Bom Jardim Notícias.com

Chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional?

Chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional?

O chá de hibisco também chamado de infusão da Jamaica, é uma bebida muito recomendada para reduzir a hipertensão arterial, a diabetes tipo II e os níveis de colesterol do corpo. Ele também melhora a função hepática, trata as cólicas menstruais, é antidepressivo e ansiolítico, além de ser digestivo e diurético, o que contribui para a perda de peso. Mas um produto natural tão bom às vezes tem contraindicações que, dependendo do caso, nem mesmo vale a pena o consumo. Este texto fala sobre se o chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional ou não. Acompanhe.

O que é um anticoncepcional

O anticoncepcional é o método usado para prevenir uma gravidez, nesse caso, o anticoncepcional falado é aquele ingerível que as mulheres costumam usar quando não querem ter filhos naquele momento. Há pouquíssimo tempo, testes foram realizados com anticoncepcionais masculinos, que anulam a produção de espermatozoides. Até agora, os resultados têm sido satisfatórios, mas algumas outras questões devem ser investigadas antes da comercialização.

Portanto, por enquanto o meio é de focar nos anticoncepcionais femininos, e, no caso deste artigo, na pílula anticoncepcional, que, se usada de forma correta, tem uma eficiência maior a 99%. Entretanto, a possibilidade de a mulher engravidar fica maior se ela não tomar cuidado com algumas questões, como o consumo de chás.

O chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional?

Dos sites pesquisados, foram constatadas respostas controversas em relação ao efeito do hibisco sobre os anticoncepcionais. Apesar de alguns sites falarem que o chá de hibisco anula ou diminui o efeito do anticoncepcional, isso não é totalmente verdade. O hibisco é um produto natural que, em sua composição, não há nada que anula o efeito desse tipo de medicamento. Entretanto, ele pode diminuir a eficácia do anticoncepcional por causa de seu efeito diurético.

O chá de hibisco é uma bebida diurética, o que normalmente é uma coisa boa, afinal, ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo pela urina e, em última instância, na perda de peso. Entretanto, em grandes quantidades pode fazer com que a pessoa perca vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Você deve estar se perguntando o que essa perda de nutrientes tem a ver com a redução do efeito dos anticoncepcionais, mas isso já vai ser explicado.

Tomar o chá de hibisco não é um problema se você o faz poucas vezes por dia e em horários distantes do qual você usa para tomar o anticoncepcional. Quando você toma uma grande dose de um chá diurético, como o chá de hibisco e o chá de cavalinha, perto de tomar o anticoncepcional, o chá aumenta o seu fluxo urinário, ou seja, faz com que você vá ao banheiro mais rápido, o que muitas vezes faz com que não dê tempo para que o corpo absorva a medicação. Dessa forma, grande parte da do anticoncepcional pode ser perdida, e você já não está mais tão protegida contra a chance de engravidar. Não é recomendado tomar mais de 5 xícaras de chá momentos antes ou depois de tomar o anticoncepcional.

O que corta o efeito do anticoncepcional?

Se é parcialmente verdade que o chá de hibisco diminui ou até corta o efeito do anticoncepcional, é importante saber o que são essas outras coisas que fazem com que a perda da medicação para não engravidar possa tirar a eficácia dela. Ter vômito ou diarreia até uma hora depois de ter tomado do remédio pode fazer com que o efeito anticoncepcional seja diminuído ou até mesmo anulado, já que não vai ter havido tempo suficiente para a absorção completa da substância pelo organismo.

Outra coisa que prejudica a absorção é usar alguns tipos de antibióticos ou remédios que controlam as convulsões, pois eles também interferem nisso. Quando for tomar algum desses medicamentos, é necessário usar a camisinha até sete dias depois da última vez em que você o tomou. Quem sofre de doenças intestinais, como a doença de Crohn, deve ficar atento, pois o intestino delgado pode ser impedido de absorver corretamente os hormônios da pílula.

Se você se esquecer de tomar a pílula por um dia pelo menos, saiba que é possível que a eficácia da mesma seja alterada, então, se você faz uso de um anticoncepcional de uso contínuo, é bom não se esquecer de tomar, e, além disso, deve tomar sempre no mesmo horário, pois ingerir atrasado ou adiantado também pode implicar na diminuição da eficácia da pílula.

Consumir drogas não afeta diretamente a eficácia da pílula. Na verdade, o que elas podem fazer é com que a mulher se esqueça de tomar o anticoncepcional no horário correto, o que afeta, por sua vez, na eficácia do medicamento. A mesma coisa acontece com as mulheres que bebem bebidas alcoólicas excessivamente, já que elas têm maiores chances de se esquecerem de tomar.

Fontes

sweetea medicoresponde

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.