Bom Jardim Notícias.com

receitas de chás saborosos

receitas de chás saborosos

Muita gente não gosta de forma alguma de tomar chá, os motivos podem ser vários, mas um deles com certeza é que acham o sabor não tão agradável. Realmente existem chás com todo tipo de sabor e há alguns que é muito difícil de tomá-lo. Pensando nisso resolvemos fazer uma lista com 10 chás muitos saborosos, claro que esta lista é baseada em nossos gostos.

O chá não serve apenas para curar doenças, ele pode ser tomado também como tomamos um refrigerante, um suco, apenas para nos refrescar ou para sentir um sabor bom. Não devemos esquecer que eles tem efeitos colaterais e nem todo mundo pode consumir qualquer e chá e a quantidade deve ser moderada.

Abaixo na nossa lista o único critério para a escolha do chá foi o sabor, os outros detalhes quanto aos seus efeitos você deve passar saber mais. Caso não concorde escreva dizendo qual você tiraria da lista ou acrescentaria.

Chá de hortelã

Pode até ser que exista alguém que não goste desse chá, mas deve ser difícil achar. O chá de hortelã é bastante saboroso, agrada até crianças. Um sabor bem refrescante e que faz muito bem para nossa saúde. É uma plantinha muito fácil de ser encontrada e caso resolva comprar também não é cara.

O chá de hortelão serve para problemas digestivos, baixar o colesterol, para cólica menstruais, contra gripe e resfriados, ajuda eliminar vermes e muitas outras coisas. Veja abaixo a receita de chá de hortelã

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã ou 2 a 3 folhas frescas
  • 150 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Basta acrescentar a água fervente sobre as folhas
  2. Deixar descansar por uns 7 minutos
  3. Coar e tomar

Chá de capim cidreira

capim cidreira

O chá de capim cidreira é bem delicioso, ele pode ser acompanhado de algumas bolachinhas para ficar melhor. É um chá muito cheiroso que é servido em velórios em algumas regiões do Brasil, em especial por famílias que ainda tem entre seus membros pessoas mais velhas que ainda continuam com essa cultura.

Mas ele não serve apenas para momentos tristes de velórios, ele serve para qualquer dia do ano, de forma especial em dias frios. Ele pode substituir o café facilmente, seu sabor agrada bastante.

Além de saboroso é um chá com muitos benefícios para nossa saúde, um deles é de acalmar e induzir o sono, por esse motivo algumas regiões o serviam em velórios como citado acima. Outra propriedade deste chá é que ele pode ajudar no emagrecimento, funcionamento do intestino, cólicas menstruais e tosse. Veja como fazer este delicioso chá:

Ingredientes

  • Folhas de capim cidreira (não há uma quantidade exata de folhas deste chá)
  • 200 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Você deve pegar algumas folhas do capim cidreira e cortá-la em pequenos pedaços e se possível amassá-las em um pilão ou com a própria mão
  2. Jogue a água por cima das folhas
  3. Deixe descansar por uns 10 minutos
  4. Coe e já pode tomar

Este chá será feito de acordo com o seu gosto. Mais folhas ele ficará mais forte, menos mais fraco, isso dependerá de seu gosto.

Chá de moringa

pé de moringa

Você conhece o chá de moringa? Não? Precisa conhecer, ele tido como um super chá por causa de tantas propriedades que ele tem. É um chá bastante saboroso, principalmente se você der uma leve adoçada para realçar mais o seu sabor.

O chá de moringa serve para muitas coisas entre elas estão o controle da diabetes e da pressão arterial, redução do colesterol, crescimento de cabelo, ajuda no sono, desintoxicante e muito mais.

O chá de moringa assim como os demais chás deve-se ter atenção na quantidade ingerida, este aqui deve-se tomar no máximo 1 litro por dia, claro que não é necessário chegar a este limite, pois ele pode fazer mal para você. Veja como fazer este chá:

Ingredientes

  • uma colher (sopa) e meia de chá de moringa seca
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

  1. Basta despejar a água fervente sobre as folhas seca
  2. Deixar em infusão por uns 8 minutos
  3. Coar e já estará pronto

Caso queira tomar um chá gelado este é uma boa opção, neste caso você pode acrescentar um pouco de gengibre e suco de laranja, fica muito bom

Chá de erva doce

Como o próprio nome já diz é um chá doce e que não gosta de doce? É  um chá muito saboroso que pode ser ingerido principalmente durante a noite em dias frios, é bastante aconchegante tomar um bom chá antes de dormir em noites de inverno.

chá de erva doce dispensa apresentações, muito usado por nós brasileiros, principalmente os seus grãos na culinária.  É um chá que além de gostoso traz muitos benefícios e podemos destacar um, ele elimina os gases intestinais. Se você sofrer com dores por causa de gases presos basta tomar o chá de erva doce que eles serão expelidos. Veja como fazer a receita de chá de erva doce:

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) das sementes de erva doce
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver
  2. Depois que levantar fervura desligue o fogo e acrescenta as sementes
  3. Deixe descansar por uns 10 minutos
  4. Basta coar e tomar o chá

Chá de amendoim

Você conhece o chá de amendoim? Na realidade ele ão é um chá como estamos acostumados, ele não é para saúde, apenas serve para nosso paladar. Ele recebe este nome por puro conveniência, mas resolvemos colocá-lo aqui por causa de levar chá em seu nome.

Em algumas regiões do Brasil ele é muito conhecido, é vendido principalmente na época de festas juninas. Ele é feito com amendoim e leite com base. Veja como fazer essa delícia:

ingredientes

  • 1 ½ L de leite
  • 2 lata de leite condensado
  • 4 xícaras (chá) de amendoim torrado e moído
  • 4 cravos da índia
  • 3 pau de canela
  • 2 colheres de amido de milho
  • 3 latas de creme de leite
  • Açúcar se necessário

Modo de preparo

  1. No liquidificador bata o amendoim, o leite condensado, o creme de leite
  2. Coloque todos os ingredientes em uma panela funda e leve ao fogo médio mexendo sempre, quando começar a engrossar desligue o fogo e sirva.

Viu como é fácil fazê-lo? Não é um chá para sua saúde propriamente dito, mas é um chá muito saboroso.

Fonte – https://receitadecha.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.