Bom Jardim Notícias.com

Novidades: Ciro em 2º, Haddad empatado com Alckmin

Novidades: Ciro em 2º, Haddad empatado com Alckmin

Helena Chagas – Blog Os Divergentes

Os cenários de segundo turno são assustadores para todos os candidatos, dando a vitória a Bolsonaro em todas as simulações.

Além da consolidação de Jair Bolsonaro na liderança num quadro sem o ex-presidente Lula, a pesquisa do DataPoder360 que circulou ontem traz mudanças importantes no quadro, que podem ou não representar tendências mais permanentes. Ciro Gomes, que tem sido mais eficiente em ocupar espaços na mídia, ultrapassou Marina Silva e aparece em segundo lugar nos três cenários testados, com percentuais entre 11% e 12%.

Marina, com 6% a 7% pelo levantamento, aparece embolada no segundo pelotão com Geraldo Alckmin (entre 6% e 7%) e Fernando Haddad (6% a 8%). Haddad, aliás, é a outra novidade da pesquisa: sem aparecer muito ou sequer dizer que é candidato no lugar de Lula, aparece competitivo na disputa – o que leva a imaginar que, com o apoio explícito do ex-presidente e campanha do PT, possa ir bem mais longe.

Outra sinalização importante do DataPoder360 vai para os tucanos que não se cansam de conspirar para trocar Geraldo Alckmin por João Doria: o ex-prefeito de SP não vai mais longe do que seu ex-padrinho, ficando empacado nos 6% no cenário em que é testado. Ou seja, o problema não é do produto Alckmin, e sim da marca PSDB. Álvaro Dias  ex-tucano candidato pelo Podemos e com poder de fogo partidário muito menor, tem quase os mesmos índices, entre 5% e 6%.

Os cenários de segundo turno são assustadores para todos os candidatos, dando a vitória a Bolsonaro em todas as simulações. É preciso considerar, porém, que o levantamemto foi feito durante o período da greve dos caminhoneiros, que deu maior exposição a Bolsonaro e seus seguidores.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.