verdade, para usar linguagem atual, tais notícias não passam de “fake news” e têm o único objetivo de tumultuar. Depois de circularem no facebook, talvez tentando lançar dúvidas quanto à lisura e legalidade das operações da Minérios, tiveram alguma repercussão, principalmente entre pessoas desavisadas e que não residem no município. Na base do “Maria vai com as outras”, criaram uma celeuma inútil “sem pé nem cabeça”, gerada por pessoa despeitada, provavelmente com o intuito de prejudicar a empresa. Porém, quem quer que se disponha a fazer uma análise criteriosa da denúncia geradora do “disse-me-disse”, facilmente concluirá que se trata de retaliação, produto de desforra pessoal.


Diante disso, faz-se necessário reconhecer que a Minérios de Bom Jardim, desde o início de suas atividades mineralógicas no subsolo bonjardinense só trouxe benefícios. É sabido que, de conformidade com o artigo 20, inciso IX, e artigo 176, parágrafo 1º, da Constituição Federal, “todas as riquezas minerais existentes no solo e no subsolo do Brasil”, inclusive as jazidas prospectadas no município de Bom Jardim, são de propriedade da União. Ainda, segundo o supracitado artigo, é assegurada aos Estados, Municípios e Órgãos da Administração Direta da União, a participação no resultado financeiro da lavra desses recursos minerais, por meio da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração Mineral. Convém esclarecer que um total de R$ 2.470.324,82 (dois milhões, quatrocentos e setenta mil, trezentos e vinte e quatro reais e oitenta e dois centavos) foi gerado pela ação empresarial da Minérios de Bom Jardim S/A no ano de 2017. De acordo com o montante acima mencionado e conforme o que estabelece a Portaria nº 340, publicada no Diário Oficial da União em 11/10/2006, a alíquota a que Bom Jardim tem direito corresponde a 1,3%, parcela ínfima, que no exercício de 2017 significou pouco mais de 200.000,00 (duzentos mil reais).
Não obstante, o mais importante a ser levado em conta é a geração de emprego e renda para mais de uma centena de famílias bonjardinenses ligadas direta ou indiretamente à empresa ao longo dos 37 anos de sua existência neste município, cujos funcionários têm direito a café da manhã e almoço, sem nenhum registro de atraso salarial para com seus colaboradores. Isto sim, é preciso que seja dito e repercutido! Acrescente-se ainda que a Minérios obedece rigorosamente a todos os itens de preservação recomendados por órgãos governamentais, como CPRH e IBAMA, no que se refere aos resíduos prejudiciais à natureza, adotando inclusive o reuso de águas utilizadas no processo de laminação dos blocos graníticos. Além dos aspectos já referidos, inúmeros outros poderiam ser adicionados cuja extensa relação seria impossível caber neste curto espaço. Para concluir, vale também acrescentar que as portas da Minérios de Bom Jardim estarão sempre abertas à visitação de escolas locais e de outros municípios, bem como de quaisquer outros interessados, dependendo unicamente de prévio agendamento junto à empresa nos endereços seguintes: EMAIL – granex@velomaxmail.com.br FONE (81) 33392073 / FAX / (81) 3339-3925.

Fonte – Correio do Agreste

Texto – Dodó Felix

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.